A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GINCANA – INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GINCANA – INTRODUÇÃO A ECONOMIA"— Transcrição da apresentação:

1 GINCANA – INTRODUÇÃO A ECONOMIA

2 Os três problemas econômicos relativos a “o que”, “como” e “para quem” produzir existem:
1. a. apenas nas sociedades de planejamento centralizado. b. apenas nas sociedades de “livre iniciativa” ou capitalistas, onde o problema da escolha é mais agudo. c. em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política. d. apenas nas sociedades “subdesenvolvidas”, uma vez que desenvolvimento é, em grande parte, enfrentar esses problemas.

3 1. GABARITO a. apenas nas sociedades de planejamento centralizado. b. apenas nas sociedades de “livre iniciativa” ou capitalistas, onde o problema da escolha é mais agudo. c. em todas as sociedades, não importando seu grau de desenvolvimento ou sua forma de organização política. d. apenas nas sociedades “subdesenvolvidas”, uma vez que desenvolvimento é, em grande parte, enfrentar esses problemas.

4 A curva de possibilidade de produção é utilizada nos manuais de economia para ilustrar um dos problemas fundamentais do sistema econômico: 2. Por um lado, os recursos são limitados e não podem satisfazer todas as necessidades ou todos os desejos; por outro, é necessário realizar escolhas. Essa curva, quando construída para dois bens, mostra: os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens. b. a quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total de mão-de-obra. c. a quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade. d. quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.

5 2. GABARITO os desejos dos indivíduos perante a produção total desses dois bens. b. a quantidade total produzida desses dois bens em função do emprego total de mão-de-obra. c. a quantidade disponível desses dois bens em função das necessidades dos indivíduos dessa sociedade. d. quanto se pode produzir dos bens com as quantidades de trabalho, capital e terra existentes e com determinada tecnologia.

6 Todos os problemas estudados em economia originam-se:
3. da desigualdade na distribuição de renda. da superprodução. da escassez de recursos. dos erros cometidos pelo governo em suas ações.

7 3. GABARITO da escassez de recursos.
da desigualdade na distribuição de renda. da superprodução. da escassez de recursos. dos erros cometidos pelo governo em suas ações.

8 Os argumentos que compõem a teoria econômica são classificados como positivos ou normativos.
4. Qual a afirmação correta acerca desses argumentos? a. Os argumentos normativos referem-se ao funcionamento da economia; ao passo que os argumentos positivos tratam como o mundo deveria ser. b. A validade dos argumentos positivos não pode ser testada por meio dos fatos objetivos da realidade, uma vez que são impregnados de valores subjetivos. c. Os argumentos positivos referem-se ao funcionamento da economia; ao passo que os argumentos normativos tratam como o mundo deveria ser. d. A validade dos argumentos normativos pode ser testada a partir da simples observação dos fatos da realidade, ou seja, não são subjetivos.

9 4. GABARITO a. Os argumentos normativos referem-se ao funcionamento da economia; ao passo que os argumentos positivos tratam como o mundo deveria ser. b. A validade dos argumentos positivos não pode ser testada por meio dos fatos objetivos da realidade, uma vez que são impregnados de valores subjetivos. c. Os argumentos positivos referem-se ao funcionamento da economia; ao passo que os argumentos normativos tratam como o mundo deveria ser. d. A validade dos argumentos normativos pode ser testada a partir da simples observação dos fatos da realidade, ou seja, não são subjetivos.

10 O Princípio de Utilidade Marginal Decrescente refere-se...
5. à busca por alocação de esforços (próprios) ou de recursos financeiros em atividades variadas, cujos resultados não estejam relacionados entre si. à prática que exige que os consumidores paguem uma taxa inicial para ter direito de adquirir um bem ou serviço. A partir daí, tem-se o pagamento de uma taxa adicional para cada unidade que pretendam consumir. ao fato de que à medida que se consome mais de uma determinada mercadoria, cada unidade a mais que for consumida propiciará adições cada vez menores de utilidade. refere-se a qualquer exigência de que um produto seja adquirido ou vendido em alguma combinação determinada.

