A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Teoria Geral da Administração TGA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Teoria Geral da Administração TGA"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Teoria Geral da Administração TGA

2 O que é uma Teoria ? Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real. (Zimbardo, 1970)

3 Teorias ou Conhecimentos
Existem dois tipos de conhecimentos a respeito da administração das organizações. Conhecimentos Descritivos – seu objetivo é entender e explicar o que são as organizações e como são administradas ( seus administradores). Conhecimentos Prescritivos – procura explicar como as organizações devem ser administradas. Há teorias que propõem recomendações, soluções para problemas ou decisões que devem ser tomadas em certas situações.

4 O que é a TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)?
É o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É formada por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração. Não há na teoria fórmulas ou receitas definitivas, como acontece com outras disciplinas. Teoria , em Administração, significa um conjunto de conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. (Maximiano, 2000)

5 Formação do conhecimento Administrativo
Os conhecimentos administrativos são produzidos pela observação de experiências práticas das organizações e de seus administradores. Há duas fontes principais para a construção deste conhecimento: a própria experiência prática e os métodos científicos

6 Conceitos Básicos em Administração

7 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Objetivos Decisões Recursos Pessoas Administradores e Gerentes Importância Social da Administração Impacto da Qualidade da Administração

8 1. Objetivos São os resultados esperados que as organizações e sistemas procuram atingir, por meio do emprego de recursos.

9 2. Decisões Significa fazer Escolhas
3. Recursos - pessoas - informação e conhecimento - espaço - instalações - dinheiro - tempo

10 4. Pessoas São os principais agentes Estão no centro do processo administrativo
5. Administradores e Gerentes São as pessoas que tomam as decisões administrativas

11 6. Importância Social da ADM Processo que procura assegurar a eficiência e a eficácia das organizações

12 Capacidade de realizar objetivos.
Eficiência e Eficácia EFICIÊNCIA : Força, virtude de produzir um resultado, eficácia. Capacidade de realizar objetivos. EFICÁCIA: Que produz o resultado desejado, que dá bom resultado. Capacidade de utilizar positivamente os recursos. Realizar o mesmo objetivo com menor quantidade de recursos.

13 7. Impacto da Qualidade da ADM
O bom ou o mau funcionamento de uma organização afetam a qualidade de vida da sociedade

14 O que é Administração ?

15 ADMINISTRAÇÃO “Tarefa que possibilita atingir objetivos previamente definidos , com maior eficiência, ou seja, com maior rapidez”. (Capinussú, 1993) “É a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados”. ( Paro, 1988) “Constitui uma importante atividade, em uma sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem, através das organizações (...) é basicamente a coordenação de atividades grupais”. (Chiavenato, 1983) “É fazer através de outras pessoas” (Dale, 1965)

16 Administração Objetivos, decisões e recursos são as palavras-chaves na definição do conceito de administração. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Para esclarecer e ampliar a definição: A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo” ( Maximiano, 2000)

17 Campo de Aplicação da Administração
A TGA abrange os conhecimentos descritivos ou prescritivos que se relacionam com as organizações, os administradores e o processo administrativo. Seu objetivo final é a preparação de administradores para todos os tipos de organização.

18 OBJETIVOS DAS TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO - TGA
Para alguns autores (Chiavenato 1983; Carvalho 1986; David 1987; Lodi 1971; Raymundo 1992), a Administração apresenta dois Objetivos Principais: 1. Proporcionar Eficiência e Eficácia às Organizações e 2. Cumprir a tarefa de interpretar os objetivos propostos pelas organizações e estabelecer as maneiras de alcançá-los através da Ação Administrativa.

19 O QUE É A AÇÃO ADMINISTRATIVA OU FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS?
Constitui-se pelo desdobramento de quatro Funções Administrativas, conhecidas por: Planejamento Organização Direção Controle

20 Administração na Educação Física

21 TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO
NA EDUCAÇÃO FÍSICA: A administração aplicada à Educação Física fundamenta-se na pretensa universalidade dos princípios da Administração Empresarial, os quais são tidos como princípios administrativos das organizações de modo geral.

22 A aplicação dos princípios da Administração na Educação Física determina que sua organização assuma como propósito, capacitar grupos de pessoas para realizar funções específicas, com objetivos próprios. Desta maneira, fica claro a necessidade de controle e coordenação de ações por pessoas ou órgãos com o que Capinussú (1993) define ser, Funções Tipicamente Administrativas: Planejamento Organização Direção Controle

23 Faz parte da Administração aplicada à Educação Física
a organização da Educação Física e do Esporte que compreende o estudo de entidades que dirigem a Educação Física e o Esporte no Brasil e no Mundo, e as normas que possibilitam a realização dessas atividades com o máximo de eficiência e economia.


Carregar ppt "Introdução à Teoria Geral da Administração TGA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google