A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Casos especiais da 1° Lei de Mendel

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Casos especiais da 1° Lei de Mendel"— Transcrição da apresentação:

1 Casos especiais da 1° Lei de Mendel
Professora: Ms. Mayana Passos Biologia – 2015 Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade - UESC Pós-graduada em Auditoria e Pericia Ambiental - FTC Licenciada em Ciências Biológicas- UESC

2 Variações de dominância
No heterozigoto, um alelo encobre o efeito fenotípico do outro Dominância incompleta ou semidominância O fenótipo do heterozigoto é intermediário aos fenótipos dos dois homozigotos. Co-dominância Há uma independência no funcionamento dos alelos. Os dois alelos contribuem igualmente para o fenótipo dos heterozigotos.

3 Relações de dominância

4

5 Dominância incompleta

6

7 Co-dominância Heterozigotos expressam os dois fenótipos simultaneamente. Ex. cor da pelagem em bovinos da raça Shorthon: AA pelagem vermelha; BB pelagem branca; AB pêlos brancos e pêlos vermelhos alternadamente distribuídos.

8 Relações de dominância

9 ALELOS MÚLTIPLOS ou Polialelismo

10 Alelos múltiplos Ex.: Cor da pelagem em coelhos. 4 alelos
C  selvagem (aguti). cch  chinchila. ch  himalaia. ca  albino.

11 Nos indivíduos: 2 a 2. GENÓTIPO FENÓTIPO
CC, Ccch, Cch, Cca aguti ou selvagem cchcch, cchch, cchca chinchila chch, chca himalaia caca albino

12 A relação de DOMINÂNCIA entre esses 4 alelos é:
C > cch > ch > c

13 SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS
SISTEMAS ABO, RH,MN TRANSFUSÕES E ERITROBLASTOSE FETAL

14 SANGUE É um tecido vivo.No corpo de um adulto circulam em média 5 litros de sangue, variando de acordo com o peso, formado por parte líquida(plasma), constituída por água, sais,vitaminas, e fatores de coagulação, na qual estão misturadas as partes sólidas: hemácias, leucócitos e plaquetas.

15 GRUPOS SANGUÍNEOS ABO Há vários grupos sangüíneos herdados independentemente entre si ( ABO, Rh, MNS, Kell, Lewis, etc). O sistema ABO é o de maior importância na prática transfusional por ser o mais antigênico, ou seja, por ter maior capacidade de provocar a produção de anticorpos, seguido pelo sistema Rh.

16 SISTEMA SANGÜÍNEO ABO

17 SISTEMA SANGÜÍNEO ABO

18 Sistema ABO IA ou IB i IAIA IAIB IAi IA IB i ou IBi IAIB IBIB IAi IBi

19 SISTEMA ABO DE GRUPOS SANGÜÍNEOS
A herança dos tipos sangüíneos do Sistema ABO constitui um exemplo de Alelos múltiplos na espécie humana A relação de DOMINÂNCIA entre esses 3 alelos é a seguinte: IA = IB > i

20 Genótipos Fenótipos IAIA ou IAi A IBIB ou IBi B IAIB AB ii
Correspondência entre genótipos e fenótipos no Sistema AB0: Genótipos Fenótipos IAIA ou IAi A IBIB ou IBi B IAIB AB ii

21 TIPAGEM SANGUÍNEA ABO

22

23 Transfusões sangüíneas
Quando numa transfusão de sangue, ocorre aglutinação, esta acontece sempre entre as hemácias do sangue do doador e o plasma do sangue do receptor.

24 Freqüência do Sistema ABO
TIPOS FREQÜÊNCIA AB + 3 % A + 34 % B + 9 % O + 38 % AB - 1 % A - 6 % B - 2 % O - 7 %

25 Distribuição do Fator Rh e ABO no mundo

26 FATOR RH

27 FATOR RH É um antígeno encontrado também na membrana plasmática das hemácias de indivíduos RH positivos. Falamos em Rh negativo quando este fator antigênico está ausente, sendo estas pessoas capazes de responder com a produção de anticorpos anti -Rh (anti-d), quando entram em contato com o antígeno (através da placenta ou transfusão incompatível) .

28

29 IMPORTANTE ! O antígeno RH é uma proteína presente na membrana dos glóbulos vermelhos. Uma pessoa com fator Rh positivo não pode doar sangue a alguém com Rh negativo. Ao ocorrer há produção de anticorpos anti-rh, denominado sensibilização. 

30 ERITROBLASTOSE FETAL

31

32 ERITROBLASTOSE FETAL Esquema de sensibilização da mãe Rh- pelo sangue do feto Rh+ durante a 1ª gestação e os problemas ocasionados na 2ª gestação.

33

34 Procedimento após o parto: administração de injeção intravenosa com anticorpos anti-Rh que provocarão a destruição das hemácias fetais presentes na circulação sangüínea materna.

35 SISTEMA SANGÜÍNEO MN O Sistema sangüíneo MN ocorre em humanos e envolve a presença de antígenos M e/ou N nas hemácias. M e N são os alelos adotados nesse sistema, que podem ser M ou m ou N ou n, já que não há dominância ou recessividade. o sistema MN não apresenta problemas nas transfusões porque a reação antígeno-anticorpo é muito fraca, não ocorrendo aglutinações consideráveis.

36 Co-dominância- SISTEMA SANGÜÍNEO MN
Num certo sentido a co-dominância é a falta total de dominância. O heterozigoto exibe os fenótipos de ambos os homozigotos.

37 Genes Letais

38 Genes Letais Quando um gene causa a morte do indivíduo.
A letalidade ocorre tanto em homozigoze dominante ou homozigoze recessiva. Exemplo: cor da pelagem dos camundongos. A - determina pelagem amarela, e é letal em dose dupla (AA). Os embriões com esse genótipo não chegam a nascer. a - pelagem "aguti" ou "selvagem", que pode ser preta ou cinza. Cruzamento: Aa x Aa 2/3 amarela 1/3 aguti

39

40 O alelo dominante em homozigoze leva à morte prematura.
Herança autossômica dominante. Pais anões (heterozigotos = Aa) podem ter filhos anões (Heterozigotos = Aa) ou normais (homozigoto recessivo =aa). 

41

42

43 Vamos treinar? (UFRRJ – 2006) Uma planta que produz rabanetes redondos foi cruzada com outra que produzia rabanetes  alongados, resultando no surgimento de 100% de plantas que produziam rabanetes ovais. O cruzamento das plantas que produziam rabanetes ovais entre si gerou 30 plantas que produziam rabanetes redondos, 62 plantas que produziam rabanetes ovais e 34 plantas que produziam rabanetes alongados. Qual o tipo de herança ligada à determinação da forma dos rabanetes produzidos por essa espécie de planta? Demonstre os cruzamentos citados e os respectivos genótipos dos indivíduos envolvidos.

44 Resposta: Este é um caso de ausência de dominância ou dominância incompleta, pois o fenótipo do indivíduo heterozigoto resultante do cruzamento de dois homozigotos diferentes é intermediário: RR – rabanetes redondos AA – rabanetes alongados RA – rabanetes ovais Cruzamento 1: RR x AA= 100% RA Cruzamento 2: RA x RA= 25% RR rabanetes redondos / 50% RA rabanetes ovais / 25% AA rabanetes alongados


Carregar ppt "Casos especiais da 1° Lei de Mendel"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google