A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Administração da Qualidade QUALIDADE ADEQUAÇÃO PARA O USO (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE UM CICLO SEM FIM, DE MELHORIAS CONTÍNUAS (DEMING)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Administração da Qualidade QUALIDADE ADEQUAÇÃO PARA O USO (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE UM CICLO SEM FIM, DE MELHORIAS CONTÍNUAS (DEMING)"— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Qualidade QUALIDADE ADEQUAÇÃO PARA O USO (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE UM CICLO SEM FIM, DE MELHORIAS CONTÍNUAS (DEMING)

2 Administração da Qualidade

3

4

5

6

7

8

9

10

11 8 PRINCÍPIOS Organização com foco no Cliente Organização com foco no Cliente Liderança Liderança Envolvimento da pessoas Envolvimento da pessoas Abordagem de processo Abordagem de processo Abordagem sistêmica Abordagem sistêmica Melhoria contínua Melhoria contínua Tomada de Decisão com base em informações; Tomada de Decisão com base em informações; Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos). Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos).

12 Administração da Qualidade O QUE É ISO ? ISO é a sigla da International Organization for Standardization. (Organização Internacional para a Normalização). ISO é a sigla da International Organization for Standardization. (Organização Internacional para a Normalização). ISO é uma organização não governamental, que elabora normas internacionais, com sede em Genebra na Suíça. (fundada em 23/02/47) ISO é uma organização não governamental, que elabora normas internacionais, com sede em Genebra na Suíça. (fundada em 23/02/47)

13 Administração da Qualidade QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA ISO ? Visto que são regras para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo é uma oportunidade de inserir a empresa no contexto mundial Visto que são regras para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo é uma oportunidade de inserir a empresa no contexto mundial Estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo. Japão, EUA, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Itália, Brasil (ABNT) e outros. Estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo. Japão, EUA, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Itália, Brasil (ABNT) e outros. Criar oportunidades de mercado Criar oportunidades de mercado

14 Administração da Qualidade O QUE É ISO 9000 ? Conjunto de normas que estabelecem os requisitos necessários para garantir a qualidade. Conjunto de normas que estabelecem os requisitos necessários para garantir a qualidade. Os requisitos das normas ISO abrangem o ciclo de vida do produto. Os requisitos das normas ISO abrangem o ciclo de vida do produto. NORMAS

15 Administração da Qualidade O QUE É ISO 9000 ? Existiam 3 normas para certificação na versão ISO 9000 de 1994, a seguir: ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003

16 Administração da Qualidade O QUE É ISO 9000 ? Em 2000, houve uma revisão, onde ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003 fundiram-se em apenas uma norma: ISO 9001 baseada em 8 princípios. ISO 9001 baseada em 8 princípios. Hoje temos a versão Hoje temos a versão 2008.

17 Administração da Qualidade 8 PRINCÍPIOS Organização com foco no Cliente Organização com foco no Cliente Liderança Liderança Envolvimento da pessoas Envolvimento da pessoas Abordagem de processo Abordagem de processo Abordagem sistêmica Abordagem sistêmica Melhoria contínua Melhoria contínua Tomada de Decisão com base em informações; Tomada de Decisão com base em informações; Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos). Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos).

18 Administração da Qualidade ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO 1.Diagnóstico Inicial 2. Sensibilização da qualidade 2. Sensibilização da qualidade para todos os envolvidos 3. Implantação do 5S 4. Cronograma para certificação. 5. Mapeamento do processo 5. Mapeamento do processo

19 Administração da Qualidade 6. Elaboração de procedimentos e instruções de trabalho aplicáveis a norma ISO. 10. Corrigir não conformidade ações corretivas ações corretivas 8. Auditoria interna 8. Auditoria interna 9. Formação de auditores internos da qualidade 7. Técnicas para solução dos problemas

20 Administração da Qualidade IMPLANTAÇÃO É a atividade realizada para fazer o documento criando um Sistema de Qualidade qualquer, por meio de procedimentos, instruções e registros.

21 Administração da Qualidade IMPLEMENTAÇÃO É a atividade, onde faremos os documentos tornarem-se vivos; levando ao conhecimento de toda a empresa por meio de treinamentos.

22 Administração da Qualidade REGISTROS DA QUALIDADE São os recursos necessários para provar o cumprimento dos requisitos normativo, que tudo efetivamente foi realizado. (prova) (prova)

23 Administração da Qualidade BENEFÍCIOS CERTIFICAÇÃO Quem ganha com a ISO ? CLIENTES FUNCIONÁRIOS EMPRESA

24 Administração da Qualidade CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS NO MUNDO Fonte: The ISO Survey

25 Administração da Qualidade CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS POR CONTINENTE Fonte: The ISO Survey

26 Administração da Qualidade CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS NA AMÉRICA DO SUL Fonte: The ISO Survey

27 Administração da Qualidade SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2008

28 Administração da Qualidade CICLO PDCA Educar e Treinar Realizar Produto Verificar os Resultados da Tarefa Executada Atuar Corretivamente A (Action) Definir objetivos, métodos e recursos P (Plan) C (Check) D (Do)

29 Administração da Qualidade SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: Introdução 1 - Objetivo 2 - Referência Normativa 3 - Termos e Definições 4 - Sistema da Gestão da Qualidade 5 - Responsabilidade da direção 6 - Gestão de Recursos 7 - Realização do Produto 8 - Medição, Análise e Melhoria

30 Administração da Qualidade REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE A Norma NBR ISO 9001:2008 classifica as atividades de uma organização em cinco seções básicas Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) Seção 5 – Responsabilidade da Direção Seção 6 – Gestão de Recursos Seção 7 – Realização do Produto Seção 8 – Medição, Análise e Melhoria

31 Administração da Qualidade SEÇÃO 4 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE stabelece requisitos globais para um SGQ, incluindo requisitos para documentação e registros. Estabelece requisitos globais para um SGQ, incluindo requisitos para documentação e registros.

32 Administração da Qualidade SEÇÃO 5 - RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Estabelece responsabilidades da alta direção em relação ao SGQ, incluindo seu comprometimento, foco no cliente, planejamento e comunicação interna.

33 Administração da Qualidade SEÇÃO 6 - GESTÃO DE RECURSOS Estabelece requisitos para o fornecimento de recursos para o SGQ, incluindo requisitos para treinamento.

34 Administração da Qualidade SEÇÃO 7 - REALIZAÇÃO DO PRODUTO Estabelece requisitos para produtos e serviços, incluindo atividades de análise crítica de contrato, aquisição, projeto e calibração.

35 Administração da Qualidade SEÇÃO 8 - MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA Estabelece requisitos para atividades de medição, incluindo medição da satisfação do cliente, análise de dados e melhoria contínua.


Carregar ppt "Administração da Qualidade QUALIDADE ADEQUAÇÃO PARA O USO (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE UM CICLO SEM FIM, DE MELHORIAS CONTÍNUAS (DEMING)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google