11 5. GABARITO à busca por alocação de esforços (próprios) ou de recursos financeiros em atividades variadas, cujos resultados não estejam relacionados entre si. à prática que exige que os consumidores paguem uma taxa inicial para ter direito de adquirir um bem ou serviço. A partir daí, tem-se o pagamento de uma taxa adicional para cada unidade que pretendam consumir. ao fato de que à medida que se consome mais de uma determinada mercadoria, cada unidade a mais que for consumida propiciará adições cada vez menores de utilidade. refere-se a qualquer exigência de que um produto seja adquirido ou vendido em alguma combinação determinada.

12 De acordo com as ideias dos fisiocratas:
6. a análise econômica reduzia-se aos saldos favoráveis da balança comercial. o potencial das máquinas eram consideradas como ferramentas para o aumento da produtividade. a terra era a única fonte de riqueza, e não os metais preciosos. o capitalismo funcionava mal devido à insuficiência da demanda.

13 6. GABARITO a análise econômica reduzia-se aos saldos favoráveis da balança comercial. o potencial das máquinas eram consideradas como ferramentas para o aumento da produtividade. a terra era a única fonte de riqueza, e não os metais preciosos. o capitalismo funcionava mal devido à insuficiência da demanda.

14 Karl Marx: 7. foi o criador do socialismo científico, tendo desenvolvido o materialismo histórico. acreditava que a causa dos males que afligem a humanidade está nas instituições e na fertilidade humana. é considerado o pai da economia, enquanto ciência, dado que foi ele quem sistematizou a análise econômica. preocupou-se com o equilíbrio geral e com a dependência interna de todo o sistema econômico de todos os bens e serviços.

15 7. GABARITO foi o criador do socialismo científico, tendo desenvolvido o materialismo histórico. acreditava que a causa dos males que afligem a humanidade está nas instituições e na fertilidade humana. é considerado o pai da economia, enquanto ciência, dado que foi ele quem sistematizou a análise econômica. preocupou-se com o equilíbrio geral e com a dependência interna de todo o sistema econômico de todos os bens e serviços.

16 Pensador que exerceu grande influência com suas ideias na política econômica, após a crise de 1929:
8. John Locke Adam Smith Thomas Malthus John Maynard Keynes

17 8. GABARITO John Locke Adam Smith Thomas Malthus John Maynard Keynes

18 Quem foi considerado o pai da Economia?
9. Adam Smith David Ricardo Thomas Malthus John Maynard Keynes

19 9. GABARITO Adam Smith David Ricardo Thomas Malthus
John Maynard Keynes

20 O processo de globalização:
10. não significou a ampliação do entrelaçamento econômico das várias partes do planeta. resultou na ampliação da importância relativa das economias nacionais. tornou o processo de produção de bens fragmentado; a cadeia de produção tornou-se internacional. apresentou uma ilimitada atuação do poder público, apesar do elevado percentual de capital em poder da esfera privada.

21 10. GABARITO não significou a ampliação do entrelaçamento econômico das várias partes do planeta. resultou na ampliação da importância relativa das economias nacionais. tornou o processo de produção de bens fragmentado; a cadeia de produção tornou-se internacional. apresentou uma ilimitada atuação do poder público, apesar do elevado percentual de capital em poder da esfera privada.

22 De acordo com Adam Smith, em seu livro A Riqueza das Nações, que fatores causam o enriquecimento das nações? 11. A livre concorrência, a divisão do trabalho e a regulação dos mercados. A livre concorrência, a divisão do trabalho e a não intervenção do Estado na economia (existência da mão invisível do mercado). O protecionismo, a divisão do trabalho e a regulação dos mercados. O protecionismo, a divisão do trabalho e a não intervenção do Estado na economia (existência da mão invisível do mercado).

23 11. GABARITO A livre concorrência, a divisão do trabalho e a regulação dos mercados. A livre concorrência, a divisão do trabalho e a não intervenção do Estado na economia (existência da mão invisível do mercado). O protecionismo, a divisão do trabalho e a regulação dos mercados. O protecionismo, a divisão do trabalho e a não intervenção do Estado na economia (existência da mão invisível do mercado).

