A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Exclusão Social FAM – Curso de Psicologia Disciplina: Psicologia Social II Profa. Carolina Freire de C. de Carvalho JODELET, D. Os Processos Psicossociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Exclusão Social FAM – Curso de Psicologia Disciplina: Psicologia Social II Profa. Carolina Freire de C. de Carvalho JODELET, D. Os Processos Psicossociais."— Transcrição da apresentação:

1 1 Exclusão Social FAM – Curso de Psicologia Disciplina: Psicologia Social II Profa. Carolina Freire de C. de Carvalho JODELET, D. Os Processos Psicossociais da Exclusão. In: SAWAIA, B. (org.) As Artimanhas da Exclusão. Petrópolis: Vozes, 1999, pp LESSER DE MELLO, S. A Violência Urbana e a Exclusão dos Jovens. In: SAWAIA, B. (org.) As Artimanhas da Exclusão. Petrópolis: Vozes, 1999, pp GUARESHI, P. A. Pressupostos Psicossociais da Exclusão: Competitividade e Culpabilização. In: SAWAIA, B. (org.) As Artimanhas da Exclusão. Petrópolis: Vozes, 1999, pp

2 2 Exclusão Social A relação entre a Psicologia Social e a Exclusão Social é inegável, pois a exclusão ocorre no nível das interações entre pessoas e grupos; O estudo das relações sociais deve revelar os processos marcados por diferentes alternativas de exclusão; A exclusão induz sempre uma organização específica de relações interpessoais ou intergrupos, de alguma forma material ou simbólica, através da qual ela se traduz (JODELET, 1999, p.53)

3 3 Exclusão Social A psicologia social tenta compreender de que maneira as pessoas ou grupos que são objetos de uma distinção, são construídos como uma categoria à parte; A propensão para prejudicar o outro encontra justificativas nas concepções de senso comum, sobretudo aquelas que dizem respeito à explicação causal e à atribuição de responsabilidade das situações nas quais a pessoa se acha vitimizada; Neste processo, a educação determina um estilo cognitivo que se utiliza de estereótipos, de maneira rígida, generalizando-os a todas as pessoas de uma mesma categoria.

4 4 Exclusão Social A exclusão social deve ser pensada a partir da noção de relações de exclusão; A respeito das relações de exclusão é importante destacar que: São relações que são construídas ao longo das transformações históricas de uma sociedade; Esta nova forma de relação se torna mais definidora do tipo de sociedade em que passamos a viver A exclusão deve ser estudada dentro do contexto que a produz, pois a sociedade contemporânea se organiza de forma a impossibilitar a o acesso das pessoas aos meios de garantia de sua sobrevivência.

5 5 Exclusão Social Possuem seu início na divisão social do trabalho Pois estas são relações que surgem na relação estabelecida entre as pessoas e bens materiais. Uma das características do pensamento que fundamenta a atua divisão social do trabalho é a noção de Liberdade. apesar de haver uma liberdade declarada, no sistema Liberal, são tiradas das pessoas as possibilidades de obter meios de produção necessários para que elas possam sobreviver; A Liberdade passa a ser vista como uma qualidade individual e espiritual e deixa de ser concebida em sua materialidade histórica.

6 6 Exclusão Social – Fontes Geradoras A. PRECONCEITOS E ESTEREÓTIPOS: O preconceito é um julgamento positivo ou negativo, formulado sem exame prévio a propósito de uma pessoa ou coisa; Sobre esta temática atenção (da Psicologia Social) está voltada para as representações que fundam os preconceitos, nos processos de comunicação e nos contextos sócio-históricos em função dos quais seus conteúdos se formam, muito mais do que na sua forma. (JODELET, 1999, p.59)

7 7 Exclusão Social – Fontes Geradoras B. CATEGORIZAÇÃO SOCIAL: Em Psicologia, o termo categorização possui dois significados: Classificação em uma divisão social; Atribuição de característica a alguém. Neste sentido podemos estabelecer uma relação com a estigmatização ou o estereótipo. A relação entre estes dois sentidos é a de que o fato de imputar uma característica a um conjunto de objetos pode servir para constituí-lo em uma classe definida pela divisão desta característica; inversamente, basta ser afetado por uma categoria para que se veja atribuir-se a si mesmo uma característica que é típica dela. (JODELET, 1999, p.60)

