A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
CENTRO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS MESTRADO Linguagem e aquisição de segunda língua na perspectiva dos sistemas complexos (Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva) Mestrando: Pablo D.N.Bernardi Pelotas, setembro de 2011

2 Introdução Características dos SDC e ASL;
O que motiva a dinamicidade do sistema de ASL? Como a construção da identidade e da autonomia influencia suas trajetórias e mudanças? Pequenas mudanças na motivação, identidade e autonomia podem ser importantes na ASL. Dados: escrita em inglês por aprendizes japoneses e brasileiros

3 Teoria da Complexidade
Engloba diversas áreas: Matemática- comportamento dos sistemas são imprevisíveis. Geometria fractal- o todo se reproduz em suas partes. Meteorologia- sensibilidade às condições iniciais (efeito borboleta). Química- conceito de auto-organização. Biologia- auto-estruturação que produz organizações continuamente

4 Características dos Sistemas Dinâmicos Complexos (SDC)
Sistemas compostos por grande número de elementos ativos. Os elementos se alteram e mudam por meio das interações. Não são lineares. São sistemas abertos (há um fluxo de energia devido à interação). O todo emerge das interações entre suas partes, porém, ele não pode ser descrito como simples soma dessas partes.

5 Características dos SDC
São dinâmicos “Um sistema dinâmico é tudo que se move, muda ou evolui com o tempo” (Lorenz, 2001) Dois tipos: Os que variam deterministicamente ao longo do tempo.(relação causa-efeito) Os que variam aleatoriamente. (Ex: a linguagem e sua aquisição)

6 Características dos SDC
São sistemas caóticos (dependência sensível às condições iniciais. Possuem atratores, “estados ou modos particulares de comportamentos, que o sistema ‘prefere’. (Larsen-Freeman e Cameron, 2008) “atrator não se refere a algo que atrai, mas ao comportamento de longo prazo ou à estabilidade temporária (Sade, 2008) Exibem dimensões fractais: os sistemas apresentam propriedades que são encontradas em diferentes escalas ou estágios. (ex: a língua se organiza em escalas, dos fonemas às palavras, das palavras às orações...)

7 Linguagem e ASL A língua é composta de elementos bio-cognitivo-sócio-histórico-cultural e político. Ambas são dinâmicas- estão em constante evolução. São processos e não produtos. A ASL desenvolve-se por meio da interação entre seus subsistemas, alternando momentos de estabilidade e momentos de turbulência. Depois do caos (momento ideal para a aprendizagem), uma nova ordem surge, mas como um novo processo. A ASL é adaptável- a aprendizagem é o resultado de interações complexas (e eventuais) entre o indivíduo e o meio ambiente. A visão complexa da ASL pode considerar aspectos do gerativismo (estruturas mentais inatas) e do estruturalismo (estímulo-resposta).

8 Identidade, motivação e autonomia na ASL
São elementos-chave para o sucesso nas conexões socioculturais e para a ASL e funcionam como combustível para movimentar o sistema. Identidade É uma vivência de pertencimento (ou não pertencimento). Uma forte identidade envolve profundas ligações com os outros através de histórias e experiências compartilhadas, reciprocidade, afeto e compromissos mútuos. (Wenger, 2000). Aprender língua é construir identidade. Identidade é um conjunto de múltiplos pertencimentos em uma dimensão fractal (ex: boneca russa). Portanto, é um sistema complexo, fractal e aberto a novas experiências.

9 Boneca russa

10 Motivação “É um subsistema complexo da ASL que atua como força motriz de qualquer processo de aprendizagem”. Paiva Definições de motivação M. Integrativa- tornar-se membro de um grupo. M.Instrumental- reconhecimento social pelo conhecimento de LE. Teoria da autodeterminação M. Intrínseca- fazer algo por ser intrinsecamente interessante e agradável M. extrínseca- fazer algo para levar a um certo resultado

11 Motivação Vejo a motivação como uma força dinâmica, que envolve fatores sociais, afetivos e cognitivos, e que se manifesta em desejos, atitudes, expectativas, interesses, necessidades, valores, prazer e esforços. Não é algo fixo. Ela varia muito ao longo do percurso e é condição necessária para a autonomia. Paiva

12 Autonomia Envolve estados e processos mentais do indivíduo, mas também as dimensões política, social e econômica É um processo não-linear, que sofre períodos de variabilidade, instabilidade e adaptabilidade e é essencial na ASL, pois desencadeia o processo de aprendizagem através do agenciamento dos aprendizes. "a autonomia, na perspectiva da complexidade, abrange propriedades e condições de emergências complexas e que está intimamente ligada ao seu meio ambiente". (Paiva e Braga, 2008)

13 O estudo Investigar a complexidade dos sistemas de ASL em relação à identidade, motivação e autonomia. O corpus 20 histórias escritas em inglês por 10 aprendizes brasileiros e 10 japoneses.

