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A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, 2005 1. Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia.

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1 A M ÍDIA E MPRESARIAL L UTHER K ING DE A NDRADE S ANTANA -REVER N1, 2005 1. Um Pouco da História entre mídia e evangélicos 2. Descrevendo a relação mídia e evangélicos 3. Pluralismo, religião e mídia 4. Considerações Finais

2 A M ÍDIA E MPRESARIAL R ELIGIOSA

3 A RELAÇÃO MÍDIA E EVANGÉLICOS

4 J USTIFICATIVAS PARA O ESTUDO, SEGUNDO F RESTON Divulgação da própria fé como princípio evangélico, O desejo missionário dos evengélicos ao proselitismo, Para isso, recorre-se a variados discursos (pregações) baseados em bens simbólicos e materiais.

5 F ACILITADORES PARA O USO DA MÍDIA A tv tornou-se veículo de massa, e aberta para o mercado, Na década de 70, os programas importados foram substituídos pelos nacionais, Explosivo crescimento evangélico incentivou uma mídia própria, Maior abertura decorrente do fim do governo militar.

6 D OIS PRINCIPAIS USOS DA MÍDIA Televisão Mídia Denominacional (MD). Ex. IURD e da Graça Mídia de Liderança Evangélica (MLE) Ex. Silas Malafaia Mídia de Igrejas Autônomas (MIA) Ex. Ig. Bt. da Lagoinha – B. Horiz. Rádio Mídia Empresarial- Regiliosa (MERs). Ex. Rádio El Shadai FM 93,3 Rádio Melogia FM 97,3.

7 MER S – M ÍDIA E MPRESARIAL -R ELIGIOSA Rádio El Shadai Proprietário: Arolde de Oliveira. (Político) Objetivo: público evangélico de perfil moderno., 1. Não faz proselitismo 2. Não tem compromisso com uma denominação 3. Pretende vender seus produtos, cantores, seus CDs Rádio Melodia Proprietário; Francisco Silva (Político) 1. Público de menor escolaridade, 2. Tem uma linguagem mais voltada para os pentecostais 3. Esteve em 1º. Lugar na audiência em 2000 e 01 4. 2º. Lugar em 2005.

8 C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Indústria Cultural Evangélicos, com cerca de 25% da população, cria novas condições culturais, tem bens simbólicos e materiais próprios; linguagem própria. Daí o uso pela mídia de vocabulário fácil de ser identificado pelos evangélicos em geral

9 C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Mercado O mercado é a preocupação permanente da mídia. A música e a linguagem escolhidas e utilizadas são para vender CDs e outros produtos evangélicos.

10 C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Governo O fim do regime militar deu uma abertura para as culturas religiosas no país para a entrada dos evangélicos Símbolos e ídolos fogo, poder, unção

11 C ONCEITOS QUE O TEXTO DESTACA Público consumidor da mídia evangélica As estações de rádio direcionam mais os seus programas para públicos específicos As TVs buscam público sempre maior, o que provoca padronização dos programas.

12 PROBLEMATIZAÇÃO Louis Althusser Teoria dos aparelhos repressivos e ideológicos Repressivos: Judiciários, polícia, forças armas etc Ideológicos: Igreja, escola, família, sindicatos etc. Paulo Freire Conceito de domesticação, Conceito de educação bancária.

13 P LURALISMO E M ÍDIA R ELIGIOSA Rádio e o Pluralismo Religioso Mídia Televisiva: Comunicação Gerando Dinheiro

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS


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