24 A “política fiscal” de um governo pode ser definida como sua política relativa:
12. à relação entre o total de suas compras de bens e serviços, e o total de seus pagamentos de pensões. à regulamentação de atividades bancárias e de crédito. ao total e aos tipos de despesas, e à maneira de financiar essas despesas (tributação, levantamento de empréstimos, etc.). à regulamentação de impostos.

25 12. GABARITO à relação entre o total de suas compras de bens e serviços, e o total de seus pagamentos de pensões. à regulamentação de atividades bancárias e de crédito. ao total e aos tipos de despesas, e à maneira de financiar essas despesas (tributação, levantamento de empréstimos, etc.). à regulamentação de impostos.

26 Uma medida de política fiscal pura, anti-recessiva, materializa-se por meio de:
13. aumento de gastos do Governo ou redução de carga tributária acompanhados de um aumento nos meios de pagamentos. redução de gastos do Governo ou aumento da carga tributária acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. aumento de gastos do Governo ou redução da carga tributária com meios de pagamento constantes. redução de gastos do Governo ou aumento da carga tributária com meios de pagamento constantes.

27 13. GABARITO aumento de gastos do Governo ou redução de carga tributária acompanhados de um aumento nos meios de pagamentos. redução de gastos do Governo ou aumento da carga tributária acompanhados de um aumento nos meios de pagamento. aumento de gastos do Governo ou redução da carga tributária com meios de pagamento constantes. redução de gastos do Governo ou aumento da carga tributária com meios de pagamento constantes.

28 A carga tributária de um país é considerada progressiva quando:
14. é realizada, principalmente, por meio de impostos incidentes sobre a população industrial. onera, proporcionalmente, mais os segmentos sociais de maior poder aquisitivo. onera todos os segmentos sociais na mesma proporção. onera, proporcionalmente, mais os segmentos de menor poder aquisitivo.

29 14. GABARITO é realizada, principalmente, por meio de impostos incidentes sobre a população industrial. onera, proporcionalmente, mais os segmentos sociais de maior poder aquisitivo. onera todos os segmentos sociais na mesma proporção. onera, proporcionalmente, mais os segmentos de menor poder aquisitivo.

30 O Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é:
15. um imposto progressivo, porque se aplica tanto sobre artigos de luxo quanto sobre gêneros de primeira necessidade. um imposto regressivo, porque os ricos gastam menor porcentagem de sua renda total em mercadorias tributadas e, assim, a proporção dos pagamentos de impostos em relação à renda é maior para as pessoas pobres. um imposto progressivo, porque os ricos gastam mais do que os pobres. um imposto regressivo, porque há mais dinheiro arrecadado de um homem pobre do que de um rico.

31 15. GABARITO um imposto progressivo, porque se aplica tanto sobre artigos de luxo quanto sobre gêneros de primeira necessidade. um imposto regressivo, porque os ricos gastam menor porcentagem de sua renda total em mercadorias tributadas e, assim, a proporção dos pagamentos de impostos em relação à renda é maior para as pessoas pobres. um imposto progressivo, porque os ricos gastam mais do que os pobres. um imposto regressivo, porque há mais dinheiro arrecadado de um homem pobre do que de um rico.

32 Um tributo diz-se direto quando:
16. incide sobre a renda e a riqueza. incide sobre a produção de bens. incide sobre o valor adicionado em cada fase do processo produtivo. incide sobre a comercialização de mercadorias.

33 16. GABARITO incide sobre a renda e a riqueza.
incide sobre a produção de bens. incide sobre o valor adicionado em cada fase do processo produtivo. incide sobre a comercialização de mercadorias.

34 Diz-se que uma estrutura de impostos é regressiva quando:
17. os grupos de renda baixa pagam uma parcela proporcionalmente menor de suas rendas em impostos do que os grupos de renda mais alta. os grupos de renda baixa pagam uma parcela proporcionalmente maior de suas rendas em impostos do que os grupos de renda mais alta. os grupos de renda baixa recebem de volta benefícios do Governo em termos de assistência médica e hospitalar. as restituições dos impostos pagos não estão sujeitas à correção monetária.

