A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Superintendência Regional do Trabalho e

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Superintendência Regional do Trabalho e"— Transcrição da apresentação:

1 Superintendência Regional do Trabalho e
Emprego de Pernambuco. SRTE/PE

2 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.

3 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Condição fundamental para: superação da pobreza; redução das desigualdades sociais; garantia da governabilidade democrática; desenvolvimento sustentável. É um trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna.

4 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
A promoção do Trabalho Decente passou a ser um compromisso assumido entre o Governo brasileiro e a OIT a partir de junho de 2003, com a assinatura, pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo Diretor-Geral da OIT, Juan Somavia, do Memorando de Entendimento.

5 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Em maio de 2006 foi elaborada a Agenda Nacional de Trabalho Decente - ANTD. A partir da ANTD foi elaborado o Programa Nacional de Trabalho Decente que estabelece, além das prioridades, os resultados esperados e as estratégias, metas, prazos, produtos e indicadores de avaliação.

6 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
O Comitê Executivo Interministerial: Ministério do Trabalho e Emprego - MTE; Ministério das Relações Exteriores - MRE; Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS; Ministério da Previdência Social - MPS; Ministério da Justiça - MJ; Ministério da Educação e Cultura - MEC; Ministério da Saúde - MS; Ministério da Fazenda - MF; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - MPOG; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC; Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA; Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República; Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da República; e Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

7 Portaria MTE nº 540, de 7 de novembro de 2007
Art. 2o O Grupo de Trabalho será integrado por representantes do Governo, dos trabalhadores e dos empregadores, titular e suplente, designados pelo Ministro de Estado do Trabalho e Emprego, indicados pelos seguintes órgãos e entidades: I - do Ministério do Trabalho e Emprego: a) Assessoria Internacional, que o coordenará; b) Secretaria Executiva - SE; c) Secretaria de Relações do Trabalho - SRT; d) Secretaria de Inspeção do Trabalho - SIT; e) Secretaria de Políticas Públicas de Emprego - SPPE; f) Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES; g) Coordenação do Comitê Interministerial do Microcrédito Produtivo e Orientado - PNMPO; h) Coordenação-Geral de Imigração - CGIg, e i) Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina no Trabalho -Fundacentro. II - de trabalhadores: a) Central Única dos Trabalhadores - CUT; b) Força Sindical - FS; c) Central Geral dos Trabalhadores do Brasil - CGTB; d) União Geral dos Trabalhadores - UGT; e e) Nova Central Sindical dos Trabalhadores - NCST III - de empregadores: a) Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA; b) Confederação Nacional do Comércio - CNC; c) Confederação Nacional da Indústria - CNI; d) Confederação Nacional das Instituições Financeiras - CNF; e e) Confederação Nacional do Transporte – CNT.

8 ESFORÇOS DO MTE

9 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Grupo Móvel - Para combater a utilização ilegal de mão de obra e erradicar o trabalho análogo ao de escravo no país, a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) conta com o Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM). Participam do GEFM auditores fiscais do Trabalho do MTE, procuradores do Ministério Público do Trabalho e agentes da Polícia Federal.

10 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
De 2003 a 2009, o Grupo Móvel libertou de condição análoga a de escravo trabalhadores de todo o país. Nesse período, o GEFM realizou um total de 740 operações, com a inspeção de estabelecimentos, com autos de infração lavrados e o pagamento de um total de R$ ,27 em indenizações trabalhistas.

11 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Quando foi criado, em 1995, o GEFM era formado por três equipes. Em 2009, o Grupo Móvel conta com oito equipes e envolve 101 auditores fiscais do trabalho, sendo 15 coordenadores e subcoordenadores de equipes.

12 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Entre 2008 e 2009, a atividade econômica com maior número de estabelecimentos em que houve resgate de trabalhadores em condição análoga a de escravo foi a pecuária (38,40%).  Em segundo, com 17,09% do total, o grupo "produção de lavouras temporárias", que englobam atividades como cultivo de cana-de-açúcar; cultivo de cereais; entre outros. A divisão "produção florestal" é a terceira com maior número de estabelecimentos em que se observou a prática de submissão do trabalhador à condição análoga a de escravo no período, registrando 10,74%.

13 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Em 2009, o Rio de Janeiro foi o estado em que a auditoria trabalhista resgatou o maior número de trabalhadores em condição análoga a de escravo. Do total de resgatados no ano, 521 trabalhadores foram resgatados em estabelecimentos fluminenses, 15% do total. Pernambuco aparece em segundo lugar, com 4199 trabalhadores resgatados (11%), seguido de Minas Gerais, como 364 trabalhadores resgatados (10,6%).

14

15

16 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
A partir de 2002, com a publicação da Lei nº , o trabalhador resgatado da condição análoga a de escravo conquistou o direito de receber três parcelas do seguro-desemprego, no valor de um salário mínimo cada.

17 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
No primeiro ano que tiveram direito ao benefício, 16% do total de resgatados o receberam. Em 2005, o seguro-desemprego alcançou 72,8% dos libertados. Em 2007, o total de trabalhadores resgatados que receberam o seguro-desemprego alcançou 82%. A cobertura do seguro-desemprego, em 2008, foi de 81% do total de resgatados. Em 2009, até setembro, a cobertura era de 72%.

18 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
LISTA SUJA - Para coibir o uso ilegal de mão de obra análoga a de escravo, o governo criou em 2004 um cadastro onde figuram empregadores flagrados praticando exploração de trabalhadores. Ao ser inserido nesse cadastro, o infrator fica impedido de obter empréstimos em bancos oficiais do governo e também entra para a lista das empresas pertencentes à "cadeia produtiva do trabalho escravo no Brasil". O cadastro é utilizado por indústrias, varejo e exportadores para a aplicação de restrições e impedimento de comercialização de bens produzidos a partir de trabalho análogo ao de escravo.

19 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo - O primeiro Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo foi lançado em 2003, sendo um marco no combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil. O Plano identificou e integrou estratégias de intervenção no fenômeno, possibilitando maior coordenação entre órgãos governamentais e organizações da sociedade civil no enfrentamento ao problema. Em 2008, o governo lançou o II Plano Nacional para dar continuidade ao trabalho já desenvolvido.

20 TRABALHO DECENTE NO MEIO RURAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS.
O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) participa ativamente do Plano, estando diretamente relacionado com 22 duas linhas de ações das 66 que compõe o documento. São estratégias associadas ao enfrentamento e à repressão, à reinserção e prevenção, à informação e capacitação e, por fim, ações específicas de repressão econômica.

21

22

23

24

25

26

27 Obrigado por sua atenção.


Carregar ppt "Superintendência Regional do Trabalho e"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google