A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sônia Vieira/ Ronaldo Wada

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sônia Vieira/ Ronaldo Wada"— Transcrição da apresentação:

1 Sônia Vieira/ Ronaldo Wada
Bioestatística Sônia Vieira/ Ronaldo Wada

2 Estatística É uma ciência muito antiga, temos notícias de censos realizados há 3000 A.C. na Babilônia. As sociedades modernas acumulam grande quantidade de dados numéricos relativos a eventos sociais, econômicos, científicos, esportivos, etc. Desta forma ela é bastante utilizada na atualidade.

3 Partes da Estatística Estatística Dedutiva: é a parte da estatística que a partir de análises, pode inferir conclusões. Por exemplo: Pessoas com maior estatura jogam melhor Basquete Estatística Indutiva: é a parte da estatística que trata das condições em que as inferências são válidas. Como a inferência não é absolutamente certa, faz-se necessária a linguagem das PROBABILIDADES para o estabelecimento das conclusões.

4 Conceitos Fundamentais
A Bioestatística estuda os métodos para coletar, organizar, apresentar e analisar dados na área das ciências biológicas; O principal papel da Bioestatística é estudar comportamentos coletivos e traduzir as conclusões em resultados numéricos; Nesta área é muito utilizada a ESTATÍSTICA DESCRITIVA com seus procedimentos de organizar e apresentar dados de forma conveniente e comunicativa.

5 Tipos de Variáveis Variáveis Qualitativas: Você tem categorias e conta o número de elementos de cada categoria. Ex: sexo, raça, etc Variáveis Quantitativas: Você obtém uma medida para cada elemento. Ex: peso, estatura, etc

6 COMO FAZER TABELAS

7 Esta é uma Tabela com uma variável – o sexo do bebê

8

9

10 Mais alguns componentes

11 Mais Conceitos Importantes
UNIVERSO ESTATÍSTICO (população estatística): É o conjunto formado por TODOS os elementos que possam fornecer dados relativos ao Universo em questão; AMOSTRA: Subconjunto do Universo Estatístico.

12 Mais Conceitos - continuação
ROL: sequência numérica crescente ou decrescente. Ex: Os cinco alunos de uma amostra apresentaram as seguintes notas na prova bimestral de bioestatística:alunoA=6,0; alunoB=4,0; alunoC=8,0; alunoD=7,0 e alunoE=8,0.Apresentando estes dados em róis temos: (4, 6, 7, 8, 8) ou (8, 8, 7, 6, 4) Podemos adotar para os róis, classes representadas por intervalos Reais que contenham o rol.

13

14

15

16

17 Tabela com Dupla Entrada
2 1

18 Tabela de Distribuição de Frequências

19

20

21

22

23

24 Agora vamos ver tecnicamente como calcular o intervalo de uma classe e suas demais características

25 Cálculo do número de CLASSES e sua Amplitude (isto não está no livro)
● Amplitude da Amostra (n): É o maior valor menos o menor valor ► ●Amplitude da Classe (h): É dada por ► ONDE o Número de Classes é dado por ►

26 Agora faça com bastante atenção o exercício a ser proposto em classe, você vai aprender novos elementos como Frequência Acumulada e Frequência Relativa


Carregar ppt "Sônia Vieira/ Ronaldo Wada"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google