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O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8.

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1 O QUINTO COMPROMISSO: Desenvolvimento de um Sistema de Garantia do Desempenho Educativo em Portugal Margaret E. Raymond, Ph.D. Yohannes Negassi, M.A. 8 de Outubro 17h30

2  Um convite à imaginação….  Alunos preparados para a vida e para o mercado de trabalho do século 21  Conclusão dos estudos no prazo previsto com aquisição de competências e conhecimentos  Um corpo de educadores profissionais  Percursos de carreira claros para alcançar a mestria  Recompensas comuns para diferentes níveis de mestria  Apoio direccionado para escolas e pessoal  Profundos conhecimentos especializados aliados ao conhecimento local  Plena capacidade para empreender quaisquer melhorias necessárias Metas para o presente

3 [nome/name] Panorama geral  Necessidade de competências e de talento em Portugal  Uma forte história de política educativa  Compromissos e mudanças  Consequências  Desafios a ultrapassar  Actuais pontos fortes e lacunas  Abordagem proposta:  Sistema de Garantia do Desempenho Educativo

4 Agradecimentos  Fundação Francisco Manuel dos Santos  Ministério da Educação e Ciência  Educadores, sindicatos, líderes empresariais, investigadores, comunicação social, directores de escolas privadas que aceitaram ser entrevistados

5 Conclusões  Portugal precisa de um "sistema" de medição e de gestão do desempenho escolar  O cumprimento das metas actuais e futuras depende disso  Sistema fortemente baseado em políticas prévias  Com uma estrutura de desenvolvimento  A mestria dos professores é fundamental para o crescimento da profissão  Os estudantes precisam de dominar competências e conhecimentos para se prepararem para o mercado trabalho e/ou prosseguirem os seus estudos  Domínio de competências administrativas para a criação de ambientes de aprendizagem sólidos  Transparência para os Conselhos locais e legisladores

6 Necessidade de competências e de talento  Aumento da mobilidade em Portugal  Aumento da mobilidade ao nível internacional  Globalização da produção e do comércio  A qualidade da educação é um pilar do futuro bem-estar económico de Portugal

7 Uma Forte História 1.º compromisso: alunos de todas as origens merecem a oportunidade de frequentar uma escola que lhes proporcione uma base educativa.  Anos 1960 -- equidade de inclusão  Ensino Público: todos os alunos até aos 9 anos de idade  Fortes apoios públicos em todo o país  Resposta rápida do Ministério – sistema único para todos  Súbita procura de professores

8 Uma Forte História 2.º compromisso: os alunos devem permanecer na escola até alcançarem ou superarem um patamar específico de conhecimentos e competências.  Impulsionado pelo crescimento da indústria  50% dos cidadãos concluíram o ensino secundário– número insuficiente  Escolaridade obrigatória fixada nos 15 anos de idade em 1998, agora nos 18.  Pressuposto de que o nível de aprendizagem corresponde ao número de anos de escolaridade  A taxa de abando escolar desceu, a mobilidade aumentou  Diferenças regionais entre as escolas: qual o valor de uma qualificação de nível secundário?

9 Uma Forte História 3.º compromisso: educação orientada para metas de aprendizagem que preparam os alunos para os desafios do ensino superior ou para a obtenção de um emprego viável  Base comum de conhecimentos e competências – igualdade de oportunidades  Trinta anos de evolução e de aperfeiçoamento  Procura alinhar-se o ensino geral com os modelos de outros países  Grande disparidade das metas para o ensino profissional  Padrões de ensino e de aprendizagem de Portugal alinhados com a OCDE

10 Uma Forte História  4.º compromisso: ensino a cargo de educadores altamente qualificados em todas as salas de aula  Prioridade recente – igualdade de oportunidades  Avaliação de professores desde 2006  Evolução em termos de alcance e de rigor  Normas nacionais para a avaliação em vigor  Os professores em patamares idênticos são avaliados da mesma forma  O plano de avaliação reflecte indirectamente os padrões profissionais  Não houve mudanças na formação e no modo de recrutamento de professores

11 Actualmente  Fortes apoios para melhorar a qualidade das escolas  Melhoria das pontuações no PISA – próximas da média da OCDE  NO ENTANTO: elevadas taxas de abandono escolar e lenta conclusão do secundário  Grandes discrepâncias entre as escolas nas várias regiões, em todos os anos de escolaridade – NÃO devido às diferenças entre os alunos ou ao tamanho das turmas  Desempenho  Persistência  Desfasamento preocupante dos alunos mais pobres  Percentagem de professores efectivos – importante??

12 Actualmente  Os testes não são coerentes entre os vários anos de escolaridade e ao longo do tempo  Grande rotatividade nos corpos docentes / administrativos devido a reformas  Não houve mudanças no modo de acesso ao ensino e na progressão de carreira dos professores nas últimas décadas  Existe tecnologia disponível e acessível que pode trazer grandes benefícios aos serviços escolares e ajudar a recolher informações fiáveis e processáveis.

13 QUINTO COMPROMISSO Para que Portugal concretize os seus objectivos económicos e sociais, deve dar prioridade ao sucesso dos alunos nas escolas públicas. Os educadores, administradores e legisladores devem garantir que os recursos são devidamente utilizados para que o sistema educativo funcione com elevados padrões de qualidade.

14 O que é necessário? Alunos preparados para a vida e para o mercado de trabalho do século 21  Metas de aprendizagem orientadas para as tendências globais  Capacidade de monitorizar/manter registos do progresso dos alunos  Educadores e administradores profissionais  Padrões de carreira com percursos claros para alcançar a mestria  Avaliação regular dos educadores  Avaliação vinculada aos desenvolvimentos alcançados no serviço  Apoio direccionado para as escolas e para o pessoal  Profundos conhecimentos especializados aliados ao conhecimento local  Plena capacidade para empreender quaisquer melhorias necessárias

15 Metas de aprendizagem para os alunos Padrões profissionais para os educadores Sistema de dados e protocolos Identificaçã o de alunos e professores Avaliação dos alunos com as respectivas identificações Avaliação dos professores com as respectivas identificações Progresso das notas dos alunos Medidas de qualidade para as escolas Avaliação da qualidade dos professores Políticas legislativas e regulamentares Transparência e orientação para a acção

16 Actuais pontos fortes e pontos fracos Implementados Não implementados  Metas de aprendizagem para os alunos  Utilização limitada de testes rigorosos aos conhecimentos dos alunos  Sistema de dados emergente com identificadores únicos para os alunos  Alguma medição do progresso dos alunos  Avaliação de professores  Conselhos educativos locais  Padrões profissionais para os educadores  Associação dos identificadores únicos dos professores aos respectivos alunos  Testes sucessivos ao longo dos anos para melhor avaliação do progresso alcançado  Utilização do indicador de "impacto nos alunos" na avaliação dos professores  Medidas de qualidade ao nível das escolas

17 Política e progresso  Os debates eleitorais levantaram questões importantes sobre qual o caminho para o sucesso.  O plano aqui proposto oferece melhorias em todas as áreas do sector do ensino público para que os benefícios sejam partilhados.  Resultados de longo prazo: crescimento do país  Estrutura para aumentar o estatuto profissional dos educadores  Resultados dos alunos mais consistentes

18 Perguntas?

19 Obrigada!!


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