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Projeto em Produtos e Serviços

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Apresentação em tema: "Projeto em Produtos e Serviços"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto em Produtos e Serviços
Adriano Conceschi Érica Mônica Ataíde Rafaela Pereira Sara Vidal da Silva Thalma de Oliveira Projeto em Produtos e Serviços

2 Introdução Produtos e serviços são a primeira coisa que os clientes veem em uma empresa; É importante serem projetados para atender a suas necessidades e expectativas; Projetos devem ser atualizados com certa frequência( modernidade, avanços e as mudanças das necessidades); Gerente de produção- direto ou indireto;

3 Vantagem Competitiva do bom projeto
Projetar produtos e serviços que satisfaçam os consumidores atendendo a suas necessidades e expectativas atuais ou futuras; 1° Reunir informações do clientes, ou não clientes; 2° compreender e identificar estas necessidades e expectativas; 3° Novas oportunidades de mercado;

4 Que é projetado em um produto ou serviço?
Produto ou serviço é qualquer coisa que possa ser oferecida aos consumidores para satisfazer suas necessidades e expectativas. Um Conceito, conjunto de benefícios esperados que o consumidor está comprando; Um pacote de produtos/serviços “componentes” que proporcionam os benefícios definidos no conceito; O processo pelo qual a operação produz o pacote de produtos e serviços “ “componentes”.

5 Clientes compram “conceitos”
Máquina de lavar Um gabinete atraente; Que caberá em um espaço normalmente disponível; Proporcionará os meios de limpar as roupas; Durante um longo período de tempo; No conforto da própria casa do consumidor. Restaurante Um ambiente atraente; Refeição bem preparada e apresentada; Uma atmosfera relaxante.

6 Os conceitos compreendem um pacote de produtos e serviços
Combinação de produtos e serviços. Máquina de lavar O produto, que é “a própria máquina de lavar”; Serviços como “garantias”, “serviços pós-vendas” e “serviços da pessoa que vende a máquina”. Restaurante Produtos como “comidas” e “bebidas”; Serviços como “o fornecimento da comida á mesa” e “as atenções do garçom ou garçonete”. Produto: Objeto físico tangível. EX: Máquina de lavar; Serviço: uma experiência mais intangível. Ex: uma noite em um restaurante; Pacote: qualquer coisa que for projetada, tanto “produto” ou “serviço”, usualmente envolverá projetar um conjunto de produtos e serviços componentes.

7 Produtos e serviços devem ser criados - o processo
Máquina de lavar Manufatura e montagem de componentes: Venda da máquina no varejo; Apoio e manutenção pós-venda Subprocessos: Manufatura e a montagem de componentes Estampagem, instalações elétrica e controle de estoques. Restaurante Produção das refeições; Controle e serviços de bebidas; Atividades de linha de frente Subprocesso, : Linha de frente Recepcionar, acomodar, servir e cobrar o cliente. O “processo” é a parte da operação que gera bens e serviços, reúne- os em um pacote e os fornece ao cliente para satisfazer o conceito. O fornecimento da maior parte de bens e serviços exige muitos tipos diferentes de processo. O engenheiro de produtos, projeta os componentes de uma máquina de lavar e o engenheiro de processo decidi a melhor forma de montá-los no conjunto.

8 Etapas de projeto- Do conceito à especificação
Triagem Projeto preliminar Avaliação e melhoria Prototipagem e projeto final O conceito Geração do Conceito O processo O pacote O resultado da atividade de projeto é uma especificação bem detalhada do produto ou serviço. Conceito global(forma, a função, objetivo e os benefícios) Seu pacote(conjunto de produtos e serviços para preparar e apoiar o conceito) O processo( como vários produtos/serviços individuais devem ser produzidos).

9 Geração do conceito As idéias para conceito de novos produtos/serviços podem vir de fontes externas e internas. Fontes Internas Externas Departamento de Marketing Geração do Conceito Pesquisa de mercado Sugestões dos clientes Ações dos concorrentes Análise das necessidades dos consumidores Sugestões do pessoal de contato com os clientes Idéias de pesquisa e desenvolvimento

10 Idéias dos consumidores
É uma técnica utilizada pelo marketing em ouvir os consumidores de uma maneira menos estruturada. Grupos Focalizados São grupos formados de sete a dez participantes com características comuns, que discutem tendências e percepções.

