A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEUROPSICOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEUROPSICOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 NEUROPSICOLOGIA

2 Funções Cognitivas Odor de fumaça (atenção), reconheço (percepção) de acordo com o que já foi aprendido (memória) que esse pode ser um sinal de incêndio; a partir de então busco estratégias para solucionar o problema, como primeiro me certificar do que se trata, manter a calma, retirar as pessoas do local, e chamar por socorro (funções executivas).

3 PLASTICIDADE NEURONAL

4 Avaliação

5 testes neuropsicológicos
Tarefas construídas para medir uma determinada função psicológica superior que se pode relacionar com uma estrutura cerebral ou via particular.

6 Teste Diagnostica uma doença cerebral ou transtorno;
Classifica a severidade de um quadro clínico de perturbação cognitiva, se leve ou severa; Monitora a evolução do paciente tratado; Investiga atrasos no desenvolvimento ou perturbações na aprendizagem em crianças e adolescentes, lesões e traumas cranioencefálicos.

7 Avalia funções cognitivas
Memória: curto-prazo e longo-prazo; Atenção: concentração e distratibilidade; Funções (executivas), tais como: capacidade de aprendizagem e resolução de problemas, planejamento, síntese e organização funções de raciocínio lógico e abstracto; linguagem (capacidade de expressão e compreensão); organização e coordenação visuo-espacial;

8 Bateria Neuropsicológica
Conjunto de testes padronizados para responder a questões de referência específica. Consiste em testes padronizados que disponibilizam dados quantitativos e qualitativos específicos sobre o funcionamento cerebral do indivíduo e avaliação do comportamento emocional do indivíduo.

9 DEMENCIA FUNÇÕES COGNITIVAS AVALIADAS
GLOBAL - MEEM MEMÓRIA - ATENÇÃO – TESTE DE TRILHAS LINGUAGEM - COMPREENSÃO FUNÇÕES EXECUTIVAS-FLUENCIA VERBAL = VOCABULÁRIO CONCEITUAÇÃO E ABSTRAÇÃO-ARRANJO DE FIGURAS DO WAIS HABILIDADES CONSTRUTIVAS- TESTE DO RELÓGIO

10 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL -MEEM-
Rápida análise do estado cognitivo (Folstein -1975) Indicador razoavelmente aceitável da possibilidade de demência. Apresenta limitações mas é válido como avaliação preliminar dos distúrbios cognitivos para pessoas idosas com mais de 8 anos de escolaridade. Espera-se uma perda de 2 a 3,5 pontos por ano em pacientes com doença de Alzheimer.

11 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM
Máximo  Orientação 5 ( )  Em que ano, mês, estação do ano estamos? 5 ( )  Onde estamos: estado, país, cidade, hospital?

12 Registros 3 ( )  Pergunte ao paciente se você pode aplicar-lhe um teste para avaliar sua memória. Diga o nome de 3 objetos que não se relacionem entre si, fale lenta e claramente, dê um espaço de um segundo entre cada palavra. Depois de dizer as 3 palavras, peça que ele as repita. Esta primeira repetição determina o escore (0 a 3), continue repetindo as palavras, por no máximo 6 vezes, até que ele repita todas as 3. Se ele não se lembrar das palavras, esta fase do teste deverá ser interrompida, sem insistência. Dê um  ponto  para  cada  resposta correta. Então repita todas novamente, para  que ele aprenda.

13 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM
Atenção e Cálculo 5 ( )  Peça o paciente que conte começando do número 100, de 7 em 7, ao contrário. Peça que pare depois da 5ª subtração (93, 86, 79, 72, 65). Determine o escore pelo total de acertos. Se o paciente não conseguir ou não quiser fazer esta conta, peça-lhe que soletre a palavra “mundo” de trás para frente. O escore será o número de letras que ele disser na ordem correta, ex.: odnum = (5), odunm = (3).

14 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM
Memória 3 ( )  Pergunte ao paciente se ele pode relembrar as 3 palavras que você lhe pediu que guardasse na memória. Escore 0 a 3.

15 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM
Linguagem 9 ( ) Mostre um lápis e um relógio, peça-lhe que os nomeie (2 pontos). - Peça que repita o seguinte: “nem sim, nem não, nem porque” (1 ponto). - Dê as 3 seguintes ordens: “Pegue esta folha de papel com a mão direita, passe a folha para a mão esquerda, coloque a folha no chão” (3 pontos).

16 MINI EXAME DO ESTADO MENTAL - MEEM
“Leia e faça o que está escrito”:    “FECHE OS OLHOS” (1 ponto).    “Escreva uma frase” (1 ponto).    “Copie este desenho” (1 ponto). Total ______ 30 PONTOS Avalie o nível de consciência: Alerta () sonolento () prostrado () coma ()

17 Questões agrupadas em 7 categorias:
Orientação para tempo (data, hora); Orientação para local (local específico e geral); Registro de 3 palavras; Atenção e cálculo; Recordação das 3 palavras; Linguagem (nomeação, repetição, leitura e escrita); Capacidade construtiva visual.

18 Teste do Relógio Extremamente rápido para ser aplicado (2 minutos) traduz o padrão de funcionamento frontal e têmporo-parietal. As disfunções executivas podem preceder os distúrbios de memória nas demências. Pacientes com escores normais no MEEM podem ter severas limitações funcionais demonstradas nesse teste.

