A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS"— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Aula 4

2 Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado:
Etapas Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado: Nasce Cresce Amadurece Envelhece e Morre Alguns tem um tempo mais longo, enquanto outros permanecem durante longo tempo no mercado

3 O ciclo de vida esta relacionado ao tempo em que um produto ou serviço consegue permanecer no mercado. Também pode ser definida por um ciclo composto de quatro fases: A- Introdução B- Crescimento C- Maturidade D- Declínio

4 INTRODUÇÃO Corresponde ao nascimento do produto/serviço isto é quando ele é criado, desenvolvido e lançado no mercado. Nela a produção e as vendas são pequenas e crescem lentamente pois o produto/serviço ainda é desconhecido.

5 É a fase do pioneirismo em que a A. P
É a fase do pioneirismo em que a A. P. verifica as falhas de projeto e de processo acerta os problemas de qualidade e elimina os problemas de matéria prima.

6 Quase sempre é uma fase que traz despesas para a empresa, as quais são assumidas como um investimento inicial para impulsionar o produto no mercado.

7 CRESCIMENTO É a segunda fase do ciclo, na qual o mercado se familiariza com o produto /serviço e a A. P. aprende gradativamente como melhor produzi-lo. Ocorre uma aceleração positiva nas vendas e, conseqüentemente na produção.

8 O investimento efetuado começa a ser paulatinamente recuperado.
Esta fase de crescimento é também denominada fase de aceitação do produto ou serviço pelo mercado.

9 MATURIDADE Ocorre quando o produto/serviço já penetrou suficientemente no mercado e atinge um patamar elevado de vendas e de produção que se mantém inalterado.

10 Quando o produto/serviço atinge sua fase de maturidade, o mercado começa a ficar saturado e os concorrentes já estão lançando outras opções similares. Cada empresa concorrente procura aumentar a sua participação no mercado, reinvestindo parte de seu lucro. É a chamada fase de saturação do produto/ serviço.

11 DECLINIO É a fase em que as vendas e a produção começam a decair progressivamente. A medida que são lançados novos produtos e inovações e o consumidor começa a mudar, tende a ocorrer um declínio nas vendas dos produtos de todos os concorrentes.

12 As vendas e a produção caem, os lucros diminuem e as empresas deixam de produzir o produto /serviço partindo para outras criações e desenvolvimentos. É também chamada fase da obsolescência.

13 Vendas Maturidade Declínio Crescimento Introdução Tempo

14 APLICAÇÕES PRÁTICAS DA CURVA DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS/SERVIÇOS
1- A A. P. é geralmente hesitante na fase de Introdução, e provoca muitas surpresas. 2- N fase de Crescimento se reduz a incerteza sobre sua produção e ainda se procura aumentar sua eficiência

15 3- na fase de Maturidade que a A. P
3- na fase de Maturidade que a A. P. alcança seu melhor período, quando a produção do produto/ serviço já é bem conhecida e explorada e a eficiência atinge sua melhor marca.

16 4- Já na fase de Declínio não vale a pena investir em eficiência
4- Já na fase de Declínio não vale a pena investir em eficiência. É necessário inovar para buscar outros produtos que ocupem o lugar do velho.

17 O custo do Produto/serviço é mais elevado na fase de Introdução.
Na fase de Crescimento esse custo começa a baixar gradativamente.

18 Ate alcançar seu nível mais baixo na fase de Maturidade.
Na fase de Declínio pode elevar sensivelmente seu custo unitário, pelo baixo volume de produção.

19 5- Alguns produtos/ serviços, apresentam um ciclo de vida extremamente longo no tempo, como no caso dos automóveis, eletrodomésticos, serviços bancários, serviços hospitalares.

20 6- Outros produtos/ serviços apresentam um ciclo de vida extremamente rápido, como no caso da moda feminina, que sofre grandes mudanças a cada estação do ano

21 O ciclo de vida de alguns produtos pode ser alongado e estendido no tempo por meio de algumas providencias ou modificações. É para isso que existe o desenvolvimento de produtos/ serviços.

22 P& D (Pesquisa e desenvolvimento) é uma atividade utilizada pelas empresas para ampliar o ciclo de vida dos produtos/serviços no longo prazo.

23 Bibliografia CHIAVENATO, I. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. CORRÊA, H. ;CORRÊA, C.A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas, 2009.

24


Carregar ppt "CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google