11 Idéias das atividades dos concorrentes
Ouvindo os clientes Os clientes podem escrever para reclamar/sugestões a respeito de um produto/serviço. Idéias das atividades dos concorrentes As organizações observam as atividades de seus concorrentes e terão que decidir se seguem as ações de um produto/serviço similar, ou se criam idéias diferentes.

12 Idéias dos funcionários
É o pessoal com contato direto com os clientes que podem reunir sugestões ou idéias que poderiam ser desenvolvidas para atender as necessidades ou uma laguna não atendida. Idéias da pesquisa e desenvolvimento O departamento de P&D procura desenvolver novos conhecimentos e idéias para resolver problemas ou oportunidades específicas, com essas idéias o P&D necessita utilizar e operacionalizá-las através da pesquisa.

13 Engenharia reversa Da idéia ao conceito
A engenharia reversa consiste em desmontar um produto para entender como a organização concorrente o fez. Da idéia ao conceito Idéias e conceitos são diferentes, idéias precisam ser transformadas em conceitos para que as organizações possam operacionalizá-las.

14 Triagem do conceito Crivo de Marketing
Os projetistas precisam selecionar bem os conceitos que trabalharão até o ponto do projeto preliminar. Crivo de Marketing A função de marketing pode estar preocupada em eliminar conceitos: Não funcionarão nos mercados; São semelhantes ou diferentes dos produtos dos concorrentes; Não seria capazes de gerar demanda suficiente para valer a pena; Não se adequariam a politica de marketing existente.

15 Crivo da função produção
A função produção precisa decidir: Capacidade de produção; Habilidades de seus recursos humanos; Tecnologia que será necessária; Precisa também estimar o custo para produzir o produto/serviço;

16 Crivo financeiro Precisa reunir informações, fornecidas pelo marketing, para calcular as consequências financeiras de cada novo produto/serviço: necessidades de capital e investimento; Custos operacionais; Margens de lucro; Provável taxa de retorno;

17 Especificar os componentes do pacote
Projeto Preliminar Criar o projeto preliminar; Especificação dos produtos ou serviços; Definição dos processos para gerar o pacote. Especificar os componentes do pacote 1ª Etapa: especificar exatamente o que estará incluído no produto/serviço; Coletar informações sobre as partes componentes do pacote, sobre a estrutura do produto/serviço; Ordenar como as partes devem ser reunidas;

18 Exemplo Férias de aventura: praticar tiro ao alvo com as crianças, os equipamentos necessários podem ser: Uma espingarda; Algumas balas; Um anteparo; Um suporte para o alvo Alguns alvos em papelão Alguns alvos modelos.

19 Definir os processos para criar o pacote
Essa etapa definirá como os processos reunirão os vários componentes para produzir o produto ou serviço final; Há muitas técnicas que podem ser usadas para documentar os processos, entretanto todas têm duas características: Mostram o fluxo de materiais/pessoas/informações através da operação produtiva; Identificam as diferentes atividades que ocorrem durante o processo.

20 Principais tipos de técnicas de documentação de processos
Diagrama de fluxo simples; Folhas de roteiro; Diagramas de fluxo de processo; Estrutura de processamento do cliente.

21 Diagrama de fluxo simples
É usado para identificar os principais elementos de um processo (ações de todo o projeto). Exemplo: diagrama de fluxo para um dia de aventura – levantar-se, lavar-se, vestir-se, vestir-se, tomar café da manhã, praticar tiro ao alvo, almoçar, velejar, jantar, prepara-se para dormir, dormir. Folhas de roteiro As folhas de roteiro fornecem mais informações sobre as atividades envolvidas no processo.

22 Estrutura de processamento de clientes
Diagrama de fluxo de processo É o mais usado em processos de gestão de produção, esse tipo de diagrama usa símbolos para identificar os diferentes tipos de atividades. Estrutura de processamento de clientes É um método de diagrama que visa especificamente os fluxos de clientes: o ponto de entrada, o ponto de impacto, a prestação, o ponto de partida e o acompanhamento.

23 Avaliação e melhoria do projeto
Há várias maneiras técnicas que podem ser empregadas para avaliar e melhorar o projeto preliminar: Desdobramento da função qualidade; Engenharia de Valor; Métodos de Taguchi.

24 Desdobramento da função qualidade
É uma técnica que foi desenvolvida no Japão, no estaleiro da Mitsubishi, hoje é muito usada pela Toyota; O objetivo principal é tentar assegurar que o projeto final de um produto/serviço realmente atenda as necessidades de seus clientes.

