A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfa. Edmara Teixeira Oliveira Enfa. Cíntia Lira Borges

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfa. Edmara Teixeira Oliveira Enfa. Cíntia Lira Borges"— Transcrição da apresentação:

1 Enfa. Edmara Teixeira Oliveira Enfa. Cíntia Lira Borges
PROJETO DE PESQUISA – INTRODUÇÃO, DECLARAÇÃO DE OBJETIVO, QUESTÕES E HIPÓTESES DE PESQUISA . Enfa. Edmara Teixeira Oliveira Enfa. Cíntia Lira Borges

2

3 Pré- BRAINSTORMING QUAL O PROBLEMA QUE INFLUENCIOU A NECESSIDADE DE REALIZAR O ESTUDO? QUAL A NECESSIDADE DESSE ESTUDO? FAREI UM ESTUDO QUE CONDIZ COM A MINHA REALIDADE OU OPTAREI POR ALGO DESCONHECIDO? COMO SE DARÁ MINHA BUSCA NA LITERATURA?

4 Pós- BRAINSTORMING COMO SERÁ O PROCESSO DE ANÁLISE?
QUAL O OBJETIVO DO MEU ESTUDO? QUAL MINHA HIPÓTESE E MINHAS QUESTÕES DE PESQUISA? QUAL O LOCAL SELECIONADO PARA COLETA DOS MEUS DADOS?

5 PLANEJAR ESTUDO 1º determinar o principal problema;
2º identificar as deficiências na literatura; 3º rever a literatura sobre o problema; 4º visar um público e indicar a importância; 5º identificar o objeto.

6 GANCHO NARRATIVO: atrai, engaja e conecta o leitor;
INTRODUÇÃO Incluir: Questões ou interesses sobre a pesquisa; Deve ser concisa; Ter poucas páginas; Proveniente: experiência profissional ou debate extenso na literatura; GANCHO NARRATIVO: atrai, engaja e conecta o leitor;

7 REVISÃO DE LITERATURA ENCONTRO DA LITERATURA AMPLIA
ESTUDO PROPOSTO

8 OBJETIVO EXAMINAR CONHECER VERIFICAR DESENVOLVER DESCOBRIR TRADUZIR
VALIDAR ANALISAR

9 DECLARAÇÃO DE OBJETIVO
ASSINALAR A IDÉIA PRINCIPAL; SÍNTESE DO QUE VOCÊ QUER ATINGIR; VERBOS: FOI, É, SERÁ; USAR PALAVRAS E EXPRESSÕES NEUTRAS; COLOCAR A ABORDAGEM; PARTICIPANTES E LOCAL DO ESTUDO; ESTRATÉGIA DE COLETA DE DADOS: TFD, FENOMENOLOGIA, ETNOGRAFIA, ETC; APRESENTAR EM PARÁGRAFO SEPARADO; NÃO CONFUNDIR COM QUESTÕES DE PESQUISA.

10 Conceitos importantes: Problema de pesquisa
A MOLA PROPULSORA DE TODO O TRABALHO DE PESQUISA. PROBLEMA DE PESQUISA: assunto que desperta interesse e curiosidade cujas informações parecem não ser suficientes para a solução. Depois de definido o PROBLEMA, levanta-se uma  HIPÓTESE que poderá ser respondida positiva ou negativamente por uma QUESTÃO. SEM PROBLEMATIZAÇÃO, NÃO HÁ PESQUISA. 

11 Conceitos importantes: Questões de pesquisa
A parte mais demorada da elaboração de um projeto. Depois que você consegue (finalmente) chegar a um tema, começam as dúvidas sobre a questão de pesquisa. O que posso perguntar e efetivamente responder sobre O MEU OBJETO? Dependem do enfoque e do que você está querendo propor. Novas questões podem ser observadas durante o desenvolvimento do trabalho.

12 A QUESTÃO DE PESQUISA parte das idéias colocadas na formulação do problema e dos objetivos da investigação. Elas podem indicar, entre as variáveis que a formam, relações de covariação, associação, dependência, causalidade, etc. ou simplesmente, frequências, absolutas e relativas.

13 Exemplos de questões de pesquisa
Qual a composição da atmosfera de Vênus? Qual a causa da enxaqueca? Qual a origem do homem americano? Será que a propaganda de cigarro pela TV induz ao hábito de fumar? Qual a relação entre subdesenvolvimento e dependência econômica? Que fatores determinam a deterioração de uma área urbana?

14 Conceitos importantes: Hipótese
• A formulação de hipóteses deriva necessariamente do problema de pesquisa. • Entende-se como uma declaração que antecipa a relação entre duas ou mais variáveis. • A elaboração da questão de pesquisa e o enunciado de hipótese parecem próximos, mas a hipótese se caracteriza-se por apresentar uma força explicativa provisória, que será verificada no trabalho de campo.

15 Tipos de hipóteses. HIPÓTESE NULA:
Geralmente afirma que não existe relação entre dois fenômenos medidos. HIPÓTESE DIRECIONAL: O autor faz uma previsão sobre os resultados baseados na literatura e nos estudos anteriores. A relação entre as variáveis e quantificada maior, menor, mais elevado etc. HIPÓTESE NÃO- DIRECIONAL: Diferenciada por não quantificar a relação entre as variáveis .

16 “As mulheres dos bairros das vilas proletárias têm uma escolaridade maior que os homens dessas mesmas vilas”. As crianças que repetem a primeira série do ensino fundamental das escolas públicas são de baixo nível socioeconômico”.

17 Hipótese/ Pesquisa Quantitativa
Quando se tratar de estudos quantitativos, o pesquisador deve formular hipóteses a serem COMPROVADAS via de testes estatísticos. Nos estudos quantitativos pode ser COLOCADA À PROVA para determinar sua validade. Afirmações provisórias a respeito de determinado fenômeno em estudo. Possui conotação, formal, positivista.

18 Hipótese/ Pesquisa Qualitativa
Neste estudo, sempre existe a pretensão de capturar a “perspectiva dos participantes”. A análise de dados tende a seguir um PROCESSO INDUTIVO, no qual os pesquisadores não se preocupam em buscar evidências que comprovem hipóteses definidas antes do início dos estudos. Pode ter questões norteadoras. As abstrações se formam a partir da inspeção dos dados do processo.

19 Resumindo... Assunto: Recursos Humanos
Problema : Perfil dos trabalhadores de transporte urbano e o atendimento a população; Hipótese: O perfil ocupacional dos trabalhadores de transporte urbano está diretamente relacionado com a qualidade do atendimento; Questão : Será que o perfil ocupacional dos trabalhadores de transporte urbano está relacionado com as características do atendimento á população?

20 Vamos exercitar? Tentem descobrir o problema, hipótese e questões que poderiam estar relacionadas as seguintes pesquisas.

21 Vamos pensar ... Em busca de uma instituição para a pessoa idosa morar: motivos apontados por familiares. Características da utilização de serviços de atenção básica à saúde nas regiões Sul e Nordeste do Brasil: diferenças por modelo de atenção. Diagnósticos de Enfermagem do Padrão Mover em idosos de uma comunidade atendida pelo Programa Saúde da Família. Impacto da consulta de enfermagem na frequência de internações em pacientes com insuficiência cardíaca em Curitiba – Paraná.

22 OBRIGADA!!!


Carregar ppt "Enfa. Edmara Teixeira Oliveira Enfa. Cíntia Lira Borges"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google