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ANHANGUERA EDUCACIONAL DISCIPLINA: ADM. PRODUÇÃO II - V M I INTEGRANTES: ANELISE BRUNO CLEITON ELISANGELA ERCILENO JOYCELANE NEUBER --- DISCIPLINA: ADM.

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1 ANHANGUERA EDUCACIONAL DISCIPLINA: ADM. PRODUÇÃO II - V M I INTEGRANTES: ANELISE BRUNO CLEITON ELISANGELA ERCILENO JOYCELANE NEUBER --- DISCIPLINA: ADM. PRODUÇÃO II - V M I INTEGRANTES: ANELISE BRUNO CLEITON ELISANGELA ERCILENO JOYCELANE NEUBER ---

2 V M I - Vendor Managed Inventory Significa Inventário Gerenciado pelo Fornecedor. Na prática, quer dizer que o fornecedor passa a ser responsável por manter os níveis de inventário do cliente em valores pré- estabelecidos. Significa Inventário Gerenciado pelo Fornecedor. Na prática, quer dizer que o fornecedor passa a ser responsável por manter os níveis de inventário do cliente em valores pré- estabelecidos.

3 V M I - Vendor Managed Inventory O fornecedor passa a ter acesso aos dados de inventário do cliente (normalmente via EDI*) e é responsável por gerar ordens de compra para seu próprio material. ESTOQUE GERIDO PELO FORNECEDOR *EDI – ELETRONIC DATA INTERCHANGE O fornecedor passa a ter acesso aos dados de inventário do cliente (normalmente via EDI*) e é responsável por gerar ordens de compra para seu próprio material. ESTOQUE GERIDO PELO FORNECEDOR *EDI – ELETRONIC DATA INTERCHANGE

4 V M I - Vendor Managed Inventory Bernstein (1997) sugere que: O VMI só pode funcionar se fornecedor-cliente mantiverem um relacionamento baseado na confiança, com extensiva troca de informações. É importante entender que não se trata de material em consignação, já que no VMI a propriedade do material em inventário é do cliente. Bernstein (1997) sugere que: O VMI só pode funcionar se fornecedor-cliente mantiverem um relacionamento baseado na confiança, com extensiva troca de informações. É importante entender que não se trata de material em consignação, já que no VMI a propriedade do material em inventário é do cliente.

5 V M I - Vendor Managed Inventory A implementação de um processo de VMI envolve fortes mudanças nas empresas participantes. Mesmo com contratos detalhados, a confiança e senso de parceria passam a ser à base do relacionamento. A implementação de um processo de VMI envolve fortes mudanças nas empresas participantes. Mesmo com contratos detalhados, a confiança e senso de parceria passam a ser à base do relacionamento.

6 V M I - Vendor Managed Inventory Obviamente, existem benefícios e riscos associados a um programa de VMI. Para alavancar os benefícios, é importante que, como em qualquer programa, as atividades sejam bem planejadas, executadas e lideradas. Obviamente, existem benefícios e riscos associados a um programa de VMI. Para alavancar os benefícios, é importante que, como em qualquer programa, as atividades sejam bem planejadas, executadas e lideradas.

7 V M I - Vendor Managed Inventory BENEFÍCIOS: (para fornecedor e comprador) Reforça a parceria entre as empresas. Redução dos tempos na cadeia de suprimento. Melhor atendimento ao cliente final, ao ter melhor disponibilidade do material em inventário. BENEFÍCIOS: (para fornecedor e comprador) Reforça a parceria entre as empresas. Redução dos tempos na cadeia de suprimento. Melhor atendimento ao cliente final, ao ter melhor disponibilidade do material em inventário.

8 V M I - Vendor Managed Inventory BENEFÍCIOS: (para comprador) Estabilidade no inventário e menor risco de falta de materiais. Redução do custo de emissão e processamento de pedidos. Crescimento do nível de serviço. Pode manter o foco no serviço ao cliente final. Redução do risco. BENEFÍCIOS: (para comprador) Estabilidade no inventário e menor risco de falta de materiais. Redução do custo de emissão e processamento de pedidos. Crescimento do nível de serviço. Pode manter o foco no serviço ao cliente final. Redução do risco.

9 V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Complexidade: o sistema de EDI deve ser testado exaustivamente para garantir de que os dados são confiáveis. Aceitação: os funcionários envolvidos nas duas empresas devem conhecer os objetivos e processos do VMI, já que a relação fornecedor-comprador muda. RISCOS: Complexidade: o sistema de EDI deve ser testado exaustivamente para garantir de que os dados são confiáveis. Aceitação: os funcionários envolvidos nas duas empresas devem conhecer os objetivos e processos do VMI, já que a relação fornecedor-comprador muda.

10 V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Comunicação: aumenta a dependência de comunicação entre fornecedor e comprador. Devem-se definir novos processos entre as empresas. Excesso ou Falta de Inventário: devem existir regras claras para casos nos quais sobre ou falte material, e quando o comprador quer mudar os níveis de inventário. RISCOS: Comunicação: aumenta a dependência de comunicação entre fornecedor e comprador. Devem-se definir novos processos entre as empresas. Excesso ou Falta de Inventário: devem existir regras claras para casos nos quais sobre ou falte material, e quando o comprador quer mudar os níveis de inventário.

11 V M I - Vendor Managed Inventory RISCOS: Tempo: o VMI envolve um tempo de aprendizado considerável. As empresas envolvidas devem ter isto claro e aceitar a curva de aprendizagem. Resistência: os vendedores do fornecedor podem ser contrários a um sistema que tira o poder de venda de suas mãos. RISCOS: Tempo: o VMI envolve um tempo de aprendizado considerável. As empresas envolvidas devem ter isto claro e aceitar a curva de aprendizagem. Resistência: os vendedores do fornecedor podem ser contrários a um sistema que tira o poder de venda de suas mãos.

