A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma história de resistência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma história de resistência"— Transcrição da apresentação:

1 Uma história de resistência
Questão Basca Uma história de resistência Mauro Vranjac

2 PAÍS VASCO Os bascos são conhecidos nas línguas locais como:
euskaldunak (falantes de basco) ou euskotarrak (nativos do País Basco) em basco.

3 PAÍS VASCO Os bascos são considerados o grupo étnico- cultural sobrevivente mais antigo da Europa. Sua origem é desconhecida mas suspeita que eles estabeleceram na península Ibérica em a.c. Com a conformação dos estados europeus os bascos ficaram divididos entre Espanha e França.

4 PAÍS VASCO

5 PAÍS VASCO A reivindicação do basco hoje, junto ao governo espanhol é a sua autodeterminação para formara uma república basca. Os basco sofreram repressões durante a guerra espanhola e pelo nazismo da Alemanha. Esse episódio ficou marcado na famosa tela do artista Picasso.

6 Guernica – do pintor cubista Pablo Picasso – nasceu das impressões causadas no artista pela visão de fotos retratando as conseqüências do intenso bombardeio sofrido pela cidade de Guernica, anteriormente capital basca, durante a Guerra Civil Espanhola , em abril de 1937.

7 Também durante a ditadura do General Franco na Espanha( ), os movimentos nacionalistas foram duramente reprimidos. Franco ordenou a proibição do uso da língua e dos costumes bascos. E foi nesse cenário que surgiu o grupo terrorista basco ETA (Pátria Basca e liberdade)

8 Luta Armada - grupo guerrilheiro ETA (Euzkadi Ta Askatana, que em vasconço significa “Pátria Basca e Liberdade”). O ETA surgiu em 1959 como um movimento socialista fundado através da união de diversos grupos políticos. Desde a Guerra Civil Espanhola ( ) e do bombardeio à cidade de Guernica pelos nazistas alemães como represália ao apoio do povo basco aos republicanos, o sentimento nacionalista basco foi se tornando cada vez mais forte, e o ETA decidisse pela luta armada com o apoio da população.

9

10 Com o final da ditadura de Franco (1975) e os direitos da Constituição (1978), o grupo ETA começa a perder força ante a população basca. Em março de 2006 o ETA declara uma trégua que durou apenas 14 meses. O ETA já decretou várias tréguas desde 1981, mas, apenas oito delas foram de fato efetivadas. Atualmente o Partido Nacionalista Basco (PNV) tenta um acordo com o governo espanhol onde o povo basco decidirá sobre o tipo de governo a ser adotado e sobre a relação política entre o País Basco e a Espanha.


Carregar ppt "Uma história de resistência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google