A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Stress e Transtornos Mentais no Trabalho Prof. ª Viviane Andrade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Stress e Transtornos Mentais no Trabalho Prof. ª Viviane Andrade."— Transcrição da apresentação:

1 Stress e Transtornos Mentais no Trabalho Prof. ª Viviane Andrade

2 Proposta do Texto Discutir o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e sua importância para a gestão das organizações na atualidade.

3 Introdução Trabalho (do Latim tripalium): instrumento romano de tortura, espécie de tripé formado por três estacas cravadas no chão no qual fincavam os escravos. "Escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia em sua vida." Confúcio, filósofo ( a.C.) "Vivemos em uma época em que as pessoas são tão trabalhadoras que ficam estúpidas." Oscar Wilde, escritor ( )

4 A saúde do trabalhador não é assunto para os gestores, mas, sim, para o setor de RH e para o de Medicina Ocupacional da organização se preocuparem.

5 Saúde e Doença nas Organizações Pesquisa da Business Week, 16/07/2001 com trabalhadores norte-americanos: 59% "não têm tempo para refletir" 56% "não têm tempo para concluir suas tarefas" 55% "estão subjugados pelo excesso de trabalho"

6 No mundo, segundo a OIT e a WHO, 2003: pessoas morrem diariamente durante o trabalho no mercado formal (para cada registro estima-se 3 mortes sub-notificadas) 160 milhões de pessoas/ano sofrem de doenças no trabalho No Brasil, segundo o INSS e Ministério do Trabalho, 2002: Anualmente: 15 mil afastamentos definitivos por doenças relacionadas ao trabalho Mais de R$ 7 bilhões gastos em benefícios com trabalhadores acidentados e aposentadorias especiais

7 Principais Motivos de Afastamento do Trabalho Lesões, acidentes e envenenamentos Doenças neurológicas, musculares e articulares (por exemplo: LER – Lesão por Esforço Repetitivo) Doenças do Aparelho Circulatório Transtornos Mentais (estresse, depressão, alcoolismo e drogas, esquizofrenia etc.) Depressão é uma das principais causas de afastamento e incapacitação para o trabalho no mundo Estresse: segunda maior causa de doenças ocupacionais na União Européia

8 Transtornos Mentais (TM) no Trabalho TM: uma das principais causas de afastamento, segundo o Ministério da Saúde, 2001: 3º lugar entre as causas de concessão de benefício previdenciário (auxílio-doença, afastamento do trabalho por mais de 15 dias, aposentadorias por invalidez etc.) 65% dos afastamentos são por depressão. INSS gasta anualmente quase R$ 500 milhões com transtornos depressivos

9 Estresse e Burnout Pandemias" do Trabalho Moderno Estresse está associado à capacidade de lidar com os limites e demandas do trabalho e as tensões geradas pelas incertezas em relação aos mesmos. Não é necessariamente ruim: em certa quantidade pode aumentar a motivação e o desempenho.

10 Quando o estresse torna-se negativo: O estresse ocupacional leva à doença não pelo somatório de um conjunto de situações de conflito as mais diversas, mas sim pela relação entre as tensões geradas pelas demandas e exigências do trabalho, por um lado e por outro, pela capacidade que o trabalhador tem de diminuir este nível de tensão, onde particularmente assume papel preponderante a capacidade/possibilidade de tomar decisões próprias no trabalho." (Cordeiro, 1993)

11 Burnout: "Processo que se dá em resposta à cronificação do estresse ocupacional, trazendo consigo conseqüências negativas tanto em nível individual, como profissional, familiar e social." (Pereira, 2002)

12 Alguns sintomas: Fadiga constante e progressiva. dores musculares, cefaléias e enxaquecas. Distúrbios do sono, sexuais, gastrintestinais, cardiovasculares e respiratórios. Problemas de atenção, memória, irritação, baixa auto-estima, paranóia, desânimo, solidão. Uso de álcool e drogas, isolamento, ironia, cinismo, resistência a mudanças, agressividade, absenteísmo.