35 17. GABARITO os grupos de renda baixa pagam uma parcela proporcionalmente menor de suas rendas em impostos do que os grupos de renda mais alta. os grupos de renda baixa pagam uma parcela proporcionalmente maior de suas rendas em impostos do que os grupos de renda mais alta. os grupos de renda baixa recebem de volta benefícios do Governo em termos de assistência médica e hospitalar. as restituições dos impostos pagos não estão sujeitas à correção monetária.

36 As famílias fazem parte dos mercados de bens e de fatores de produção do seguinte modo:
18. a. Constituem a demanda em ambos os mercados. b. Constituem a demanda no mercado de bens e serviços, e a oferta no mercado de fatores. c. Constituem a demanda no mercado de fatores e a oferta no mercado de bens. d. Somente fazem parte do mercado de bens.

37 18. GABARITO a. Constituem a demanda em ambos os mercados. b. Constituem a demanda no mercado de bens e serviços, e a oferta no mercado de fatores. c. Constituem a demanda no mercado de fatores e a oferta no mercado de bens. d. Somente fazem parte do mercado de bens.

38 Os bens públicos e semipúblicos se diferenciam, visto que...
19. os bens públicos têm por característica o princípio de exclusão aplicado ao consumo, ao passo que os bens semipúblicos têm por característica a indivisibilidade em seu consumo. os bens públicos têm por característica o princípio de exclusão aplicado ao consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. os bens públicos têm por características a indivisibilidade e a não exclusão em seu consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. Tem-se o princípio de exclusão aplicado ao consumo. os bens públicos têm por características a indivisibilidade e a não exclusão em seu consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. Tem-se o princípio da não exclusão aplicado em seu consumo.

39 19. GABARITO os bens públicos têm por característica o princípio de exclusão aplicado ao consumo, ao passo que os bens semipúblicos têm por característica a indivisibilidade em seu consumo. os bens públicos têm por característica o princípio de exclusão aplicado ao consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. os bens públicos têm por características a indivisibilidade e a não exclusão em seu consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. Tem-se o princípio de exclusão aplicado ao consumo. os bens públicos têm por características a indivisibilidade e a não exclusão em seu consumo, ao passo que os bens semipúblicos se colocam como um caso intermediário entre os bens públicos e o bem privado. Tem-se o princípio da não exclusão aplicado em seu consumo.

40 Assinale os fatores mais importantes que afetam a quantidade demandada:
20. a. Preço e durabilidade do bem. b. Preço do bem, renda do consumidor, custos de produção. c. Preço do bem, preços dos bens substitutos e complementares, renda e preferência do consumidor. d. Preço do bem, preços dos bens substitutos e complementares, custos de produção, preferência dos consumidores.

41 20. GABARITO a. Preço e durabilidade do bem. b. Preço do bem, renda do consumidor, custos de produção. c. Preço do bem, preços dos bens substitutos e complementares, renda e preferência do consumidor. d. Preço do bem, preços dos bens substitutos e complementares, custos de produção, preferência dos consumidores.

42 Se a curva de oferta de um bem for positivamente inclinada, um aumento no preço deste bem implicará:
21. uma situação inalterada. uma diminuição de sua quantidade ofertada. um aumento de sua quantidade ofertada. um deslocamento para a direita de sua curva de oferta.

43 21. GABARITO um aumento de sua quantidade ofertada.
uma situação inalterada. uma diminuição de sua quantidade ofertada. um aumento de sua quantidade ofertada. um deslocamento para a direita de sua curva de oferta.

44 Uma diminuição no preço de um bem, se tudo o mais permanecer constante, implicará:
22. uma diminuição da quantidade demandada deste bem. um aumento da quantidade demandada deste bem. um deslocamento para a direita da curva de demanda deste bem. um deslocamento para a esquerda da curva de demanda deste bem.

45 22. GABARITO um aumento da quantidade demandada deste bem.
uma diminuição da quantidade demandada deste bem. um aumento da quantidade demandada deste bem. um deslocamento para a direita da curva de demanda deste bem. um deslocamento para a esquerda da curva de demanda deste bem.

46 Quando o preço de um bem substituto do bem X cai, tem-se que:
23. a quantidade demandada do bem X permanece inalterada. as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X aumentam. a quantidade demandada do bem X aumenta. a quantidade demandada do bem X também cai.

