A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Didática da Alfabetização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Didática da Alfabetização"— Transcrição da apresentação:

1 Didática da Alfabetização
8 º Encontro Didática da Alfabetização

2 Leitura do Livro: A verdadeira história do Chapeuzinho vermelho.
Comentário sobre o texto e a mensagem que ele transmitiu a cada participante. Dúvidas sobre o encontro passado.

3 Retomada sobre o texto estratégia de leitura:
Antecipação: Ler o título e supor o que a história irá retratar. Seleção: Alguma palavra que chamou atenção do texto Inferência: Questionamentos Decodificação: A leitura do texto Verificação: Verificação de fatos e idéias.

4 VÍDEO: O QUE ACONTECE QUANDO LEMOS ?

5 Socialização sobre o vídeo

6 Leitura em grupo: As ideias das crianças sobre a leitura.
Construção de idéias: Texto e imagem A palavra representa a imagem A imagem tem sentido, a palavra ainda não. A relação com a imagem depende da evolução da hipótese. A palavra não tem estabilidade. Realismo nominal Relação entre grafema e fonema buscando som inicial.

7 Texto e suas partes: A palavra tem sentido
Texto e suas partes: A palavra tem sentido. Em primeiro lugar identificam os substantivos e em segundo lugar os verbos.

8 Planejamento: idéias do grupo.
Leitura em voz alta (diária). Diversidades de gêneros Trabalhar concominantemente leitura escrita. Interdisciplinariedade. Leitura de ajuste. Montagem do mural com diferentes gêneros. Leitura para identificação de palavras. Leitura feita pelo aluno. Agrupamento produtivo. Sacola de leitura (com diferentes gêneros).

9 VÍDEO: Planejamento na prática pedagógica.
Planejar não é só uma palavra classificada na gramática da língua portuguesa como verbo. É mais do que isso: uma ação que se realiza para definir metas, objetivos a serem alcançados, estratégias para atingi-los, critérios para verificar o alcance do que foi proposto e, naturalmente formas e modos diversos para corrigir desvios e melhorar o desempenho. Especialmente planejar é um processo permanente, de usos e senso comuns, que faz parte do dia a dia da nossa vida e em todas as situações. Na escola o planejar é uma tarefa pertinente, subjacente e própria ao ensinar e ao aprender e às atividades em geral, sejam administrativas ou pedagógicas.

10 O encontro proporcionou aprofundar nossos conhecimentos sobre hipóteses e estratégias de leitura.
O conteúdo abordado, contribuiu muito para repensarmos no processo ensino e aprendizagem da língua e aprimorar nossa prática, encontrando maneiras diversificadas de planejar atividades. ATÉ O PRÓXIMO ENCONTRO


Carregar ppt "Didática da Alfabetização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google