A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Consentimento Livre e Esclarecido. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde: O respeito à dignidade humana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Consentimento Livre e Esclarecido. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde: O respeito à dignidade humana."— Transcrição da apresentação:

1 Consentimento Livre e Esclarecido

2 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde: O respeito à dignidade humana exige que toda pesquisa se processe após consentimento livre e esclarecido dos sujeitos, indivíduos ou grupos que por si e/ ou seus representantes legais manifestem a sua anuência à participação na pesquisa.

3 Consentimento Livre e Esclarecido Manifestação do princípio da autonomia. Decisão voluntária, realizada por uma pessoa autônoma e capaz, tomada após um processo informativo e deliberativo, visando a aceitação de um tratamento específico ou experimentação, sabendo da natureza do mesmo, das suas conseqüências e dos seus riscos. (SAUNDERS; BAUM, HOUGHTON apud CLOTET; GOLDIM; FRANCISCONI)

4 Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Elaborado pelo pesquisador; Aprovado pelo CEP; Assinado ou identificado pelo sujeito da pesquisa ou seu responsável; Elaborado em duas vias, uma fica com o participante.

5 Aspectos: a) justificativa, objetivos, procedimentos que serão utilizados na pesquisa; b) desconforto e riscos possíveis e os benefícios esperados; c) métodos alternativos existentes; d) forma de acompanhamento e assistência, assim como seus responsáveis; e) garantia de esclarecimentos, antes e durante o curso da pesquisa, sobre a metodologia, informando a possibilidade de inclusão em grupo controle ou placebo; f) liberdade do sujeito em recusar-se a participar ou retirar seu consentimento, em qualquer fase da pesquisa sem penalidade alguma e sem prejuízo ao seu cuidado; g) garantia do sigilo que assegure a privacidade dos sujeitos quanto aos dados confidenciais envolvidos na pesquisa; h) formas de ressarcimento das despesas decorrentes da participação na pesquisa; i) identificação de uma pessoa para contato. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido

6 Importante Informações simples, aproximativas, inteligíveis, leais e respeitosas, ou seja, fornecidas dentro de padrões acessíveis ao nível intelectual e cultural e do paciente; todos O segredo profissional torna-se um dever ético- legal para todos os profissionais envolvidos no estudo.

7 Exemplo de TCLE


Carregar ppt "Consentimento Livre e Esclarecido. Termo de Consentimento Livre e Esclarecido Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde: O respeito à dignidade humana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google