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EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANTECEDENTES DA EXCLUSÃO Analfabetismo como mal nacional Alfabetização de adultos para os excluídos e exames de madureza para.

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1 EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ANTECEDENTES DA EXCLUSÃO Analfabetismo como mal nacional Alfabetização de adultos para os excluídos e exames de madureza para os que ficaram pelo caminho. Equiparação e equivalência - fecho na lei 4024/61 Campanhas contra o analfabetismo e movimentos de educação de base (MEB) Ensino supletivo – a institucionalização de um sistema paralelo Educação como direito subjetivo O PROEJA

2 O SISTEMA DE ENSINO SUPLETIVO durante a ditadura militar O mobral Cursos A suplência: 1º. e 2º. Graus Qualificação I II III e IV Aprendizagem suprimento cursos com e sem avaliação no processo Exames 1º. Grau, 2º. Grau e profissionalizante MATRIZ PRODUTORA DE MÚLTIPLAS DESIGUALDADES SOCIAIS

3 Cartografia da exclusão Legitimação política do Estado autoritário: a revolução pela educação as operações de apagamento: uma ditadura envergonhada? Programas impostos como políticas oficiais – assistencialismo, aceleração da escolarização o estímulo do contexto neoliberal político e econômico: a inclusão excludente os pobres produzem a própria pobreza: a pobreza é um fenômeno local e não estrutural Aproximação EJA/movimentos sociais – uma luz no fim do túnel? Nas pesquisas: RESGATE DA MEMÓRIA DOS PROTAGONISTAS

4 FORMAÇÃO DOCENTE Fortalecimento da relação entre formação inicial oferecida pela Universidade e o campo de atuação dos educadores de jovens e adultos Por que formar, como formar e o que é formar Questão: formar professores para a EJA, mesmo que os destinatários estejam inseridos na dinâmica produtiva da sociedade capitalista? OU formar professores para a EJA de descartáveis para o capitalismo mundializado? PAPEL SIGNIFICATIVO QUE A ESCOLA EXERCE NO MOVIMENTO DE APROPRIAÇÃO DA CULTURA E NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA

5 OBSERVAÇÕES FINAIS A EJA, enquanto campo educativo, tem sido cada vez mais povoada e tensionada por diversas realidades e por diferentes sujeitos que vivem situações de múltiplas desigualdades sociais Possibilidades que potencializam a EJA enquanto política pública como uma das respostas à superação das desigualdades sociais que se (re)atualizam no Brasil


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