A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cristiano -Geografia Wilson -História

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cristiano -Geografia Wilson -História"— Transcrição da apresentação:

1 Cristiano -Geografia Wilson -História
Globalização Cristiano -Geografia Wilson -História

2 Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

3 Transportes; Comércio; Comunicações.
Evolução tecnológica e científica proporcionaram o desenvolvimento da globalização. Transportes; Comércio; Comunicações.

4 Origens da globalização
Crise de crescimento do século XV; Alianças entre a burguesia e as monarquias nacionais; Avanço técnico-científico (caravelas, bússola, astrolábio, sextante, desenvolvimento da cartografia e da astronomia); Grandes Navegações.

5 Fatores que impulsionaram e consolidaram a globalização no final do século XX.
Queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética; Força que ganhou o neoliberalismo na década de 1970

6 O Capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção e pela existência de mercados livres. O mercado livre é um princípio capitalista pelo qual qualquer agente econômico é livre para praticar formas de troca mercadológica seguindo os princípios da livre concorrência, oferta e procura num mercado.

7 Fases do capitalismo. Pré-capitalismo - (Não é uma fase) Período da economia mercantil, em que a produção se destina a trocas e não apenas a uso imediato. Não se generalizou o trabalho assalariado; trabalhadores independentes que vendiam o produto de seu trabalho, mas não seu trabalho. Os artesãos eram donos de suas oficinas, ferramentas e matéria-prima.

8 Fases do capitalismo. Capitalismo Comercial - Apesar de predominar o produtor independente (artesão), generaliza-se o trabalho assalariado. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes, intermediários, não nas mãos dos produtores. Lucrava mais quem comprava e vendia a mercadoria, não quem produzia.

9 Fases do capitalismo Capitalismo Industrial - O trabalho assalariado se instala, em prejuízo dos artesãos, separando claramente os possuidores de meios de produção e o exército de trabalhadores.

10 Fases do capitalismo Capitalismo financeiro - O sistema bancário e grandes corporações financeiras tornam-se dominantes e passam a controlar as demais atividades

11 Fases do capitalismo. Capitalismo informacional - Fase atual. O capitalismo continua industrial e financeiro, mas sua característica principal é a importância do conhecimento.

12 Aldeia global O princípio que preside a este conceito é o de um mundo interligado, com estreitas relações econômicas, políticas e sociais, fruto da evolução das Tecnologias da Informação e da Comunicação, diminuidoras das distâncias e das incompreensões entre as pessoas e promotor da emergência de uma consciência global interplanetária, pelo menos em teoria. (idéia criada na década de 60 pelo teórico Marshall MacLuhan.

13 Indústria cultural. Crítica sistemática dos produtos veiculados pelos novos meios de comunicação em massa. Contraposição de noções usuais de “cultura de massas”e”cultura popular” que transmitiam a idéia de que as “massas” e o “povo” eram criadores das mercadorias culturais que consumiam. (criada em 1940 pelo filósofo alemão Theodor Adorno).

14 Liberalismo é uma filosofia política que prima pela autonomia moral e econômica da sociedade civil em oposição à concentração do poder político. Seus principais conceitos incluem individualismo metodológico e jurídico, liberdade de pensamento, liberdade religiosa, direitos fundamentais, estado de direito, governo limitado, ordem espontânea, propriedade privada, e livre mercado.

15 Neoliberalismo É como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas, que surgiu na década de 1970, como uma solução para a crise que atingiu a economia mundial em 1973, provocada pelo aumento excessivo no preço do petróleo. Defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.

16 Principais características do Neoliberalismo
mínima participação estatal nos rumos da economia de um país; política de privatização de empresas estatais; livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais; aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico; a base da economia deve ser formada por empresas privadas; adoção de medidas contra o protecionismo econômico;

17 Pontos positivos Os defensores do neoliberalismo acreditam que este sistema é capaz de proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país. Defendem que o neoliberalismo deixa a economia mais competitiva, proporciona o desenvolvimento tecnológico e, através da livre concorrência, faz os preços e a inflação caírem. 

18 Críticas ao neoliberalismo Os críticos ao sistema afirmam que a economia neoliberal só beneficia as grandes potências econômicas e as empresas multinacionais. Os países pobres ou em processo de desenvolvimento (Brasil, por exemplo) sofrem com os resultados de uma política neoliberal. Nestes países, são apontadas como causas do neoliberalismo: desemprego, baixos salários, aumento das diferenças sociais e dependência do capital internacional.

19 Globalização da miséria

20 A lógica da produção do mundo globalizado está na manutenção de desigualdades econômicas na busca por localizações vantajosas, com mão-de-obra barata.

21

22

23 Com a globalização, apesar de ter havido grande internacionalização nas relações entre os povos, as disparidades continuam.

24

25 MAPA DA POBREZA EXTREMA

26 Globalização possibilita a integração das economias regionais ou a criação de um bloco econômico.
Zona de livre-comércio, cujo objetivo é a eliminação ou redução das taxas alfandegárias entre os países; União aduaneira, propondo, além de benefícios da área de livre- comércio, a criação de regras comuns de comércio com países exteriores ao bloco e a abertura dos mercados internos; Mercado Comum, que além das vantagens anteriores, libera o fluxo comercial, de capitais, de mão-de-obra e de serviços entre os países do bloco. União Monetária, que inclui também a coordenação de políticas econômicas e de defesa a utilização de moeda única.

27 Multipolaridade econômica

28 Principais megablocos.
Nafta- Acordo de Livre Comércio da América do Norte; UE- União Européia; Apec- Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

29 União Européia É uma união supranacional econômica e política de 27 estados-membros; Tratado de Roma deu origem ao MCE em 1957; Tratado de Maastricht deu origem a UE em1992; Euro, única moeda foi implantada em 1999;

30 O NAFTA (North American Free Trade Agreement ou Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) é um bloco econômico formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi ratificado em 1993, entrando em funcionamento no dia 1º de janeiro de 1994. Objetivos do NAFTA - Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; - Reduzir os custos comerciais entre os países membros; - Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; - Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;

31 APEC foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio.

32 Blocos regionais. Aladi-Associação Latino Americana de Integração, é um organismo intergovernamental com sede na cidade de Montevidéu, no Uruguai, que visa contribuir com a promoção da integração da região latino-americana, procurando garantir seu desenvolvimento econômico e social. A CARICOM, antigo Comunidade e Mercado Comum do Caribe e atual Comunidade do Caribe ou Comunidade das Caraíbas, é um bloco de cooperação econômica e política, criado em 1973. A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, conhecida por SADC, é a organização sub-regional de integração regional dos países da África austral. EFTA foi constituída pela Convenção de Estocolmo, assinada em 04 de janeiro de 1960, tendo como primeiros parceiros Áustria, Dinamarca, Noruega, Portugal, Suécia, Suíça e Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte). Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) é uma organização regional de estados do sudeste asiático que foi constituída em 8 de agosto de 1967.


Carregar ppt "Cristiano -Geografia Wilson -História"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google