12 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Obter patrocínio da alta gerência para o programa. Eles devem conhecer o esforço que será necessário e os recursos que serão investidos. Obter patrocínio da alta gerência para o programa. Eles devem conhecer o esforço que será necessário e os recursos que serão investidos. 1 1

13 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Obter aceitação dos funcionários. Toda a equipe deve entender claramente qual é o objetivo do programa e seus benefícios. A forma de funcionamento do VMI deve ser compreendida por cada um que participará do programa direta ou indiretamente Obter aceitação dos funcionários. Toda a equipe deve entender claramente qual é o objetivo do programa e seus benefícios. A forma de funcionamento do VMI deve ser compreendida por cada um que participará do programa direta ou indiretamente 2 2

14 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Sincronização de arquivos. O fornecedor e o cliente devem ter seus arquivos sincronizados. Isto inclui a atualização de arquivos velhos, codificação de partes e mudanças no catálogo de produtos. Esta sincronização servirá para que o sistema fale a mesma língua nas duas pontas. Sincronização de arquivos. O fornecedor e o cliente devem ter seus arquivos sincronizados. Isto inclui a atualização de arquivos velhos, codificação de partes e mudanças no catálogo de produtos. Esta sincronização servirá para que o sistema fale a mesma língua nas duas pontas. 3 3

15 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Teste do EDI. Devem ser feitos testes exaustivos no sistema de intercâmbio de dados, para garantir a correção das informações transmitidas. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor. Teste do EDI. Devem ser feitos testes exaustivos no sistema de intercâmbio de dados, para garantir a correção das informações transmitidas. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor. 4 4

16 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Aprovação e Medições. O cliente deve conhecer e estar de acordo com o plano de estocagem do fornecedor. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor. Aprovação e Medições. O cliente deve conhecer e estar de acordo com o plano de estocagem do fornecedor. As quantidades em estoque no cliente devem estar corretamente refletidas no sistema do fornecedor. 5 5

17 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Histórico de consumo. O cliente deve informar ao fornecedor o seu histórico de consumo de cada parte nos últimos 1-2 anos. Isto permitirá ao fornecedor criar um plano de produção que não esteja baseado somente no histórico de pedidos do cliente (que pode levar a decisões erradas). Histórico de consumo. O cliente deve informar ao fornecedor o seu histórico de consumo de cada parte nos últimos 1-2 anos. Isto permitirá ao fornecedor criar um plano de produção que não esteja baseado somente no histórico de pedidos do cliente (que pode levar a decisões erradas). 6 6

18 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Atualização final. O cliente dá um comando de atualização de todos os itens via EDI para que a posição mais recente de todos os itens seja refletida no sistema. Com isto é possível testar o VMI em situações reais. Atualização final. O cliente dá um comando de atualização de todos os itens via EDI para que a posição mais recente de todos os itens seja refletida no sistema. Com isto é possível testar o VMI em situações reais. 7 7

19 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) O cliente faz uma venda e registra os dados em seu sistema. Em períodos regulares (diários a semanais), o cliente envia um comando que atualiza a posição dos itens vendidos no período. O cliente faz uma venda e registra os dados em seu sistema. Em períodos regulares (diários a semanais), o cliente envia um comando que atualiza a posição dos itens vendidos no período. 8 8

20 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) O sistema do fornecedor é atualizado e verifica se o ponto de reordem foi atingido. Caso positivo, um pedido é criado pelo fornecedor e o comando correspondente é enviado ao cliente. Desta forma o cliente tem conhecimento do novo pedido. Na fase inicial do VMI, é importante que o cliente revise todos os pedidos emitidos automaticamente para detectar erros. O sistema do fornecedor é atualizado e verifica se o ponto de reordem foi atingido. Caso positivo, um pedido é criado pelo fornecedor e o comando correspondente é enviado ao cliente. Desta forma o cliente tem conhecimento do novo pedido. Na fase inicial do VMI, é importante que o cliente revise todos os pedidos emitidos automaticamente para detectar erros. 9 9

21 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Notificação de envio O fornecedor prepara o material e gera uma notificação de embarque no sistema, com detalhes sobre o que está sendo enviado e quando. Ao receber o embarque, o cliente gera uma notificação de recebimento, confirmando a data e quantidade. Isto permite às empresas identificar divergências e corrigir problemas (no sistema ou na operação). Notificação de envio O fornecedor prepara o material e gera uma notificação de embarque no sistema, com detalhes sobre o que está sendo enviado e quando. Ao receber o embarque, o cliente gera uma notificação de recebimento, confirmando a data e quantidade. Isto permite às empresas identificar divergências e corrigir problemas (no sistema ou na operação). 10

22 V M I - Vendor Managed Inventory IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) IMPLANTAÇÃO - ETAPAS (visão geral) Pagamento O fornecedor emite uma nota fiscal pelo sistema, e o fornecedor confirma o pagamento. Pagamento O fornecedor emite uma nota fiscal pelo sistema, e o fornecedor confirma o pagamento. 11

23 V M I - Vendor Managed Inventory O segredo para fazer acontecer a "mágica" do VMI é a informação. Os benefícios de um programa VMI bem sucedido são enormes para ambas as partes. O desafio é estabelecer parcerias ganha-ganha, as quais permitem uma maior vantagem competitiva para o cliente e o fornecedor. O segredo para fazer acontecer a "mágica" do VMI é a informação. Os benefícios de um programa VMI bem sucedido são enormes para ambas as partes. O desafio é estabelecer parcerias ganha-ganha, as quais permitem uma maior vantagem competitiva para o cliente e o fornecedor.

24 OBRIGADO PELA ATENÇÃO !


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