25 Engenharia de valor Objetivo
Quês são as necessidades percebidas pelos clientes; Comos técnicas de melhorias encontradas a partir de um brainstorming; O facilitador; Matriz é a visão entre o inter-relacionamento entre os Quês e os Comos

26 Classificação dos comos oferece informações relativas com os quês;
Redução de componentes; Materiais mais baratos; Simplificação de processos; Função básica; Função secundária;

27 Equipes Engenharia de Produto Engenharia de Processo Projetista
Compras Analista Financeiros Gerentes de Produção

28 Análises Custos vs Função
Custos é um fator importante na análise de qualquer produto ou serviço; Componentes, consumos, funcionalidades devem ser coesos; Identificação da função básica e secundária;

29 Métodos de Taguchi Objetivo
Manter o desenvolvimento e desempenho diante de condições adversas; O Projetista = visão holística sobre o produto = realizar análise crítica do projeto em todas as suas fases;

30 Prototipagem e projeto final
Projeto melhorado e testado; Protótipos de produtos : modelos em cartão (embalagem), simulações em 3D ou peças injetadas; Protótipos de serviços : simulações em computador, testes piloto;

31 Projeto auxiliado por Computador (CAD)
Sistema de computador CAD permite simulações de produtos, podendo ser testado virtualmente; O CAD é utilizado amplamente em todas as etapas do projeto, não somente nos testes; Criação de Biblioteca de desenhos que podem ser armazenadas, aumentando a produtividade do processo;

32 Hardware de CAD Os sistemas de CAD são utilizados em grandes computadores como servidores ou PC; Utiliza-se dispositivos de entradas como: mouse, teclado, mesa digitalizadora, touch screen, e os de saída são impressoras, plotter, mídias digitais; A unidade de processamento inclui a CPU e o software;

33 Software de CAD Vantagens do CAD
Varia o grau de sofisticação e capacidade de modelagem – 2D e 3D; O 2D não é capaz de representar exatamente um objeto, já o 3D apresenta um modelo totalmente sólido e completo; Vantagens do CAD Armazenar e recuperar dados rapidamente; Capacidade para manipular detalhes, aumentando a produtividade; Flexibilidade da atividade, não precisando desenvolver modelos físicos – maquetes como antigamente;

34 Benefícios do projeto interativo
Uso de bibliotecas padronizadas reduz erros no projeto; De acordo com Negel Slack o CAD é mais uma ferramenta para teste de protótipos do que para desenho; Benefícios do projeto interativo Projeto interativo é a junção do projeto de produtos/serviços com os processos que o produz; Tempo utilizado para toda a atividade do projeto;

35 Desenvolvimento Simultâneo
Vantagem competitiva, pois há vantagem na redução do tempo até o lançamento do produto; Desenvolvimento Simultâneo O desenvolvimento simultâneo é quando não precisa esperar a finalização absoluta de uma etapa para que se comece outra dentro do projeto; Deve haver comunicação efetiva entre todos os pares de etapas do projeto, os projetistas comunica-se com os projetistas da etapa precedente para que haja decisões assertivas;

36 Engenharia Simultânea
Significa que todas as pessoas envolvidas no projeto tenham os mesmos objetivos e senso de valores para resolver os mesmos problemas com entusiasmo desde o início do projeto; A engenharia visa otimizar o projeto do produto e o processo de manufatura: Redução do tempo de desenvolvimento; Melhorar a qualidade e os custos através da integração das atividades; As decisões burocráticas podem prejudicar a competência técnica no desenvolvimento de um produto/serviço;

37 Resolução Rápida de Conflitos
As decisões de atividade de projeto podem ser mudadas conforme necessidade durante todo o processo; Uma determinada decisão logo no início do projeto pode afetar e prolongar incertezas na atividade global de projeto; E se houver necessidade de mudança em uma decisão já tomada, haverá grandes custos envolvidos; Importante a equipe de projeto resolver conflitos logo no início da atividade, assim reduzindo incertezas, custos extras, tempo.

38 Estruturas organizacionais por projetos
Existe 2 extremos na estrutura organizacional por projeto: Funcional pura e projeto puro: Organização funcional pura: todo o pessoal associado esta alocado sem ambiguidade em grupos funcionais, mas toda a comunicação e ligação é feita pelos gerentes funcionais; Organização de projeto pura: todos os membros individuais saem da sua função e são realocados a uma “força-tarefa”, não é necessário que todos os membros da força-tarefa permaneçam todo o período de desenvolvimento do projeto;

39 Obrigado


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