A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

/ 13 13 de Setembro de 20041 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "/ 13 13 de Setembro de 20041 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados."— Transcrição da apresentação:

1 / 13 13 de Setembro de 20041 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 “Ferramentas Livres para Atendimento as Áreas de Processo do CMMI Nível 2” Por Ricardo André C. de Souza racs2@cin.ufpe.br

2 / 13 13 de Setembro de 20042 Roteiro 4MotivaçãoMotivação 4CMMICMMI 4Software LivreSoftware Livre 4Ferramentas de SW LivreFerramentas de SW Livre 4Relação entre PA’s e Ferramentas LivresRelação entre PA’s e Ferramentas Livres 4Conclusões e Trabalhos FuturosConclusões e Trabalhos Futuros 4ReferênciasReferências

3 / 13 13 de Setembro de 20043 Motivação l Difusão de softwares livres nas organizações público/privadas; l Ética, no que diz respeito a pirataria de softwares; l Determinação do governo federal à adoção de softwares livres nos órgãos públicos (escolas, universidades, repartições, etc); l Estímulo a estudantes, pesquisadores e profissionais a adaptarem os softwares livres existentes às suas necessidades; l Viabilizar a implantação de um modelo de qualidade em organizações que tem recursos limitados quanto a aquisição de softwares.

4 / 13 13 de Setembro de 20044 CMMI Propósito l Fornecer guias para o melhoramento de processos e para o gerenciamento do desenvolvimento, aquisição, e manutenção de produtos e serviços. Representações l Contínua – similar a ISO/IEC 15504, abordagem mais flexível, alinhada ao objetivo de negócio da organização. l Em estágios – similar a SW-CMM, oferece um passo a passo detalhado para melhoria do processo, define níveis de maturidade.

5 / 13 13 de Setembro de 20045 CMMI Componentes da Representação em Estágios Níveis de Maturidade Área de Processo 1Área de Processo 2Área de Processo n Objetivos Específicos Práticas Específicas Objetivos Genéricos Características Comuns (CO, AB, DI, VE) Práticas Genéricas Estágio evolutivo de melhoramento de processo Nível 1 – Inicial, Nível 2 – Gerenciado, Nível 3 – Definido, Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente, Nível 5 – Otimizando. Conjunto de práticas que satisfazem um conjunto de objetivos importantes para se ter melhoria significativa na área. Descrevem o que deve ser implementado para satisfazer a área de processo. Descrevem as atividades para cumprimento dos objetivos específicos de uma PA Podem aparecer em múltiplas PA’s. Maior controle no planejamento e implantação de processos. Organizam as práticas genéricas CO – Compromisso a executar, AB – Habilidade a executar, DI – Direcionando a execução, VE – Verificando a execução. Asseguram que os processos associados a uma PA sejam eficazes, repetíveis e duradouros.

6 / 13 13 de Setembro de 20046 CMMI Nível 2 - Gerenciado l Os requisitos são gerenciados e os processos são planejados, realizados, medidos e controlados; Áreas de Processo l Gerenciamento de Requisitos, l Planejamento de Projeto, l Controle e Monitoramento de Projeto, l Gerenciamento do Fornecedor, l Análise e Medição, l Garantia da Qualidade do Produto e do Processo.

7 / 13 13 de Setembro de 20047 Software Livre Definição l Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo e distribuí-lo, seja na forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo; l A possibilidade de modificação implica em que o código fonte esteja disponível (Open Source) e o software deve poder ser executado em um sistema operacional também livre. Freeware l Softwares que permitem a redistribuição mas não a modificação, e seu código fonte não é disponibilizado.