8 8 Exclusão Social – Fontes Geradoras C. COMPETIÇÃO: É um dos fenômenos surgidos e estimulados pela ideologia liberal ; O problema da competitividade é o de que ela só é possível na existência de diferenças e exclusões;... a competitividade exige a exclusão de alguns e o privilegiamento de outros, para que sejam estabelecidos parâmetros de oposição que vão forçar as pessoas, na competição, a ter de lutar para não serem rejeitadas e excluídas. (GUARESHI, 1999, p.146) O pressuposto do liberalismo é o de que o progresso e o desenvol- vimento só são possíveis através da competitividade (GUARESHI, 1999, p.146)

9 9 Exclusão Social – Fontes Geradoras C. COMPETIÇÃO (continuação): Quando se instala entre homens, caracteriza-se por um novo tipo de guerra Devido à desigualdade de condições, exigir competição entre desiguais, é ganhar de antemão; Na legitimação da exclusão é necessário encontrar uma vítima expiatória para atribuir a culpa pela marginalização: esta vítima é o próprio excluído. Nesta guerra o Homem, em função dos pressupostos do Liberalismo, é tido como um ser isolado e egoísta que tem que competir, tanto para sobreviver quanto para trazer progresso.

10 10 Exclusão Social – Fontes Geradoras D. CULPABILIZAÇÃO: Este fenômeno surge a partir do momento que o individualismo torna-se uma representação coletiva; A decorrência desta representação é a atribuição do sucesso ou do fracasso exclusivamente à pessoas particulares, abandonando-se as causalidades históricas e sociais dos fenômenos. Uma conseqüência disso é o grande número de teorias psicossociais que explicam o desemprego sistêmico vivido atualmente, que leva à exclusão de milhões de pessoas

11 11 Exclusão Social – Fontes Geradoras E. EXCLUSÃO DOS SABERES: Uma das formas comuns de exclusão é a deslegitimação dos saberes populares; Enquanto as práticas de exclusão forem hegemônicas e estes saberes forem impedidos de se legitimarem, dificilmente poder-se-á falar em uma sociedade democrática. Esta prática mascara-se por um menosprezo dos conhecimentos populares que ocorre sempre que um conhecimento desse tipo ameaça a expansão capitalista.

12 12 Exclusão Social – Fontes Geradoras F. COMUNICAÇÃO DE MASSA: Os meios de comunicação de massa são um dos responsáveis pela geração e divulgação dos universais abstratos que contém as normas e valores que devem ser seguidos por uma sociedade; Esses veículos denominam-se órgãos de comunicação de massa, por que a escolha e o modo de apresentar a informação que passam devem nortear-se pelo fato primário de estarem se dirigindo a um espectador, um ouvinte ou leitor ordinário, comum. (LESSER DE MELLO, 1999, p.132) O Papel da Mídia deveria ser o de esclarecer as raízes sociais, culturais, políticas e econômicas que permeiam a violência nas relações sociais

13 13 Exclusão Social – Fontes Geradoras G. A VIOLÊNCIA: A idéia veiculada pelos meios de comunicação é a da culpabilização coletiva dos pobres pela violência; A especialização dos espaços na cidade impõe uma ordenação à vida social que atinge, também, os habitantes, formando uma população humana altamente diferenciada (LESSER DE MELLO, 1999, p.133) No caso das classes subalternas, a aquisição de identidade é problematizada pelo forte sentido de discriminação vivido sob a forma de humilhação que situa seus integrantes, em relação ao poder, como cidadãos de segunda categoria.

14 14 Exclusão Social – Fontes Geradoras G. A VIOLÊNCIA (continuação): Para as classes dominantes é difícil reconhecer um igual nas personagens da pobreza. Reconhece-se o diferente como desigual. Da desigualdade, reconhecida como inferioridade e do desconhecimento ao temor, do ponto de vista psicológico, não há, também, grande distância.


Carregar ppt "1 Exclusão Social FAM – Curso de Psicologia Disciplina: Psicologia Social II Profa. Carolina Freire de C. de Carvalho JODELET, D. Os Processos Psicossociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google