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Controle da Qualidade Total

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Apresentação em tema: "Controle da Qualidade Total"— Transcrição da apresentação:

1 Controle da Qualidade Total
Capítulos 5 e 6 Eros Ramos Baseado na apresentação de Tiago Massoni e Marília Lima CIn - UFPE

2 Conteúdo “Controle” da Qualidade Gerenciamento pelas Diretrizes
Gerenciamento InterFuncional Gerenciamento Funcional CIn - UFPE

3 Controle de Qualidade “Controle” sobre as dimensões da qualidade com o objetivo principal de garantir a qualidade do produto para seu cliente externo ou interno Objetivos Planejar a qualidade Manter a qualidade desejada Melhorar a qualidade desejada Traduzir as necessidades dos clientes em características mensuráveis Cumprir padrões e atuar na causa dos desvios (PDCA) Localizar ‘resultados indesejáveis’ e utilizar ‘métodos de solução de problemas’ CIn - UFPE

4 Gerenciamento Pelas Diretrizes GPD
Conceitos Sistema administrativo, praticado por todos na empresa, visando garantir a sobrevivência à competição Internacional; Visão estratégica para estabelecer diretrizes; Prática do controle de qualidade por todas as pessoas da empresa com base na estratégia; Dirigido pela alta administração CIn - UFPE

5 GPD Planejamento Estratégico “Planejamento de guerra comercial visando garantir a sobrevivência da empresa à competição internacional”; Define-se a estratégia: Olhando para FORA e para FUTURO; Com base em Fatos e Dados verídicos; Determinando metas (visão), métodos (estratégia) e desdobramentos; CIn - UFPE

6 GPD Alcançar Metas da Alta Administração
Objetivo Alcançar Metas da Alta Administração Melhorar Procedimentos e Padronizar Permitir que cada empregado compreenda seu posicionamento na empresa “Garantir a perfeita satisfação das necessidades dos clientes a um preço que estes possam pagar” Responsabilidade + Autoridade Procedimentos CIn - UFPE

7 Ger. Funcional (Rotina)
GPD Implantação GPD Ger. Funcional (Rotina) Ger. Interfuncional Estabelecer padrões Manter padrões Melhorar padrões Estabelecer diretrizes da alta direção (visão) Desdobrar diretrizes para cada nível Controle das diretrizes pelos gerentes CIn - UFPE

8 GPD Implantação - Papéis Diretrizes Conselho Presidente Diretor
Ênfase Gerencia Inter-funcional Liderança da Empresa olhar p/ fora e p/ futuro tempo dedicado à busca da sobrevivência Presidente Conselho Diretor Chefe Dept Diretrizes Ênfase Gerencia da Rotina do Trabalho Unidade Gerencial Básica “microempresa” com autonomia, controle da qualidade chefe de seção treinado para gerencia, funciona como o “presidente” Chefe Seção Superv STAFF Chefe Seção Superv STAFF CIn - UFPE

9 GPD Gerenciamento Interfuncional Exercido sobre toda a empresa, através dos departamentos >> Atingir metas; Ação conjunta e articulada entre as várias linhas de hierarquia; Criação de comitês de qualidade; CIn - UFPE

10 GPD Gerenciamento Funcional Tornar a Unidade Gerencial Básica numa microempresa de forma que todos possam gerenciar a rotina do seu próprio processo. Fazendo com que a alta gerência de preocupe apenas com a estratégia Chefe Seção Superv STAFF Círculos de Controle CIn - UFPE

11 GPD Primeira prioridade na implantação do TQC
Gerenciamento Funcional Primeira prioridade na implantação do TQC Foco no melhoramento contínuo da empresa com padronização de processos Definição da função de cada um: delimita áreas de autoridade (processo) e responsabilidade (resultados). CIn - UFPE

12 Gerenciamento Funcional
Atividades Definição da função de cada funcionário e seu papel no controle de qualidade Definir o Macrofluxograma Determinar itens de controle, metas e métodos para cada área de trabalho CIn - UFPE

13 Gerenciamento Funcional
Atividades Fluxogramas de cada área de trabalho Identificar problemas e suas causas com a participação de todos Educar e treinar cada funcionário CIn - UFPE

14 Gerenciamento Funcional
Funcionamento Cada área de trabalho atua de forma independente Cada gerente deve buscar feedback de clientes Identificar e padronizar os processos internos Estabelecer itens de controle e itens de verificação CIn - UFPE

15 Gerenciamento Funcional
Itens de Controle Fornecem dados concretos para que a qualidade possa ser medida Itens de verificação agem nos itens de controle para mensurar a qualidade Estabelecido com base nos concorrentes (melhor do mundo) CIn - UFPE

16 Gerenciamento Funcional
Manutenção dos Padrões A manutenção dos itens de controle é obtida pelo cumprimento dos padrões PDCA P: cada um tem metas e procedimentos padrão D: treinamento, execução padronizada, dados coletados C: todos inspecionam próprio trabalho A: problemas são relatados CIn - UFPE

17 GPD Estágios Básicos Plan. Estratégico Diretrizes Desdobramento
Níveis de Controle Controle Revisão anual CIn - UFPE

18 Estágios do GPD Metas anuais (a partir da visão estratégica)
Diretrizes Anuais do presidente Metas anuais (a partir da visão estratégica) Medidas (métodos e meios) necessárias; Planejamento Estratégico Mudanças no meio ambiente Diretrizes Resultados do passado Fatos e Dados concretos CIn - UFPE

19 CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE
Estágios do GPD Desdobramentos das Diretrizes META Diminuir custos desenvolvimento META Prestigiar reuso no projeto MÉTODO Tentar reusar o que foi feito ... META Projetar utilizando padrões para reuso MÉTODO Definir padrões para reuso de componentes ... MÉTODO Design patterns Frameworks ... CHEFE DEPARTAMENTO SOFTWARE GERENTE PROJETO PROJETISTA CIn - UFPE

20 Estágios do GPD Cada nível estabelece itens de controle;
Estabelecimento de Itens de Controle Cada nível estabelece itens de controle; Item de controle será item de verificação do nível superior; Diagrama das matrizes (pag 88); CIn - UFPE

21 Estágios do GPD Principal foco nos processos (ger. Funcional);
Controle no GPD Principal foco nos processos (ger. Funcional); Acompanhamento de perto dos itens de controle; CIn - UFPE

22 Estágios do GPD Análise do cumprimento das diretrizes;
Revisão Anual Análise do cumprimento das diretrizes; Comparação dos dados atuais com os do ano anterior; Realimenta o planejamento do ano seguinte; CIn - UFPE

23 Estágios do GPD Avaliação da implementação do TQC;
Reflexão Anual Avaliação da implementação do TQC; Responsabilidade da equipe de TQC CIn - UFPE

24 Estágios do GPD Avaliação dos resultados do GPD;
Diagnóstico do Presidente Avaliação dos resultados do GPD; Descobrir os pontos fracos do GPD; Avaliação junto aos funcionários; CIn - UFPE

25 GPD Iniciada pelo Comprometimento do Presidente
Implantação Iniciada pelo Comprometimento do Presidente Treinamento das Equipes Sistema de Coleta e Análise de Informações Sólido Gerenciamento Interfuncional e Funcional (Rotina) Elevada Competência na Solução de Problemas CIn - UFPE

26 Discussão CIn - UFPE


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