47 23. GABARITO a quantidade demandada do bem X também cai.
a quantidade demandada do bem X permanece inalterada. as quantidades demandadas do bem substituto e do bem X aumentam. a quantidade demandada do bem X aumenta. a quantidade demandada do bem X também cai.

48 “Chega feriado e a história é sempre a mesma
“Chega feriado e a história é sempre a mesma. Todo mudo sai em busca de uma viagem para fugir do estresse do dia-a-dia”. 24. Tendo em vista a citação acima, suponha que você possua uma pousada em um local aprazível e procurado em período de férias, e que ocorrerá um grande feriado daqui a uma semana. Explique o que ocorrerá com o nível de preço de sua hospedagem (o novo ponto de equilíbrio): O preço da estadia vai se manter inalterado. O preço da estadia vai cair. O preço da estadia vai aumentar. Não há dados suficientes para determinar o que ocorrerá com o preço da estadia.

49 24. GABARITO O preço da estadia vai aumentar.
O preço da estadia vai se manter inalterado. O preço da estadia vai cair. O preço da estadia vai aumentar. Não há dados suficientes para determinar o que ocorrerá com o preço da estadia.

50 Suponha três bens normais – X, Y e Z
Suponha três bens normais – X, Y e Z. Os bens X e Y são substitutos, enquanto Y e Z são complementares. 25. Considerando todos os demais fatores constantes, um aumento do preço de X provocará redução na quantidade demandada de: X e também redução na de Y. X e também redução na de Z. X e aumento na de Z. Y e aumento na de X.

51 25. GABARITO X e aumento na de Z. X e também redução na de Y.
X e também redução na de Z. X e aumento na de Z. Y e aumento na de X.

52 26. Se ocorrer um furacão que destrua metade da frota pesqueira, o que
“Em uma economia, os consumidores comem dois tipos de carnes, consideradas substitutas: carne de peixe ou de frango. O insumo básico usado na criação de frangos é milho; já para pescar, é preciso alugar barcos pesqueiros.” 26. Se ocorrer um furacão que destrua metade da frota pesqueira, o que ocorrerá com o preço do milho? O preço do milho vai se manter inalterado. O preço do milho vai diminuir. O preço do milho vai subir. Não há dados suficientes para determinar o que ocorrerá com o preço do milho.

53 26. GABARITO O preço do milho vai subir.
O preço do milho vai se manter inalterado. O preço do milho vai diminuir. O preço do milho vai subir. Não há dados suficientes para determinar o que ocorrerá com o preço do milho.

54 O Produto Nacional Bruto (PNB) é o valor de mercado de:
27. todos os bens e serviços finais negociados em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços produzidos em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços transacionados em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos.

55 27. GABARITO todos os bens e serviços finais negociados em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços finais produzidos em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços produzidos em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos. todos os bens e serviços transacionados em uma economia, em um determinado período de tempo (geralmente um ano), resultantes da mobilização de recursos nacionais, independente do território econômico em que esses recursos foram produzidos.

56 Considerando-se os dois grandes agregados macroeconômicos: Produto Interno Bruto e Produto Nacional Bruto, em um sistema econômico aberto como, por exemplo, o brasileiro... 28. ...se o país remete mais renda para o exterior do que ele recebe, temos: PIB > PNB. PIB < PNB. PIB = PNB. As transações com o exterior não afetam nem o PIB nem o PNB.

57 28. GABARITO PIB > PNB. PIB < PNB. PIB = PNB.
As transações com o exterior não afetam nem o PIB nem o PNB.

58 A medida agregada para descrever o crescimento da economia ao longo do tempo é:
29. o PIB nominal. o PIB real. a taxa de desemprego. a taxa de inflação.

59 29. GABARITO o PIB real. o PIB nominal. a taxa de desemprego.
a taxa de inflação.

60 O equilíbrio de mercado é:
30. definido como a situação de mercado em que não existe nem excesso de oferta nem excesso de demanda. definido como a situação de mercado em que o preço e a quantidade de equilíbrio são aqueles que atendem, simultaneamente, às aspirações dos consumidores e dos produtores. representado graficamente pela interseção entre as curvas de oferta e demanda. Todas as alternativas apresentadas estão corretas.

