A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO DE DIREITO REVISÃO DE LITERATURA OBJETIVOS Adquirir e transmitir conhecimento de estudos e resultados obtidos no tópico de investigação. Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados Identificar fraquezas e limitações de teorias existentes Estrutura clara que permita uma clara sistematização de principais idéias e resultados

2 Revisão Literatura: processo de escrita (1)
Passo 1: Definir com grande precisão qual o problema central a investigar Passo 2: Definir quais as diferentes “Passo 3: Pesquisar artigos (em boas revistas) relacionados com diferentes temas. Passo 4: Ler e fazer sumários de alguns artigos Passo 5: Definir estrutura, forma de organizar informação ao leitor. Passo 6: Colocar informação já obtida com leitura de artigos no “local certo” da estrutura que definiram. Passo 7: Voltar à tarefa de ler artigos (passo 3), sempre colocando diferente informação obtida no “local certo” da estrutura.

3 Ficha sumário de artigos:
Objetivo do artigo:________________________________ Principal linha de argumentação teórica:_________________ -Tipo de estudos realizados: _________________________ Estudo1:______________ Estudo 2:_______________ Conclusões:_____________________________________ Fraquezas, limitações e oportunidades:__________________

4 Como escrever uma revisão de literatura:
Assuntos devem estar organizados segundo um “esqueleto”/estrutura que faça sentido. Autores nunca devem ser apresentados em bloco. Informação deve ser apresentada respeitando os temas das diversas secções e sub-secções. Informação deve ser sempre apresentada de um modo entrelaçado. Todas as informações que não são nossas conclusões ou interpretações devem estar devidamente referenciadas. Temos que ter sempre presente qual o ponto que estamos a querer fazer sobressair e clareza na apresentação de argumentos.

5 Como escrever uma revisão de literatura:
Esforço em desenvolver uma estrutura clara. Pensar: O que é importante? Que tipo de secções usam habitualmente os autores? Quais os diferentes assuntos que eu quero abordar? Então devo criar diferentes secções para cada um destes assuntos... Que seqüência de idéias quero apresentar? Ter sempre bem presente qual é o problema central de investigação. Sempre que se acaba de ler um artigo fazer “registro” de informação relevante, colocando-a na secção certa.


Carregar ppt "Apresentar de forma sucinta e pertinente principais resultados"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google