A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte

2 Em que contexto histórico se deu a obrigatoriedade do ensino de arte na Educação Básica?

3 Os arte-educadores se organizaram em associações e protestaram pela obrigatoriedade do ensino da arte. Conseguiram a obrigatoriedade do ensino da arte a partir da promulgação da nova LDB /96, em 20/12/1996.

4 Qual o objetivo do ensino da Arte?

5 Reforçar e valorizar a herança cultural, artística e estética dos alunos, além de ampliar seus olhares e escutas sensíveis, e formas expressivas através de experiências estéticas e poéticas com base nas inter-realidades que eles conhecem ou possam vir a conhecer.

6 Atualmente, quais são as tendências, concepções e/ou princípios do ensino de Arte?

7 Uma visão de Arte como conhecimento, baseado na interculturalidade, interdisciplinaridade e na aprendizagem dos conhecimentos artísticos. Abordagem epistemológica: arte que se ensina e se aprende.

8 No texto como são abordadas as aprendizagens específicas das linguagens da dança, do teatro, das artes visuais e da música?

9 Que possuem epistemologias próprias, de forma a contemplar a aprendizagem da Arte e da cultura da África, dos afrodescendentes e dos indígenas.

10 Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Ciências

11 Quais condições a escola deverá oferecer para efetivar o estudo de Ciências?

12 Considerando o que está estabelecido na Lei 9
Considerando o que está estabelecido na Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 16, a escola deve oferecer condições: Que permitam a elaboração de compreensões sobre o mundo condizentes com as perspectivas atuais da comunidade científica,

13 Considerando o que está estabelecido na Lei 9
Considerando o que está estabelecido na Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 16, a escola deve oferecer condições: de entendimento de que as compreensões sobre o mundo são produções humanas, criadas e influenciadas por um contexto histórico,

14 Considerando o que está estabelecido na Lei 9
Considerando o que está estabelecido na Lei 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 16, a escola deve oferecer condições: de se fazer uso das compreensões sobre o mundo para estabelecer a relação entre os conhecimentos que se produzem sobre este mundo e as aplicações e produtos que tais conhecimentos possibilitam gerar, quanto dos efeitos de ambos, compreensões e produtos, para a vida social e política dos cidadãos.

15 Estas três condições que a escola deve oferecer favorecem a garantia dos direitos de aprendizagem que estão diretamente relacionados a eixos estruturantes, norteadores específicos da ação pedagógica relativa ao componente curricular Ciências. Quais são os eixos do componente Curricular Ciências e a que se referem?

16 Eixo 1 - Compreensão conceitual e procedimental da ciência
Refere-se à obrigatoriedade da escola proporcionar aos estudantes entendimento de conhecimentos científicos básicos e mostrar como tais conhecimentos foram construídos. Portanto, envolve tanto a compreensão de conceitos quanto a compreensão das diversas maneiras como tais conceitos foram produzidos.

17 Eixo 2 - Compreensão sociocultural, política e econômica dos processos e produtos da ciência
Remete-se, assim, ao trabalho a ser desenvolvido em sala de aula, para práticas que possibilitem o reconhecimento da ciência como atividade humana. Visa a construção da ideia de que o conhecimento científico é feito por pessoas que organizam ideias e desenvolvem técnicas a serem utilizadas na busca de elementos para construção do entendimento acerca do que estudam.

18 Eixo 3 - Compreensão das relações entre ciência, sociedade, tecnologia e meio ambiente
Diz respeito à utilização do conhecimento científico e aos desencadeamentos que o uso deste traz.


Carregar ppt "Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google