61 30. GABARITO Todas as alternativas apresentadas estão corretas.
definido como a situação de mercado em que não existe nem excesso de oferta nem excesso de demanda. definido como a situação de mercado em que o preço e a quantidade de equilíbrio são aqueles que atendem, simultaneamente, às aspirações dos consumidores e dos produtores. representado graficamente pela interseção entre as curvas de oferta e demanda. Todas as alternativas apresentadas estão corretas.

62 Quando a curva de demanda por obras de arte aumenta, enquanto a curva de oferta permanece no mesmo lugar: 31. a quantidade demandada de obras de arte diminui. o preço de equilíbrio a quantidade de equilíbrio aumentam. o preço de equilíbrio diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta. a oferta de obras de arte aumenta.

63 31. GABARITO a quantidade demandada de obras de arte diminui. o preço de equilíbrio a quantidade de equilíbrio aumentam. o preço de equilíbrio diminui e a quantidade de equilíbrio aumenta. a oferta de obras de arte aumenta.

64 "Racionamento de energia elétrica diminui o consumo de sabonete e aumenta o de sabão em barra".
32. Este é o resultado de uma pesquisa que a Unilever realizou, “pela qual foi constatado que os chuveiros elétricos ligados por menos tempo nos últimos meses provocaram diminuição no consumo de sabonetes e que a menor utilização da máquina de lavar resultou em aumento do uso do sabão em pedra” (Gazeta Mercantil). Tendo em vista os resultados da pesquisa realizada, podemos constatar a seguinte relação de consumo entre os bens e serviços: Energia elétrica e sabonete: complementares no consumo. Energia elétrica e sabonete: substitutas no consumo. Detergentes próprios para máquina de lavar e sabão em pedra, em situações de racionamento de energia: complementares no consumo. Detergentes próprios para máquina de lavar e sabonete: substitutas no consumo.

65 32. GABARITO Energia elétrica e sabonete: complementares no consumo.
Energia elétrica e sabonete: substitutas no consumo. Detergentes próprios para máquina de lavar e sabão em pedra, em situações de racionamento de energia: complementares no consumo. Detergentes próprios para máquina de lavar e sabonete: substitutas no consumo.

66 O conceito de inflação de custo atribui a elevação contínua e generalizada dos preços a:
33. um excesso de demanda agregada sobre a oferta agregada ao nível dos preços vigentes. um excesso de oferta agregada sobre a demanda agregada ao nível de preços vigente. uma pressão dos proprietários de fatores de produção em busca de remunerações mais elevadas, em termos reais, para esses mesmos fatores. uma queda do valor da moeda nacional devido à valorização da moeda estrangeira.

67 33. GABARITO um excesso de demanda agregada sobre a oferta agregada ao nível dos preços vigentes. um excesso de oferta agregada sobre a demanda agregada ao nível de preços vigente. uma pressão dos proprietários de fatores de produção em busca de remunerações mais elevadas, em termos reais, para esses mesmos fatores. uma queda do valor da moeda nacional devido à valorização da moeda estrangeira.

68 Uma das consequências mais claras de todo o processo inflacionário é que:
34. o PIB, em termos reais, permanece estacionário. a classe trabalhadora e, em geral, aqueles que percebem rendas fixas sofrem uma perda de poder aquisitivo. a tecnologia da economia tende a mostrar rendimentos crescentes de escala (ou custos unitários decrescentes). a velocidade de circulação da moeda decresce.

69 34. GABARITO o PIB, em termos reais, permanece estacionário. a classe trabalhadora e, em geral, aqueles que percebem rendas fixas sofrem uma perda de poder aquisitivo. a tecnologia da economia tende a mostrar rendimentos crescentes de escala (ou custos unitários decrescentes). a velocidade de circulação da moeda decresce.

70 A política monetária e a política fiscal diferem, essencialmente, pelo seguinte fato:
35. A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo; enquanto a política fiscal trata das taxas de juros. A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito; enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos. A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito; enquanto a política fiscal funciona diretamente sobre as vendas mediante a tributação e os gastos públicos. Não há, essencialmente, diferença entre as duas, uma vez que os objetivos e as técnicas de operações são os mesmos.