8 / 13 13 de Setembro de 20048 Software Livre Histórico l Em 1985 foi criada a Free Software Foundation, motivada pela indignação do então integrante do MIT, Richard Stallman, contra a proibição de se acessar o código fonte de um software, desenvolvido a partir do conhecimento acumulado de tantos outros programadores; l A idéia era produzir um sistema operacional livre que tivesse a lógica do sistema Unix que era proprietário. Por isso, os vários esforços de programação eram reunidos em torno do nome GNU (Gnu Is Not Unix); l A fundação inventou a GPL (General Public License), conhecida como copyleft em contraposição a copyright, para garantir que os esforços coletivos não sejam indevidamente considerados propriedades de alguém;

9 / 13 13 de Setembro de 20049 Software Livre Histórico (Continuação) l Com a difusão da Internet, o movimento de software livre ganhou o mundo e logrou produzir um sistema operacional livre, completo e multifuncional; l Em 1992, o finlandês Linus Torvald conseguiu compilar todos os programas do movimento GNU em um kernel (núcleo central), o que viabilizou o sistema operacional; l Torvald denominou este seu esforço de Linux (Linus for Unix), nascendo o GNU/Linux.

10 / 13 13 de Setembro de 200410 Ferramentas de SW Livre FerramentaCaracterísticas PrincipaisS.O.LPs QualConRastreamento de Requisitos.Windows, LinuxDelphi, PHP TUTOSGerenciamento de Catálogos de Endereços, Registro de Bugs, Gerenciamento de Atividades, Gerenciamento de Horas Trabalhadas. IndependentePHP GanttProjectPlanejamento de Projeto utilizando Gráfico de Gantt. IndependenteJava NetOfficeGerenciamento de Projeto que necessita de colaboração entre Contratante e Contratado, Registro de Discussões e Informações, Validação de Documentos IndependentePHP, JavaScript MrProjectGerenciamento de ProjetoLinuxPHP OpenOfficeFerramenta de EscritórioIndependenteC++ CVSControle de VersõesIndependenteC++ BugzillaRegistro de Defeitos (bugs) e SoluçõesIndependenteCGI ArgoUMLModelagem UMLIndependenteJava

11 / 13 13 de Setembro de 200411 Relação entre PA’s e Ferramentas Livres Área de ProcessoPrincipais Produtos de TrabalhoFerramentas Sugeridas Gerenciamento de Requisitos Registro de requisitos, Matriz de rastreabilidade de requisitos. QualCon, OpenOffice. Planejamento de Projeto WBS, Estimativa com base em dados históricos das tarefas e produtos de trabalho, Cronograma, Orçamento, Lista de Riscos. OpenOffice, CVS, TUTOS, GanttProject, MrProject. Controle e Monitoramento de Projeto Performance do projeto, monitoramento dos riscos, revisões de milestones, revisões do plano de projeto. OpenOffice, TUTOS, GanttProject, MrProject. Gerenciamento do Fornecedor Lista de fornecedores, Critérios de avaliação, Testes de Aceitação, Documentação do produto e das entregas. NetOffice, OpenOffice, QualCon. Análise e MediçãoMedidas base (homens/hora, defeitos), Medidas Derivadas (EV, SPI), Resultado das análises. OpenOffice, Bugzilla. Garantia da Qualidade do Produto e do Processo Relatórios de não-conformidades, Gerenciamento de configuração, Requisições de mudanças, Revisões de Baselines OpenOffice, MrProject, Bugzilla, TUTOS, GanttProject, CVS

12 / 13 13 de Setembro de 200412 Conclusões e Trabalhos Futuros l Ferramentas de Software Livre:  Prós: viáveis, customizáveis;  Contras: documentação de uso e instalação, suporte. l Trabalhos Futuros  Experimento real através de um estudo de caso;  Integração entre as ferramentas para automatizar o processo e evitar redundância de informações e re-trabalho.

13 / 13 13 de Setembro de 200413 Referências l CMMI Product Team. Capability Maturity Model Integration (CMMI) for Software Engineering Version 1.1, Staged Representation. SEI (Software Engineering Institute) – Carnegie Mellon, USA, Ago, 2002. ; l Implementação de Software Livre no Governo Federal. www.softwarelivre.gov.br l GNU Operating System – Free Software Foundation. www.gnu.org. l Sites de Dowload: sourceforge.net, openoffice.org, bugzilla.org, mrproject.codefactory.se, gnu.org/software/cvs.


Carregar ppt "/ 13 13 de Setembro de 20041 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco CIn - Centro de Informática Pós-Graduação em Ciência da Computação Tópicos Avançados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google