A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL V FORMAÇÃO FORTALEZA, SETEMBRO DE 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL V FORMAÇÃO FORTALEZA, SETEMBRO DE 2009."— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL V FORMAÇÃO FORTALEZA, SETEMBRO DE 2009

2 PROJETO DA AVALIAÇÃO AO ACOMPANHAMENTO Para poder trabalhar com crianças, é preciso acompanhar e aprender sobre elas, assim:  é indispensável acompanhá-las enquanto trabalham em atividades complexas de aprendizagem;  é importante não classificá-las em uma estrutura de expectativas e normas;  é preciso acompanhar as aprendizagens como a única maneira de não valorizar somente o resultado, mas sim todo percurso construído no processo da aprendizagem.

3 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REGISTRO Variados instrumentos de documentação pedagógica:  Diário de campo: caderno de registro do professor, no qual o professor registra não apenas dados objetivos, mas sentimentos e interpretações do cotidiano;  Anedotários: fichas individuais das crianças onde são registrados os aspectos de cunho afetivo e sociais dos relacionamentos, além de episódios ocorridos com as crianças.

4  Diário de aula: instrumento no qual o professor planeja suas atividades e relata os acontecimentos, podendo servir como fonte de informação e subsídio para reflexão.  Memória do grupo: É um diário, um espaço coletivo de registro.  Planilhas: material quantitativo que ajuda no controle de objetivos levantados por aluno e professora. INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REGISTRO

5  Entrevistas: Registro de diálogos entre diferentes atores (pais, professores e crianças).  Debates: é o registro escrito ou gravado de conversas e idéias, podendo constituir-se em elemento avaliador e qualificador do trabalho na classe, considerando as habilidades sociais das crianças ao fazer uma releitura do percurso de aprendizagem e construir novos caminhos.

6 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REGISTRO  Relatórios narrativos de acompanhamento das crianças e de estudos: caracterizado por desenhos,textos, diários de aprendizagem e agendas.  Auto-avaliação: análise do trabalho com as crianças e seleção dos trabalhos mais significativos.  Trabalho de integração: são propostas pedagógicas que envolvem trabalho intelectual, manual e criativo das crianças em busca de uma integração entre diferentes áreas do conhecimento.

7 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REGISTRO  Coleta de amostras de trabalho: Seleção de materiais significativos durante um percurso de trabalho.  Fotografias, gravações em vídeo e som: inspira a reflexão e ainda permite quem não estava presente desfrutar dos fatos vivenciados.  Depoimentos de pais: é imprescindível a participação dos pais no processo, criando uma comunicação permanente com a escola.

8 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REGISTRO  Comentários dos colegas: análise dos colegas sobre os trabalhos feitos pode ser um interessante momento de partilha.  Teorias de desenvolvimento, aprendizagem e ensino: As leituras do professor e as teorias que postulam precisam estar presentes para reafirmar o caráter intelectual de sua ação.

9 UMA SÍNTESE... “ Descrevemos uma série de instrumentos de acompanhamento dos quais o professor pode valer-se para desenvolver seu processo de documentação e construção de dossiês e portfólios. Isso não significa, porém, que será necessário utilizar todos eles; na verdade, é preciso selecionar e planejar seu uso, já que o acompanhamento é feito por meio de ações contínuas e não de improvisações ao final do ano” (Barbosa, 2008, p.___).

10 DIFERENÇAS ENTRE PORTFÓLIOS, DOSSIÊS E ARQUIVOS BIOGRÁFICOS  Dossiês: são temáticos, utilizados pelo professor e pelas crianças para compreensão do processo de ensino e aprendizagem realizado pelo grupo, com o intuito de organizar e apresentar suas aprendizagens relativas a um determinado tema.  Portfólios: são pastas que recolhem os trabalhos produzidos pelas crianças através de várias modalidades de expressão durante um período de tempo.

11 AINDA SOBRE OS PORTFÓLIOS... Os materiais são periodicamente analisados com as crianças e com os pais, para que se discutam progressos, as áreas em que se deve trabalhar para ampliar potencialidades, os progressos, as dificuldades das crianças e a proposta de novos desafios.

12 DIFERENÇAS ENTRE PORTFÓLIOS, DOSSIÊS E ARQUIVOS BIOGRÁFICOS  Arquivos biográficos: constituem-se em um valioso documento de acompanhamento que, busca oferecer aos protagonistas (crianças, professores e pais) a oportunidade de “reouvir”, revisitar, relembrar experiências e acontecimentos que marcaram significativamente suas histórias na escola de Educação Infantil. Por ser um documento que recolhe diferentes materiais como desenhos, pinturas, falas das crianças e fotos, revela a unicidade e a diversidade e de cada criança por meio desses recortes do cotidiano.

13 A documentação.... A construção da documentação sobre a criança é uma maneira de lhe dar uma atenção especial e de valorizar e identificar diferenças e estilos individuais. Permite que cada professor torne a experiência de cada criança única e especial (Giovanini citado em Gandini e Edwards, 2002, p. ____ )


Carregar ppt "PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL V FORMAÇÃO FORTALEZA, SETEMBRO DE 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google