71 35. GABARITO A política monetária trata dos recursos totais arrecadados e dos gastos pelo governo; enquanto a política fiscal trata das taxas de juros. A política fiscal procura estimular ou desestimular as despesas de investimento e de consumo, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito; enquanto a política monetária funciona diretamente sobre as rendas por meio da tributação e dos gastos públicos. A política monetária procura estimular ou desestimular as despesas de consumo e de investimento, por parte das empresas e das pessoas, influenciando as taxas de juros e a disponibilidade de crédito; enquanto a política fiscal funciona diretamente sobre as vendas mediante a tributação e os gastos públicos. Não há, essencialmente, diferença entre as duas, uma vez que os objetivos e as técnicas de operações são os mesmos.

72 O volume dos meios de pagamentos da economia aumenta no momento em que:
36. uma pessoa paga uma dívida junto a um estabelecimento bancário, resgatando título de crédito. o governo vende títulos ao público. uma empresa privada paga dívida a fornecedor. o governo resgata títulos públicos.

73 36. GABARITO o governo resgata títulos públicos.
uma pessoa paga uma dívida junto a um estabelecimento bancário, resgatando título de crédito. o governo vende títulos ao público. uma empresa privada paga dívida a fornecedor. o governo resgata títulos públicos.

74 Sobre a taxa de juros real, é correto afirmar que:
37. é igual à taxa nominal. corresponde à taxa básica de juros adotada no país. representa a taxa nominal de juros subtraída da taxa de inflação. funciona tendo como referente orientador a moeda do Brasil – Real (R$).

75 37. GABARITO é igual à taxa nominal. corresponde à taxa básica de juros adotada no país. representa a taxa nominal de juros subtraída da taxa de inflação. funciona tendo como referente orientador a moeda do Brasil – Real (R$).

76 A elevação da taxa de depósitos compulsórios dos Bancos Comerciais junto às Autoridades Monetárias diminui o valor do multiplicador dos meios de pagamento porque: 38. diminui o saldo de papel moeda emitido. diminui o saldo de papel moeda em poder do público. diminuem os depósitos à vista nos Bancos Comerciais. diminuem os recursos dos Bancos Comerciais para empréstimos ao público.

77 38. GABARITO diminui o saldo de papel moeda emitido. diminui o saldo de papel moeda em poder do público. diminuem os depósitos à vista nos Bancos Comerciais. diminuem os recursos dos Bancos Comerciais para empréstimos ao público.

78 Considerando a hipótese de um país estar produzindo com plena utilização dos fatores de produção, um aumento da oferta monetária provocará: 39. aumento da renda real. diminuição da renda real. aumento do nível geral de preços. aumento no emprego de mão-de-obra.

79 39. GABARITO aumento do nível geral de preços. aumento da renda real.
diminuição da renda real. aumento do nível geral de preços. aumento no emprego de mão-de-obra.

80 Uma das medidas abaixo é inconsistente com uma política tipicamente monetarista de combate à inflação. 40. Identifique-a: Restrições às operações de crédito ao consumidor. Elevação das taxas de juros. Reajustes salariais abaixo da inflação do período. Cortes em subsídios governamentais.

81 40. GABARITO Cortes em subsídios governamentais.
Restrições às operações de crédito ao consumidor. Elevação das taxas de juros. Reajustes salariais abaixo da inflação do período. Cortes em subsídios governamentais.

82 A demanda especulativa da moeda:
41. não depende da taxa de juros. está relacionada com a renda. relaciona-se diretamente com a taxa de juros. relaciona-se inversamente com a taxa de juros.

83 41. GABARITO relaciona-se inversamente com a taxa de juros.
não depende da taxa de juros. está relacionada com a renda. relaciona-se diretamente com a taxa de juros. relaciona-se inversamente com a taxa de juros.

84 Uma inflação de custos pode ser provocada:
42. por uma elevação dos gastos do governo. pela redução do poder de compra da população. por uma redução dos impostos por parte do governo. por aumentos reais de salários, acima da inflação e dos aumentos de produtividade, como resultado de pressão de sindicatos trabalhistas fortes.