14 Análise dos dados As histórias foram analisadas em relação a:
-Condições iniciais de aprendizagem. -Conexões entre identidade, motivação e autonomia. -Pontos de mudança e auto-organização

15 Análise dos dados Condições iniciais de aprendizagem Duas fases em comum: 1ª contato com inglês no ensino básico 2ª experiências fora da escola A maioria dos aprendizes relatou experiências negativas na escola. Porém, eles parecem perceber a importância dos estudos formais. Curiosidade e contato com o inglês na infância auxiliados por familiares, viver no exterior, trabalhar em locais onde se fala inglês, etc. Conclusão “práticas sociais da linguagem fora da escola são agentes importantes para fazer funcionar o sistema de ASL. Elas são as condições iniciais para uma nova fase no processo de ASL”.

16 Análise dos dados Conexões entre identidade, motivação e autonomia Identidade “Aprender uma língua envolve lidar com a dimensão fractal do sistema complexo da identidade”. Não envolve apenas questões de identidade de aprendiz, gênero e classe social, mas a identificação do aprendiz com as coisas do mundo. (Ex: identidade de fã) Efeito borboleta: pequenas ações podem influenciar a construção da identidade do aprendiz e alterar muito o curso do processo ASL. (Ex: mãe japonesa e a ida ao Havaí) “A aquisição de uma linguagem está interligada com a complexidade da construção da identidade, da vida social e dos sistemas familiares”.

17 Análise dos dados Motivação A música como fonte de motivação para ASL.
Conexões entre identidade, motivação e autonomia Motivação É não-linear (uma pequena mudança nas experiências dos alunos pode gerar grande efeito na motivação), cresce (ex: nova escola), diminui (ex: atividades monótonas) e varia de aluno para aluno. A música como fonte de motivação para ASL.

18 Análise dos dados Autonomia
Conexões entre identidade, motivação e autonomia Autonomia Identidade, motivação e autonomia estão interligados. Deve haver identificação com algo para aumentar a motivação, levando ao interesse e à busca pelo conhecimento (autonomia). Exemplos de autonomia Prática da língua sozinho, monitoramento da pronúncia, repetição das letras, etc. (ex: fã)

19 Análise dos dados Pontos de mudança e auto-organização
O sistema de ASL de cada aluno exibe uma dinamicidade diferente e estão sempre abertos a mudanças e adaptações, que fazem com que surjam ordens mais complexas. Ex: mudanças e adaptações nas identidades, na motivação e na autonomia. “a aprendizagem de línguas não se dá com a aprendizagem e manipulação de símbolos abstratos, mas em experiências da vida real, como quando dois ou mais interlocutores se coadaptam durante uma interação”. (Larsen-Freeman e Cameron, 2008).

20 Principais pontos de mudança:
1-Condição inicial de contato agradável na infância no ambiente familiar. O sistema se auto-organiza e passa da diversão para a aprendizagem formal, gerando sentimentos diferentes. 2-Movimentos autônomos: alunos motivados buscam experienciar práticas sociais de linguagem (música, TV, leitura, etc). 3-Novas mudanças e novas construções de identidade ocorrem (casamento, viagens, novos empregos, etc). O sistema se adapta e se estabiliza até uma nova mudança acontecer.

21 Conclusão Os sistemas de ASL sofrem mudanças de fase e se auto-organizam, não se limitam às experiências linguísticas na escola e envolvem práticas sociais que possibilitam a emergência de novas identidades, motivação e novas estratégias de aprendizagem autônoma. “A aquisição resulta do que emerge da interação entre diferentes elementos de um sistema de ASL e que construção da identidade, motivação e autonomia são três elementos muito importantes que contribuem para o surgimento de pontos de mudança, de auto-organização e, consequentemente, de ASL”.

22 ? Diante da complexidade e da dimensão fractal da ASL e de seus diferentes elementos, como podemos garantir o sucesso do ensino/aprendizagem de línguas?


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google