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Estratégias de mensagem

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Apresentação em tema: "Estratégias de mensagem"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de mensagem
Os processos de persuasão em criação publicitária O processo quadrifásico aristotélico O método da emulação Formas de capturar a atenção do consumidor Criação de textos baseados na Hierarquia de Necessidades de Maslow Redação a partir de rede semântica

2 Publicidade é persuasão.
Convencer – vencer conceitos existentes na mente do consumidor; Persuadir – concordar com o que consumidor já pensa e trazê-lo para o produto. Localizar valores do consumidor e associar às características do produto. Criar elo entre valores do consumidor e as características ou valores expressos pela comunicação do produto.

3 Processos de persuasão
Aristóteles – Exórdio Narração Provas Peroração

4 Localização no anúncio
Etapa da processo Localização no anúncio Função Exórdio Título e na imagem Chamar a atenção do observador. Narração Imagem e início do texto Envolver o observador na situação proposta. Provas Miolo do texto Justificar racionalmente as vantagens do produto anunciado. Peroração Fim do texto assinatura de campanha, logomarca, slogan Concluir o raciocínio, incentivar a ação, lembrar a marca anunciante.

5 Engarrafados, o Itaú foi feito para você que vive numa cidade como esta, onde as pessoas conseguem ler um outdoor com 84 palavras enquanto estão paradas no trânsito. Quem perde um tempão no trânsito,precisa ganhar tempo no banco. Por isso, o Itaú tem mais de 17 mil caixas eletrônicos, Itaú Bankline e mais de 2 mil agências em todo o Brasil. Com o Itaú, seu carro pode ficar paradão, mas sua vida anda que é uma beleza. Itaú. Feito para você.

6 Lavidge e Steiner AIDA Dagmar Adoção
Nível de informação (cognitivo) Nível afetivo (atitude) Nível de comportamento (conativo) Notoriedade Conhecimento Apreciação Preferência Convicção Compra Atenção Interesse Desejo Ação Compreensão Tomada de consciência Avaliação Experimentação

7 Seduzir para criar uma relação positiva e de afeição.
Emulação – processo de aproximação , de similarização entre as características do produto e os valores do consumidor. A escolha da linha de argumentação, das palavras, da expressão e da visão de mundo presente no texto publicitário externa a busca pela simpatia, pela afinidade com o consumidor. Fator central – conciliar a visão de mundo do produto anunciado com a visão de mundo do consumidor a ser atingido pela propaganda.

8 Processo Compreender a visão de mundo do consumidor em potencial.
Traduzi-la em texto.

9 Consumidor demonstra, por sua escolha lexical, a que grupo pertence.
Compreender sua ideologia e reproduzi-la. Reforçar o pensamento por meio das palavras “certas” para expressar o universo conceitual do consumidor. Fase do espelho – Lacan – emulação

10 Sexo Amor Humor Horror Estranhamento

11 Teoria de Maslow O ser humano segue uma ordem, em etapas, de necessidades a serem atendidas. Fisológicas (alimento, água, abrigo, sexo) Segurança (proteção, ordem, estabilidade) Sociais (afeição, amizade) Ego (prestígio, status, auto-realização) Auto-realização

12 Comunicação de massa A escolha de muitas pessoas comprova que o produto é realmente bom.


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