85 42. GABARITO por uma elevação dos gastos do governo. pela redução do poder de compra da população. por uma redução dos impostos por parte do governo. por aumentos reais de salários, acima da inflação e dos aumentos de produtividade, como resultado de pressão de sindicatos trabalhistas fortes.

86 Quanto ao crescimento e ao desenvolvimento econômico, podemos afirmar que:
43. não pode haver crescimento econômico sem desenvolvimento econômico. encontra-se inserida no desenvolvimento econômico a acumulação de capital. para haver desenvolvimento econômico, é pré-condição ocorrer o crescimento econômico. o desenvolvimento econômico é o aumento contínuo do Produto Interno Bruto em termos globais e per capita, ao longo do tempo.

87 43. GABARITO não pode haver crescimento econômico sem desenvolvimento econômico. encontra-se inserida no desenvolvimento econômico a acumulação de capital. para haver desenvolvimento econômico, é pré-condição ocorrer o crescimento econômico. o desenvolvimento econômico é o aumento contínuo do Produto Interno Bruto em termos globais e per capita, ao longo do tempo.

88 Entende-se por crescimento econômico:
44. a melhora na composição do produto e na alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia. a relação entre os vários setores da economia. o aumento contínuo do Produto Interno Bruto em termos globais e per capita, ao longo do tempo. o "bom" uso da riqueza material e do capital humano de países ou regiões, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes.

89 44. GABARITO a melhora na composição do produto e na alocação dos recursos pelos diferentes setores da economia. a relação entre os vários setores da economia. o aumento contínuo do Produto Interno Bruto em termos globais e per capita, ao longo do tempo. o "bom" uso da riqueza material e do capital humano de países ou regiões, favorecendo o bem-estar geral de seus habitantes.

90 45. Os bens públicos são de responsabilidade do Estado. Qual a razão de sua existência? Bens Públicos são aqueles que o mercado possui a capacidade parcial de prover e o Estado busca complementar. Bens Públicos são aqueles que o mercado não é capaz de prover adequadamente (é incapaz de prover ou o faz de forma insuficiente). Assim sendo, são providos pelo mercado. Bens Públicos são aqueles que o mercado não é capaz de prover adequadamente (é incapaz de prover ou o faz de forma insuficiente). Assim sendo, são providos pelo Estado. Bens Públicos são aqueles que o mercado é capaz de prover adequadamente. Assim sendo, não há necessidade de provisão pelo Estado.

91 45. GABARITO Bens Públicos são aqueles que o mercado possui a capacidade parcial de prover e o Estado busca complementar. Bens Públicos são aqueles que o mercado não é capaz de prover adequadamente (é incapaz de prover ou o faz de forma insuficiente). Assim sendo, são providos pelo mercado. Bens Públicos são aqueles que o mercado não é capaz de prover adequadamente (é incapaz de prover ou o faz de forma insuficiente). Assim sendo, são providos pelo Estado. Bens Públicos são aqueles que o mercado é capaz de prover adequadamente. Assim sendo, não há necessidade de provisão pelo Estado.

92 46. A necessidade de atuação econômica do setor público prende-se à constatação de que o sistema de preços não consegue cumprir adequadamente algumas tarefas ou funções. Assim é correto afirmar que: A função distributiva do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado. A função alocativa do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego. O governo funciona como agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo-os para os segmentos menos favorecidos. A função estabilizadora do governo está relacionada ao fato de que o sistema de preços não leva a uma justa distribuição de renda.

93 46. GABARITO A função distributiva do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos eficientemente pelo sistema de mercado. A função alocativa do governo está relacionada com a intervenção do Estado na economia para alterar o comportamento dos níveis de preços e emprego. O governo funciona como agente redistribuidor de renda através da tributação, retirando recursos dos segmentos mais ricos da sociedade e transferindo-os para os segmentos menos favorecidos. A função estabilizadora do governo está relacionada ao fato de que o sistema de preços não leva a uma justa distribuição de renda.


Carregar ppt "GINCANA – INTRODUÇÃO A ECONOMIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google