13 Um Modelo de Estresse Ocupacional Fatores ambientais incertezas violência poluição Fatores ambientais incertezas violência poluição Fatores organizacionais Demandas de tarefas/papéis Demandas e conflitos interpessoais Lideranças, estrutura e clima organizacional Fatores organizacionais Demandas de tarefas/papéis Demandas e conflitos interpessoais Lideranças, estrutura e clima organizacional Fatores pessoais Problemas pessoais Problemas familiares Fatores pessoais Problemas pessoais Problemas familiares Nível de estresse vivenciado Nível de estresse vivenciado Diferenças individuais personalidade percepção apoio social auto-confiança inteligência emocional capacidade de auto-gestão resiliência Diferenças individuais personalidade percepção apoio social auto-confiança inteligência emocional capacidade de auto-gestão resiliência Sintomas físicos cefaléias pressão alta doenças psicológicos ansiedade depressão irritabilidade fadiga desmotivação comportamentais desempenho agressividade absenteísmo drogas/álcool Sintomas físicos cefaléias pressão alta doenças psicológicos ansiedade depressão irritabilidade fadiga desmotivação comportamentais desempenho agressividade absenteísmo drogas/álcool Adaptado de Robbins, 2005

14 Resiliência É definindo como a capacidade do indivíduo em lidar com os problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse, etc. - sem entrar em surto.

15 Administrando a Doença Soluções Paliativas e Limitadas A maioria das soluções é baseada em uma visão limitada que responsabiliza o funcionário pela incapacidade de lidar com as pressões do trabalho. Geralmente são soluções individuais com duração e eficácia limitadas. Exemplos: palestras sobre administração do estresse e do tempo; campanhas anti-tabagismo e anti-drogas; eventos sociais de lazer, promovidos pela empresa.

16 A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) "Qualidade de Vida no Trabalho tem como objetivo principal a busca de equilíbrio psíquico, físico e social dos empregados, dentro do contexto organizacional, considerando as pessoas como seres integrados nessas três dimensões, através de ações que refletem em um aumento na produtividade e na melhoria da imagem da empresa, tanto interna como externamente, levando a um crescimento pessoal e organizacional." (Arellano, 2004, p.146)

17 Abordagem da QVT: Visão ampla e sistêmica: vê aspectos físicos, psicológicos, sociais e organizacionais de forma integrada (enfoque biopsicossocial) Compreensão abrangente e comprometida com as condições de vida no trabalho. Inclui aspectos de bem-estar, saúde e segurança física, mental e social, capacitação para realizar tarefas com segurança e prazer no trabalho.

18 Ações da QVT FocoExemplos de ações BiológicoProgramas de prevenção da saúde e campanhas médicas Exames médicos periódicos, campanhas de vacinação, semana de informações sobre saúde e bem-estar, campanhas específicas (anti-tabagismo, anti-alcoolismo, anti-drogas, dieta e alimentação saudável), aconselhamento médico, ginástica laboral, massagem e alongamento. Programa de ergonomia Reestruturação do espaço laboral, orientação ergonômica e postural. Programa gestante Grupo de gestantes, orientações. Campanhas de saúde para a família e comunidade

19 Ações da QVT FocoExemplos de ações PsicológicoProgramas de gerenciamento do estresse Diagnóstico do estresse, orientações e encaminhamentos, palestras e seminários sobre estresse Infra-estrutura anti-estresse Salas anti-estresse, de repouso e silêncio Promoção da saúde mental Psicoterapias, grupos de reflexão e aprimoramento pessoal SocialAções de lazer e cultura Programas de integração dos funcionários, familiares e comunidade, oficinas de arte, cursos, biblioteca, festas Infra-estrutura de lazer e cultura Clubes, grêmios, cineclube, sala de jogos etc.

20 Ações da QVT FocoExemplos de ações Organizacional Reestruturação do trabalho Reestruturação de processos, equipes, recursos, prazos Ações de valorização da imagem corporativa Palestras, informativo interno, seminários e eventos corporativos, campanhas de comunicação com os funcionários e com a comunidade / público externo Ações voltadas para a comunidade Campanhas de voluntariado, criação de escolas, investimentos e apoio à infra-estrutura urbana, de transporte, saúde, segurança etc. Ações de preservação ambiental Coleta seletiva de lixo, palestras sobre preservação ambiental, ações de preservação ambiental, implantação e melhoria de processos e tecnologias não poluentes

21 Bibliografia Robbins, S. Comportamento organizacional. 11.ed. São Paulo: Prentice-Hall, Cap. 18.

22 Atividade Pesquise na Internet um caso detalhado envolvendo problemas de saúde no trabalho: ansiedade, estresse, acidentes etc. Pesquise na Internet um caso detalhado de empresa ganhadora do Prêmio do SESI de qualidade no trabalho. Entregar na aula do dia 02/12. O trabalho deverá de constar de duas páginas + capa. Pode ser feito em grupo de no máximo 4.


Carregar ppt "Stress e Transtornos Mentais no Trabalho Prof. ª Viviane Andrade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google