A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Coleta de dados Entrada no Campo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Coleta de dados Entrada no Campo."— Transcrição da apresentação:

1 Coleta de dados Entrada no Campo

2 Vários procedimentos para coleta de dados
Coleta documental Observação Entrevista Questionário Formulário Medidas de opiniões e atitudes testes

3 Existem várias formas e técnicas de realizar o trabalho de campo mas os instrumentos principais são:
Observação Entrevista

4 Instrumentos do trabalho de campo
Observação Entrevista Feita sobre tudo que não é dito mas pode ser visto por um observador atento Tem como matéria prima a fala do entrevistado.

5 Neutralidade na Pesquisa
Aspectos teóricos Aspectos Operacionais A forma de colocar isto em prática depende do objetivo do pesquisador – ele vai recortar um pedaço da realidade para observar e descrever. Como fica a neutralidade?

6 Tanto o observador como o observado interferem no conhecimento da realidade.
Por isso a pesquisa social nunca é neutra.

7 Entrevistas: Podem ser consideradas como conversas com finalidades
Podem ser classificadas em: 1) Sondagem de opinião: Questionário totalmente estruturado e o informante esta restrito a dar respostas somente as perguntas formuladas pelo pesquisador. 2) Semi-estruturadas: Perguntas fechadas e abertas o entrevistado pode discorrer sobre o tema

8 3) Aberta em profundidade: O participante fala livremente sobre o tema e as perguntas do entrevistador são feitas para aprofundar o que o entrevistado diz 4) Focalizada: Quando se destina a esclarecer apenas um determinado problema 5) Projetivas: Usa recursos visuais como filmes, fotos. Geralmente é utilizada quando existem problemas difíceis de serem tratados diretamente.

9 Tipo de dados produzidos
1) Primários: informações diretamente colhidas através do diálogo com o entrevistado e tratam da reflexão deste sobre a sua realidade. Podem ser considerados subjetivos pois só podem ser conseguidos com a ajuda do entrevistador. São: Opiniões, sentimentos, condutas, razões para determinados comportamentos, etc. 2) Secundários: poderiam ser obtidos por meio de outras fontes (censo, estatística, registros civis)

10 A entrevista também está sujeita às mesma dinâmicas que interferem nas interações sociais

11 Considerações Práticas
Apresentação: Alguém de confiança pode fazer o “elo” entre o entrevistador e o entrevistado. Menção do interesse: falar de forma resumida do que se trata o trabalho em linguagem do senso comum Apresentar credencial: Carta de apresentação da Instituição

12 Justificativa da escolha do entrevistado: Por que ele foi selecionado
Conversa inicial – Aquecimento – Serve para quebrar o gelo e depende de habilidades sociais importantes do pesquisador.

13 Organização dos dados

14 Elaboração e classificação de dados
Seleção Codificação Tabulação

15 Seleção Análise para detectar possíveis falhas para evitar produzir dados confusos ou imprecisos Problemas: Registro de grandes quantidades de dados Registros incompletos Solução: voltar para coleta

16 Codificação Categorizar dados que se relacionam
Agrupá-los em categorias Transformar o quantitativo em qualitativo

17 Tabulação Disposição dos dados em tabelas gráficos
Síntese dos dados para melhor visualização e interpretação.

18 Seleção dos dados válidos
Grupos de estudo Cursos Congressos Supervisão Representação gráfica Codificação/categorizaçã o Tabulação

19 Interpretação dos dados
Dar significado mais amplo às respostas encontradas e relacioná-las a outros conhecimentos. Mesmo com dados válidos a análise e a interpretação deste é que determina o valor da pesquisa.

20 Representação dos dados
Gráficos, tabelas e gráficos Evidenciar diferenças, semelhanças e relações Apresenta de forma clara e objetiva idéias e relações independentemente do texto.

21 Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa

22 Análise de dados O foco principal é explorar o conjunto de opiniões colhidas sobre o tema investigado. Opiniões com características comuns Opiniões com diversidade de crenças A Análise e a interpretação dos dados deve olhar para o que é homogêneo e também para o que é diferente.

23 Descrição X Análise X Interpretação
Descrição: Apresentação fiel das opiniões colhidas. Análise: Decomposição dos dados com o objetivo de Ir além do descrito, busca-se evidenciar possíveis relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores. Interpretação : Objetivo é encontrar sentido entre as falas para chegar a uma conclusão que vai além do que foi descrito. Pode ser feita após a descrição ou a análise.

24 3 Formas de tratamento Descrição Análise Interpretação
Apresentação fiel das opiniões colhidas Decomposição dos dados com o objetivo de Ir além do descrito, busca-se relação entre as partes Aqui o objetivo é encontrar sentido entre as falas para chegar a uma conclusão que vai além do que foi descrito Não tem uma demarcação distintas e não são excludentes. Os primeiros são úteis para os demais.

25 INTERPRETAÇÃO Em uma pesquisa qualitativa é:
O ponto de partida: porque se inicia com as interpretações dos entrevistados O ponto de chegada: porque é a interpretação das interpretações

26 INTERPRETAÇÃO É a hora da finalização do trabalho pois o pesquisador deve relacionar o material coletado com a sua fundamentação teórica. IMPORTANTE: voltar às fases anteriores – quando as informações coletadas não são suficientes para produzir dados pode-se voltar para o campo para busca de informações mais específicas.

27 A análise e a interpretação dos dados é que determinam o valor da pesquisa.


Carregar ppt "Coleta de dados Entrada no Campo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google