19 TESTE DO RELÓGIO INSTRUÇÕES O avaliador fornece uma folha de papel em branco e solicita: Por favor, desenhe um relógio com os números e depois disso desenhe os ponteiros marcando, por exemplo, 11 horas e dez minutos. PONTUAÇÃO / ESCORE Desenho do círculo correto : 1 ponto Números na posição correta : 1 ponto Incluiu todos os 12 números: 1 ponto Os ponteiros estão na posição correta: 1 ponto INTERPRETAÇÃO Pontuações abaixo de 4 pontos indicam a necessidade de maior investigação.

20 O paciente foi solicitado a desenhar um relógio
marcando 2:45 h. Esse simples teste tem demonstrado ser mais sensível no diagnóstico precoce da doença de Alzheimer do que muitos outros instrumentos podendo ser ranqueado de acordo com protocolos padronizados.

21 Figura complexa de Rey-Osterrieth
Crianças (a partir dos 4 anos): aprendizagem e adaptação Adultos: comportamento Avalia Habilidades de organização visuo-espacial Planejamento e desenvolvimento de estratégias Memória visual

22 características Composta por 2 figuras individuais (dependendo das idades) Estrutura de conjunto suficientemente complicada originando uma actividade

23 Crianças de 4 a 7 anos

24 Crianças a partir de 8 anos

25 Memória Imediata Reprodução de memória
Depois da cópia, com intervalo não superior a 3 minutos Utilizar apenas um lápis Sem tempo limite

26 Avaliação Quantitativa
Decompor a figura em 18 elementos elemento correto e bem colocado vale 2 elemento correto e mal colocado vale 1 elemento deformado ou incompleto mas reconhecível bem colocado vale 1 mal colocado vale ½ ponto

27 Avaliação Qualitativa
I – Construção sobre a estrutura II – Começa pela cruz, seguida o retângulo, as diagonais, etc… III – Contorno geral IV – Justaposição de detalhes V – Detalhes em fundo confuso VI – Redução a um esquema familiar VII - Garatujas

28 stroop Versão Victoria modificada por Perret –
papel do lobo frontal em adaptação a comportamentos em situações não usuais (Perret, 1974) Medida de atenção seletiva e flexibilidade mental (Lezak, 1995; Spreen, Strauss, 1998; Uttl, Graf, 1997)

29 STROOP “Neste cartão contém retângulos nomeie o nome das suas cores o mais rápido que puder seguindo cada linha da esquerda para a direita.”

30

31

32

33 STROOP o conflito na apresentação das palavras no cartão interferência atua como um estímulo distrator - medida da eficácia da concentração (Lezak, 1995) verifica-se a capacidade de se inibir uma resposta altamente condicionada em favor de uma não-usual (Spreen e Strauss, 1991).

34 LISTAS DE PALAVRAS ESPADA DOCE TOALHA MEIA BARÃO LINHA INCENDIO FOGO
BOMBEIRO GAVETA AVIÃO CANELA ARANHA BICO VIDRO

35 LISTA DE PALAVRAS TIGRA CIGARRO PITANGA TRONCO VENTO QUARTO FLECHA
LATA GRAVATA RAMO ESPORA LESMA FERO PAPEL BELEZA

36 LISTAS DE PALAVRAS FRUTA CALÇA ESMALTE VALENTE ÁGUA FUMAÇA TRIGO
TAMBOR DESENHO OURO BOLOTA SOALHO COMETA GOMA CRAVO

37 WISC 6 TESTES VERBAIS - FUNÇÕES ENVOLVIDAS:
INFORMAÇÃO = MEMÓRIA E ATENÇÃO COMPREENSÃO = SOCIALIZAÇÃO – DETERMINA JUÍZO PRÁTICO EM AÇÕES DIÁRIAS, VERBALIZAÇÃO E INTERIORIZAÇÃO CULTURAL ARITMÉTICA- RACIOCÍNIO ABSTRATO NUMÉRICO: SIMBOLIZAÇÃO,CONCENTRAÇÃO, ATENÇÃO,ORGANIZAÇÃO TEMPORAL E ESPACIAL. SEMELHANÇAS- RACIOCÍNIO LÓGICO, PENSAMENTO ASSOCIATIVO, E TC. NÚMEROS- ATENÇÃO, CONCENTRAÇÃO, MEMÓRIA AUDITIVA E ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL VOCABULÁRIO- MEMÓRIA, SIMBOLIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE CONCEITOS

38 WISC EXECUÇÃO COMPLETAR FIGURAS- ATENÇÃO, MEMÓRIA VISUAL, CONCENTRAÇÃO, CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO COM PERCEPÇÃO DE DETALHES. ARRANJO DE FIGURAS- ORIENTAÇÃO ESPACIAL E ORGANIZAÇÃO ESPACIAL CUBOS- ORIENTAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL, COORDENAÇÃO VISU-MOTORA E FATOR G ARMAR OBJETOS- RELAÇÕES ESPACIAIS, HABILIDADE E MEMÓRIA. CÓDIGO- DESTREZA VISO-MOTORA, RAPIDEZ, PRECISÃO, COORDENAÇÃO MOTORA E PERCEPÇÃO VISUAL LABIRINTO- PLANEJAMENTO DA AÇÃO GRAFO-MOTORA


Carregar ppt "NEUROPSICOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google