A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Aula 4. E TAPAS Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado: Nasce Cresce Amadurece Envelhece.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Aula 4. E TAPAS Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado: Nasce Cresce Amadurece Envelhece."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Aula 4

2 E TAPAS Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado: Nasce Cresce Amadurece Envelhece e Morre Alguns tem um tempo mais longo, enquanto outros permanecem durante longo tempo no mercado 2

3 O ciclo de vida esta relacionado ao tempo em que um produto ou serviço consegue permanecer no mercado. Também pode ser definida por um ciclo composto de quatro fases: A- Introdução B- Crescimento C- Maturidade D- Declínio 3

4 INTRODUÇÃO Corresponde ao nascimento do produto/serviço isto é quando ele é criado, desenvolvido e lançado no mercado. Nela a produção e as vendas são pequenas e crescem lentamente pois o produto/serviço ainda é desconhecido. 4

5 É a fase do pioneirismo em que a A. P. verifica as falhas de projeto e de processo acerta os problemas de qualidade e elimina os problemas de matéria prima. 5

6 Quase sempre é uma fase que traz despesas para a empresa, as quais são assumidas como um investimento inicial para impulsionar o produto no mercado. 6

7 CRESCIMENTO É a segunda fase do ciclo, na qual o mercado se familiariza com o produto /serviço e a A. P. aprende gradativamente como melhor produzi-lo. Ocorre uma aceleração positiva nas vendas e, conseqüentemente na produção. 7

8 O investimento efetuado começa a ser paulatinamente recuperado. Esta fase de crescimento é também denominada fase de aceitação do produto ou serviço pelo mercado. 8

9 MATURIDADE Ocorre quando o produto/serviço já penetrou suficientemente no mercado e atinge um patamar elevado de vendas e de produção que se mantém inalterado. 9

10 Quando o produto/serviço atinge sua fase de maturidade, o mercado começa a ficar saturado e os concorrentes já estão lançando outras opções similares. Cada empresa concorrente procura aumentar a sua participação no mercado, reinvestindo parte de seu lucro. É a chamada fase de saturação do produto/ serviço. 10

11 DECLINIO É a fase em que as vendas e a produção começam a decair progressivamente. A medida que são lançados novos produtos e inovações e o consumidor começa a mudar, tende a ocorrer um declínio nas vendas dos produtos de todos os concorrentes. 11

12 As vendas e a produção caem, os lucros diminuem e as empresas deixam de produzir o produto /serviço partindo para outras criações e desenvolvimentos. É também chamada fase da obsolescência. 12

13 Vendas Maturidade Declínio Crescimento Introdução Tempo 13

14 APLICAÇÕES PRÁTICAS DA CURVA DO CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS/SERVIÇOS 1 - A A. P. é geralmente hesitante na fase de Introdução, e provoca muitas surpresas. 2 - N fase de Crescimento se reduz a incerteza sobre sua produção e ainda se procura aumentar sua eficiência 14

15 3 - na fase de Maturidade que a A. P. alcança seu melhor período, quando a produção do produto/ serviço já é bem conhecida e explorada e a eficiência atinge sua melhor marca. 15

16 4- Já na fase de Declínio não vale a pena investir em eficiência. É necessário inovar para buscar outros produtos que ocupem o lugar do velho. 16

17 O custo do Produto/serviço é mais elevado na fase de Introdução. Na fase de Crescimento esse custo começa a baixar gradativamente. 17

18 Ate alcançar seu nível mais baixo na fase de Maturidade. Na fase de Declínio pode elevar sensivelmente seu custo unitário, pelo baixo volume de produção. 18

19 5 - Alguns produtos/ serviços, apresentam um ciclo de vida extremamente longo no tempo, como no caso dos automóveis, eletrodomésticos, serviços bancários, serviços hospitalares. 19

20 6- Outros produtos/ serviços apresentam um ciclo de vida extremamente rápido, como no caso da moda feminina, que sofre grandes mudanças a cada estação do ano 20

21 O ciclo de vida de alguns produtos pode ser alongado e estendido no tempo por meio de algumas providencias ou modificações. É para isso que existe o desenvolvimento de produtos/ serviços. 21

22 P& D (Pesquisa e desenvolvimento) é uma atividade utilizada pelas empresas para ampliar o ciclo de vida dos produtos/serviços no longo prazo. 22

23 B IBLIOGRAFIA CHIAVENATO, I. Administração de produção: uma abordagem introdutória. Rio de Janeiro: Elsevier, CORRÊA, H. ;CORRÊA, C.A. Administração de produção e de operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. São Paulo: Atlas,

24 24


Carregar ppt "CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Aula 4. E TAPAS Todo produto/serviço tem um tempo estimado de vida no mercado: Nasce Cresce Amadurece Envelhece."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google