A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agressividade e Violência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agressividade e Violência"— Transcrição da apresentação:

1 Agressividade e Violência

2 Objetivo desta aula Mostrar estudos sobre a agressividade pela ótica da Psicologia Evolucionista, procurando enfatizar os aspectos frequentemente encontrados no ambiente esportivo.

3

4 Stephen J. Gould

5 VIEGAS, L. M. . Psique: Ciência e Vida, dez. 2007.

6

7 Expressões Faciais - Eibl-Eibsfeldt

8 Pesquisas em Etologia: Ekman

9 Ornamentos

10 Mas o que é Seleção Natural?
Charles Darwin e Alfred Russel Wallace (Origem das Espécies: 1859)

11 Variação no Estado Nativo: Seleção Natural
Acaso poderíamos duvidar (...) de que os indivíduos dotados de alguma vantagem, mínima que seja, teriam maior probabilidade de sobreviver e reproduzir seu tipo?

12 Por outro lado, podemos estar certos de que qualquer variação que se mostre nociva (...) acarretaria inflexivelmente a destruição do indivíduo. É a essa preservação das variações favoráveis e eliminação das nocivas que dou o nome Seleção Natural.

13 Seleção Natural “A diferença mental entre o homem e os animais superiores, grande como é, certamente é uma diferença de grau, não de tipo” (Darwin -1871)

14 Biologicamente Cultural
Natureza X Cultura OU Natureza + Cultura? Ao que tudo indica, assim que os nossos ancestrais desenvolveram uma dependência da cultura para sobreviver, a seleção natural começou a favorecer genes para o comportamento cultural. Bussab e Ribeiro, 1998

15 Psicologia Evolucionista
É o campo da biologia evolutiva que tenta identificar as adaptações psicológicas frutos da seleção natural. Adaptações psicológicas evoluíram para extrair informações do ambiente que sejam relevantes para gerar comportamentos relacionados à solução de problemas reprodutivos (Hagen, 1999). 15

16 Psicologia Evolucionista
Nova “roupagem” da sociobiologia? O que é Sociobiologia?

17 Sociobiologia “Sociobiologia” (E. O. Wilson, 1975): abordagem adaptacionista ao comportamento social, incluindo humanos.

18 Sociobiologia Seleção Natural moldou a evolução da nossa espécie, portanto nossos genes devem contribuir para o desenvolvimento de adaptações: Hipóteses testáveis sobre as possíveis propriedades maximizadoras de aptidão dos atributos psicológicos e comportamentais humanos.

19 Sociobiologia: Críticas

20 Psicologia Evolucionista
De inspiração darwinista, fruto da retomada do estudo da cognição: ciências cognitivistas (ressurgidas a partir de 1950, após tempos áureos do behaviorismo) Tooby e Cosmides (1992): “The Adapted Mind - The Psychological Foundations of Culture”, marco da psicologia evolutiva. Como estudar a mente?

21 Mecanismos funcionais evoluíram a partir da Seleção Natural com o intuito de beneficiar a sobrevivência e a reprodução do organismo (Exemplo: sentidos, controle motor). Mas também mecanismos psicológicos (Exemplo: diferenças entre preferências e estratégias de machos e fêmeas, detecção de trapaça).

22 Agressividade Comportamento multifacetado de difícil definição e ampla abrangência Comportamento adaptativo? Especializações mortíferas  controles para limitar seu uso (Lorenz: falta de controle em humanos?)

23 Agressividade: não-humanos
Rapinagem, Canibalismo e Agressão Ritualização: resolução de conflitos por sinais - rituais são eficazes (sinais de poder e sinais de submissão)

24 Agressividade: primatas
Violência humana  universalidade masculina (assassinato, roubo, estupro...)

25 Conflitos entre Machos e Fêmeas
Orangotangos: estupros efetuados pelos machos pequenos. Causas: coação sexual para controle no futuro - dominação e/ou reprodução imediata? Fêmeas solitárias (vulneráveis) Dominação: estupro por estranhos (ex. em guerras) Surra de chimpanzé: machos agridem fêmeas em contexto de estro - "lua-de-mel" no período fértil leva a concepção sem rival. Fêmeas com poucos aliados (vulneráveis).

26 Poder Chimpanzés: Nikkie (mais jovem), Luit e Yeroën (mais velho)
Chimpanzés – Patrulhas e Assassinatos: Fissão-fusão ligados pelos machos. Danos territoriais causam mais danos aos machos (diferente das hienas)

27 Patrulhas

28 E os Humanos?

29 Patrulhas

30

31 Humanos: gangues, bandos, equipes

32 Equipes: disputas, conflitos

33 Jogos Olímpicos Jogos Olímpicos Antigos: Festival religioso
Competição masculina Competidores representavam suas cidades: vencer era uma grande honra para a cidade natal Jogos Olímpicos Modernos Celebra união entre os povos Competição masculina e feminina Competidores representam seus países: vencer é uma grande honra: demonstração de poder

34 Conflito em competições
Rivalidade: Jogos escolares, campeonatos regionais, nacionais, mundiais

35 AGRESSIVIDADE EM HUMANOS: “Bom Selvagem” ou “Macaco Assassino”?
Rousseau: construção progressiva da vida social significou também sua depravação progressiva. Quanto mais social o homem se torna, mais natural ele deixa de ser. Com a socialização: noções de bem e de mal, e moralidade. Lorenz, “On Agression”: impulsos. Agressividade inata.

36 Agressividade Reações ao livro de Lorenz: Tratado de Sevilha (etólogos, como Hinde), negando a natureza violenta dos humanos, atribuindo-a à cultura. Tratado de Sevilha: influência cultural no comportamento agonístico.

37 Influência do ambiente no temperamento (de Waal)
Agressão é influenciada por processos genéticos e aprendidos Macaca arctoides Macaca fascicularis

38 Agressividade Frans de Waal: Parte da dinâmica social. Agressividade não é anti-social. É um dos mecanismos para lidar com conflitos sociais. Tolerar Agredir Ignorar Conflito

39 FIM


Carregar ppt "Agressividade e Violência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google