A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF(A): MICHELLE FLORES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF(A): MICHELLE FLORES"— Transcrição da apresentação:

1 PROF(A): MICHELLE FLORES
EPIDEMIOLOGIA PROF(A): MICHELLE FLORES

2 CONCEITO Ciência ou estudo da distribuição e determinantes de eventos relacionados à saúde em populações específicas, e a aplicação deste estudo para o controle de problemas de saúde". Dicionário de Epidemiologia (LAST, J. 1995):

3 "Estudo": Se refere a sistematização do conhecimento
"Estudo": Se refere a sistematização do conhecimento. Incluindo vigilância, observação, testes, pesquisa analítica e experimentos. "Distribuição": Se refere a quantificação da existência e ocorrência dos eventos relacionados à saúde e a caracterização deles quanto ao tempo, lugar e tipo de pessoas que são afetadas. O estudo da distribuição de eventos relacionados à saúde é objeto da Epidemiologia descritiva. "Determinantes": Se refere a todos os fatores físicos, biológicos, sociais, culturais e de comportamento que influenciam a saúde de populações. O que é objeto da Epidemiologia analítica.

4 "Eventos relacionados à saúde": Se refere não apenas a qualquer doença, agravo à saúde ou causa de óbito, como também a comportamentos e hábitos (exemplo: aderência terapêutica, prática de exercícios físicos, razões para demanda aos serviços de saúde, “População específica” Refere-se a uma população concreta com características bem definidas. "Aplicação para o controle…": Se refere ao objetivo final da Epidemiologia na promoção, prevenção e recuperação da saúde. "O estudo da distribuição e determinantes de eventos relacionados à saúde em populações específicas, e a aplicação deste estudo para o controle de problemas de saúde".

5 OBJETO DA EPIDEMIOLOGIA
Doenças infecciosas Doenças não-infecciosas – Genéticas – Cárdio-vasculares e neurológicas – Violência – Outras: ocupacionais, da poluição, psico-sociais, -Condições fisiológicas e hábitos/comportamentos. Em populacões

6 pratica da medicina preventiva,
Descrever o problema de saúde (estimar medidas de freqüência de doenças para conhecer a magnitude e a distribuição do problema); Explicar a ocorrência dos problemas de saúde (estimar associações entre fatores de risco e doenças), para propor intervenções; Avaliar intervenções que visem modificar o perfil de saúde de populações. Fornece subsídios para: formulacao e avaliacao de politicas em saude publica, pratica da medicina preventiva, pratica da clinica medica, gera hipóteses para outros estudos.

7 INDICADORES NA EPIDEMIOLOGIA

8 ENDEMIA - quando o número esperado de casos de uma doença é o efetivamente observado em uma população em um determinado espaço de tempo.  DOENÇA ENDÊMICA - aquela cuja incidência permanece constante por vários anos, dando uma idéia de equilíbrio entre a população e a doença.   EPIDEMIA - é a ocorrência, numa região, de casos que ultrapassam a incidência normalmente esperada de uma doença.  PANDEMIA: epidemia em larga escala (países ou continentes)

9 AGENTE ETIOLÓGICO: causador da doença; pode ser um ser vivo (patógeno: um vírus, bactéria, fungo, protozoário ou um helminto.), denominado agente infeccioso, ou de natureza inanimada (poluentes, produtos químicos); VETOR - organismo capaz de transmitir agentes infeccioso/ etiológico. 0 microorganismo pode ou não desenvolver-se enquanto encontra-se no vetor. 

10     HOSPEDEIRO - organismo que serve de habitat para outro que nele se instala encontrando as condições de sobrevivência. O hospedeiro pode ou não servir como fonte de alimento para o agente.  HOSPEDEIRO INTERMEDIÁRIO - é o que apresenta o parasito em fase larvária ou em fase assexuada HOSPEDEIRO DEFINITIVO - é o que apresenta o microorganismo em fase de maturidade ou em fase de atividade sexual. 

11 PROFILAXIA - é o conjunto de medidas que visam a prevenção, erradicação ou controle das doenças ou de fatos prejudiciais aos seres vivos.

12 DOENÇAS INFECTOCONTAGIOSAS

13 Doenças infectocontagiosas
Doenças bacterianas; Doenças virais; Doenças parasitárias;

14

15 DOENÇAS NÃO INFECCIOSAS

16 Fatores de Risco relacionados ao estilo de vida
“Os genes carregam a arma. O estilo de vida puxa o gatilho” Dr. Elliot Joslin Fatores relacionados ao estilo de vida Na primeira metade do século XX as pessoas estavam muito ocupadas tentando sobreviver para preocupar-se tanto com saúde quanto nos preocupamos hoje, e muito menos ainda sobre como podemos praticar hábitos saudáveis para prevenir doenças. Os progressos que ocorreram foram devidos à ação de sindicatos de trabalhadores e leis de saúde pública. O relatório Pessoas Saudáveis 2000 fez uma convocação para trabalhar em prol da cultura de promoção do comportamento responsável e a "adoção de um estilo de vida que leve à boa saúde” (USDHHS, 1990). Desde então têm surgido mais e mais provas concretas indicando que a prática de hábitos saudáveis pode diminuir significativamente a probabilidade de desenvolver doenças crônicas. Além disso, de todos os fatores determinantes da saúde os hábitos de vida são os mais passíveis de controle. A prevenção de lesões com produtos mais seguros, uso de cintos de segurança e cadeiras para crianças em automóveis, preocupação com a segurança em casa, detetores de fumaça, etc. salvaram muitas vidas e evitaram muitos ferimentos ao longo do século XX. Autor: Diane Wilson, USA “Fatores relacionados ao estilo de vida e o movimento de prevenção” 16

17 Transição Epidemiológica, México Declínio das doenças transmissíveis e crescimento das doenças crônico-degenerativas Diarréia Malária Doença Coronariana Tuberculose Câncer Febre Tifóide A Transição Epidemiológica não é limitada aos países desenvolvidos, podendo ser observada em nações como o México. A Transição Epidemiológica foi observada claramente na maioria dos países durante o século 20. No México quase todas as doenças infecciosas se reduziram, com o conseqüente aumento da expectativa de vida e o surgimento de doenças coronarianas e câncer. Isto demonstra os sistemas de doenças numa base populacional. 17

18

19

20


Carregar ppt "PROF(A): MICHELLE FLORES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google