A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Teoria Geral da Administração TGA. Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Teoria Geral da Administração TGA. Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Teoria Geral da Administração TGA

2 Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para enquadrar alguma parte do mundo real. (Zimbardo, 1970) O que é uma Teoria ?

3 Teorias ou Conhecimentos Existem dois tipos de conhecimentos a respeito da administração das organizações. 1.Conhecimentos Descritivos 1.Conhecimentos Descritivos – seu objetivo é entender e explicar o que são as organizações e como são administradas ( seus administradores). 2.Conhecimentos Prescritivos 2.Conhecimentos Prescritivos – procura explicar como as organizações devem ser administradas. Há teorias que propõem recomendações, soluções para problemas ou decisões que devem ser tomadas em certas situações.

4 O que é a TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO (TGA)? É o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É formada por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração. Não há na teoria fórmulas ou receitas definitivas, como acontece com outras disciplinas. Teoria, em Administração, significa um conjunto de conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. (Maximiano, 2000)

5 Formação do conhecimento Administrativo Os conhecimentos administrativos são produzidos pela observação de experiências práticas das organizações e de seus administradores. Há duas fontes principais para a construção deste conhecimento: a própria experiência prática e os métodos científicos

6 Conceitos Básicos em Administração

7 FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Objetivos Decisões Recursos Pessoas Administradores e Gerentes Importância Social da Administração Impacto da Qualidade da Administração

8 1. Objetivos 1. Objetivos São os resultados esperados que as organizações e sistemas procuram atingir, por meio do emprego de recursos.

9 2. Decisões 2. Decisões Significa fazer Escolhas 3. Recursos - pessoas - informação e conhecimento - espaço - instalações - dinheiro - tempo - pessoas - informação e conhecimento - espaço - instalações - dinheiro - tempo

10 4. Pessoas 4. Pessoas São os principais agentes Estão no centro do processo administrativo 5. Administradores e Gerentes 5. Administradores e Gerentes São as pessoas que tomam as decisões administrativas

11 6. Importância Social da ADM P 6. Importância Social da ADM P rocesso que procura assegurar a eficiência e a eficácia das organizações

12 Eficiência e Eficácia EFICIÊNCIA : EFICIÊNCIA : Força, virtude de produzir um resultado, eficácia. Capacidade de realizar objetivos. EFICÁCIA: EFICÁCIA: Que produz o resultado desejado, que dá bom resultado. Capacidade de utilizar positivamente os recursos. Realizar o mesmo objetivo com menor quantidade de recursos.

13 7. Impacto da Qualidade da ADM O bom ou o mau funcionamento de uma organização afetam a qualidade de vida da sociedade

14 O que é Administração ?

15 ADMINISTRAÇÃO Tarefa que possibilita atingir objetivos previamente definidos, com maior eficiência, ou seja, com maior rapidez. (Capinussú, 1993) É a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados. ( Paro, 1988) Constitui uma importante atividade, em uma sociedade pluralista que se baseia no esforço cooperativo do homem, através das organizações (...) é basicamente a coordenação de atividades grupais. (Chiavenato, 1983) (Dale, 1965) É fazer através de outras pessoas. (Dale, 1965)

16 Administração Objetivos, decisões e recursos são as palavras-chaves na definição do conceito de administração. Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos. Para esclarecer e ampliar a definição: A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação em que haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. ( Maximiano, 2000)

17 Campo de Aplicação da Administração A TGA abrange os conhecimentos descritivos ou prescritivos que se relacionam com as organizações, os administradores e o processo administrativo. Seu objetivo final é a preparação de administradores para todos os tipos de organização.

18 OBJETIVOS DAS TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO - TGA Para alguns autores (Chiavenato 1983; Carvalho 1986; David 1987; Lodi 1971; Raymundo 1992), a Administração apresenta dois Objetivos Principais: 1. Proporcionar Eficiência e Eficácia às Organizações e Ação Administrativa. 2. Cumprir a tarefa de interpretar os objetivos propostos pelas organizações e estabelecer as maneiras de alcançá- los através da Ação Administrativa.

19 AÇÃO ADMINISTRATIVA O QUE É A AÇÃO ADMINISTRATIVA OU FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS? Funções Administrativas Constitui-se pelo desdobramento de quatro Funções Administrativas, conhecidas por: Planejamento Organização Direção Controle

20 Administração na Educação Física

21 A administração aplicada à Educação Física fundamenta-se na pretensa universalidade dos princípios da Administração Empresarial, os quais são tidos como princípios administrativos das organizações de modo geral. TEORIAS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA:

22 capacitar grupos de pessoas para realizar funções específicas, com objetivos próprios. A aplicação dos princípios da Administração na Educação Física determina que sua organização assuma como propósito, capacitar grupos de pessoas para realizar funções específicas, com objetivos próprios. necessidade de controle e coordenação de ações por pessoas ou órgãos Desta maneira, fica claro a necessidade de controle e coordenação de ações por pessoas ou órgãos com o que Capinussú (1993) define ser, Funções Tipicamente Administrativas: Planejamento Organização Direção Controle

23 Faz parte da Administração aplicada à Educação Física a organização da Educação Física e do Esporte que compreende o estudo de entidades que dirigem a Educação Física e o Esporte no Brasil e no Mundo, e as normas que possibilitam a realização dessas atividades com o máximo de eficiência e economia.


Carregar ppt "Introdução à Teoria Geral da Administração TGA. Essencialmente, uma teoria é uma representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google