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QUALIDADE • “ ADEQUAÇÃO PARA O USO “ (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE

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Apresentação em tema: "QUALIDADE • “ ADEQUAÇÃO PARA O USO “ (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE"— Transcrição da apresentação:

1 QUALIDADE • “ ADEQUAÇÃO PARA O USO “ (JURAN) SATISFAÇÃO DO CLIENTE • “ UM CICLO SEM FIM, DE MELHORIAS CONTÍNUAS ” (DEMING)

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11 CLIENTE 8 PRINCÍPIOS Liderança Envolvimento da pessoas
Organização com foco no “Cliente” Liderança Envolvimento da pessoas Abordagem de processo CLIENTE Abordagem sistêmica Melhoria contínua Tomada de Decisão com base em informações; Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos).

12 O QUE É ISO ? ISO é a sigla da International Organization for Standardization. (Organização Internacional para a Normalização). ISO é uma organização não governamental, que elabora normas internacionais, com sede em Genebra na Suíça. (fundada em 23/02/47)

13 QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA ISO ?
Estabelecer normas que representem e traduzam o consenso dos diferentes países do mundo. Japão, EUA, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Itália, Brasil (ABNT) e outros. Criar oportunidades de mercado Visto que são regras para garantir a qualidade que são aceitas no mundo todo é uma oportunidade de inserir a empresa no contexto mundial

14 O QUE É ISO 9000 ? Conjunto de normas que estabelecem os requisitos necessários para garantir a qualidade. Os requisitos das normas ISO abrangem o ciclo de vida do produto. NORMAS

15 O QUE É ISO 9000 ? Existiam 3 normas para certificação na versão ISO de 1994, a seguir: ISO 9001 ISO 9002 ISO 9003

16 O QUE É ISO 9000 ? Em 2000, houve uma revisão, onde ISO 9001, ISO 9002 e ISO 9003 fundiram-se em apenas uma norma: ISO 9001 baseada em 8 princípios. Hoje temos a versão 2008.

17 8 PRINCÍPIOS CLIENTE Liderança Envolvimento da pessoas
Organização com foco no “Cliente” Liderança Envolvimento da pessoas Abordagem de processo Abordagem sistêmica Melhoria contínua Tomada de Decisão com base em informações; Parceria com Fornecedores (Benefícios mútuos).

18 ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO
1.Diagnóstico Inicial 4. Cronograma para certificação. 5. Mapeamento do processo 2. Sensibilização da qualidade para todos os envolvidos 3. Implantação do 5S

19 8. Auditoria interna 9. Formação de auditores internos da qualidade
6. Elaboração de procedimentos e instruções de trabalho aplicáveis a norma ISO. 10. Corrigir não conformidade ações corretivas 7. Técnicas para solução dos problemas 8. Auditoria interna

20 IMPLANTAÇÃO É a atividade realizada para “fazer” o documento criando um Sistema de Qualidade qualquer, por meio de procedimentos, instruções e registros.

21 IMPLEMENTAÇÃO É a atividade, onde faremos os documentos tornarem-se “vivos”; levando ao conhecimento de toda a empresa por meio de treinamentos.

22 REGISTROS DA QUALIDADE
São os recursos necessários para provar o cumprimento dos requisitos normativo, que tudo efetivamente foi realizado. (prova)

23 BENEFÍCIOS CERTIFICAÇÃO
Quem ganha com a ISO ? FUNCIONÁRIOS CLIENTES EMPRESA

24 CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS NO MUNDO
Fonte: The ISO Survey

25 CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS POR CONTINENTE
Fonte: The ISO Survey

26 CERTIFICADOS ISO 9000 EMITIDOS NA AMÉRICA DO SUL
Fonte: The ISO Survey

27 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
ISO 9001:2008

28 CICLO PDCA Definir objetivos, métodos e recursos Educar e Treinar
(Action) P (Plan) Definir objetivos, métodos e recursos Atuar Corretivamente Educar e Treinar Verificar os Resultados da Tarefa Executada Realizar Produto C (Check) D (Do)

29 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
ISO 9001:2008 0 - Introdução 1 - Objetivo 2 - Referência Normativa 3 - Termos e Definições 4 - Sistema da Gestão da Qualidade 5 - Responsabilidade da direção 6 - Gestão de Recursos 7 - Realização do Produto 8 - Medição, Análise e Melhoria

30 REQUISITOS DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
A Norma NBR ISO 9001:2008 classifica as atividades de uma organização em cinco seções básicas Seção 4 – Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) Seção 5 – Responsabilidade da Direção Seção 6 – Gestão de Recursos Seção 7 – Realização do Produto Seção 8 – Medição, Análise e Melhoria

31 SEÇÃO 4 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
Estabelece requisitos globais para um SGQ, incluindo requisitos para documentação e registros.

32 SEÇÃO 5 - RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO
Estabelece responsabilidades da alta direção em relação ao SGQ, incluindo seu comprometimento, foco no cliente, planejamento e comunicação interna.

33 SEÇÃO 6 - GESTÃO DE RECURSOS
Estabelece requisitos para o fornecimento de recursos para o SGQ, incluindo requisitos para treinamento.

34 SEÇÃO 7 - REALIZAÇÃO DO PRODUTO
Estabelece requisitos para produtos e serviços, incluindo atividades de análise crítica de contrato, aquisição, projeto e calibração.

35 SEÇÃO 8 - MEDIÇÃO, ANÁLISE E MELHORIA
Estabelece requisitos para atividades de medição, incluindo medição da satisfação do cliente, análise de dados e melhoria contínua.


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