A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Controle Cardiovascular Durante o Exercício

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Controle Cardiovascular Durante o Exercício"— Transcrição da apresentação:

1 Controle Cardiovascular Durante o Exercício
Ajustes e Adaptações

2

3 Estruturas Anatômicas do Sistema Cardiovascular
Central Coração Periférico Vasos Sanguíneos; Vasos Linfáticos: Linfonodos Regionais e Órgãos Linfóides Primários; Órgãos Hematopoiéticos.

4

5 Função do Sistema Cardiovascular
Manutenção da Homeostasia Corporal Repouso; Exercício. Variantes Cardiovasculares Pressão Arterial; Débito Cardíaco; Distribuição do Fluxo Sanguíneo (hemodinâmica).

6 Ajuste x Adaptação

7

8 Exercício Físico x Atividade Física
Faixas de Intensidade de Exercício* Aeróbica – baixa e moderada intensidade; Anaeróbica – alta intensidade. *“Exercício físico caracteriza-se como uma atividade em que há intencionalidade de movimento, sendo considerado um subgrupo das atividades físicas que é planejado, estruturado e repetitivo, tendo como propósito a manutenção da saúde...” Cláudio Gil Soares de Araújo 2001

9 Distribuição do Fluxo Sanguíneo

10 Distribuição do Fluxo Sanguíneo

11 Pressão(P) Volume(V) Secção Transversa(A) Resistência(R) Distribuição Sanguínea (V)

12 Distribuição do Débito Cardíaco em %
Tecidos Corporais Repouso Atividade Leve Atividade Moderada Intensa Epitelial 9 16 11 3 Hepático 26 12 4 1 Renal 22 10 Muscular 21 48 72 88 Cardíaco Cerebral 6 2

13

14 Efeitos do Condicionamento Físico
Sanguíneos Aumento do volume sanguíneo total; Aumento do volume sanguíneo circulante nos músculos ativos; Aumento da mioglobina no músculo esquelético; Aumento das enzimas aeróbicas; Aumento da oxidação de gorduras em repouso e em exercício; Melhora da tolerância a glicose; Aumento da lipoproteína HDL e diminuição da lipoproteína LDL.

15 Copyright 2002 the American Physiological Society

16 Débito Cardíaco DC é definido como sendo a quantidade de sangue bombeado pelo ventrículo esquerdo para o sistema por minuto. É dado pela fórmula: DC = VSE x FC

17 Automatismo Cardíaco

18 Freqüência Cardíaca – Respostas Agudas Imediatas
A FC sempre se eleva de um estado de menor gasto energético para um estado de maior dispêndio energético. Ela pode se manter relativamente estável (dentro de um padrão de variabilidade) quando o trabalho físico se mantém constante. E sua elevação atinge o pico em um esforço máximo, não apresentando a partir daí elevação significativa.

19 Freqüência Cardíaca – Adaptações ao Condicionamento
Diminuição da FC de repouso; Menor FC para uma mesma carga de trabalho; Menor variabilidade seja em repouso seja em exercício.

20 Volume Sistólico de Ejeção - Ajustes
Volume de sangue ejetado a cada sístole ventricular esquerda; Pré-Carga; Pós-Carga (relato de caso). O VE se eleva até aproximadamente 40% a 60% da capacidade máxima de esforço do indivíduo, sendo que, a partir daí seu incremento parece ser muito pequeno (consenso entre a maioria dos pesquisadores).

21 Retorno Venoso Repouso Pressão Negativa de Átrio Direito;
Válvulas Venosas de Membros Inferiores. Exercício Bomba Muscular; Bomba Respiratória; Venoconstrição.

22

23 Efeito da Bomba Muscular

24 Volume Sistólico de Ejeção - Ajustes
Volume de sangue ejetado a cada sístole ventricular esquerda; Pré-Carga; Pós-Carga (relato de caso). O VE se eleva até aproximadamente 40% a 60% da capacidade máxima de esforço do indivíduo, sendo que, a partir daí seu incremento parece ser muito pequeno (consenso entre a maioria dos pesquisadores).

25 Pressão(P) Volume(V) Secção Transversa(A) Resistência(R) Distribuição Sanguínea (V)

26 PAS PAD Intensidade Leve Intensidade Moderada Intensidade Alta →↕
↑ de forma linear →↕ Intensidade Moderada Sempre sobe Intensidade Alta ↑ de forma exponencial

27 Controle Cardiovascular Durante o Exercício
Pressão Arterial(PA) Um ponto interessante é que enquanto o corpo tenta suprir a necessidade do fluxo sangüíneo dos músculos, ele somente o fará se a PA não for comprometida. A manutenção da PA parece ser a principal prioridade do sistema cardiovascular, independente do meio ambiente e de outras necessidades corporais.

28 Volume Sistólico de Ejeção – Efeitos Crônicos

29 Exercício Resistido Definição (Kisner - Exercícios Terapêuticos)
Categoria de exercício físico que se distingui por ser realizado com uma *carga externa, agindo esta como resistência ao movimento articular. (Kisner - Exercícios Terapêuticos) *carga externa – qualquer resistência que não seja a força gravitacional ou a massa segmentar corpórea envolvida no movimento.

30 Exercício Resistido - Aspectos Gerais
Modalidades Bicicleta Ergométrica Estacionária Exercícios com Elásticos Natação Exercícios com Pesos

31 Volume Sistólico de Ejeção – Efeitos Crônicos

32 Volume Sistólico de Ejeção – Efeitos Crônicos

33 Volume Sistólico de Ejeção – Efeitos Crônicos

34 Volume Sistólico de Ejeção – Efeitos Crônicos

35 Efeitos Crônicos do Exercício
Remodelamento Miocárdico Reverso; Aumento da Fração de Ejeção; Diminuição da Resistência Periférica Total; Diminuição dos níveis tensóricos Sistólicos e Diastólicos; Aumento da perfusão tecidual (densidade capilar).

36 Referencial Literário
1. Araújo, C.G.S Fisiologia do Exercício Físico e Hipertensão Arterial: uma breve introdução, Revista de Hipertensão vol.4 , nº. 3 ,pág. 78 a 83. 2. Kisner,Carolyn. Exercícios Terapêuticos, Ed. Manole – São Paulo 1998 pág.55 3. Powers, Scott K.; Howley, Edward T. Fisiologia do Exercício. Editora Manole 4. Pollock,Michel.l, Schmidt, Donald.H Doença Cardíaca e Reabilitação Ed. Revinter 2003 págs.229 a 255. 5. Wilmore,j.H;costill,D.L Fisiologia do Esporte e do Exercício 2ªEd. Manole 2004.

37 Busca Quero VIDA na minha vida, Tempero em minha refeição.
Busco com afã algo que não sei como se define: - Tudo, - Nada. Algo que me escorre aos dedos como o tempo, que insiste em ser efêmero. Quero conhecer pessoas que não mesquinhem seus sentimentos, Que não sejam pobres em sua essência, E com elas construir histórias curtas ou longas não importa, Desde que fiquem impregnadas na carne como códigos genéticos!

38 Busca Quero a profundidade de tudo o que insiste em ser superficial,
Quero servir sem compromisso. Quero estar com todas as pessoas queridas E fazer com que elas Saibam! Que elas Sintam! Quero fugir... Rebentar os aguilhões da inércia – ENERVANTE! E fazer o que tenho por principio. Quero influenciar, Quero mudar positivamente VIDAS! Mesmo que seja apenas uma: A MINHA.


Carregar ppt "Controle Cardiovascular Durante o Exercício"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google