A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa II 2º Bimestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa II 2º Bimestre."— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa II 2º Bimestre

2 Projeto X Pesquisa Até agora- 1º bimestre: Projeto de pesquisa tema
objetivo questões centrais ou problemas de pesquisa Hipótese Planejamento do método Cronograma FICHAMENTOS

3 No texto teórico... Análise dos artigos/dissertações e teses...
Olhando para Introdução teórica do artigo, analise: Como os pesquisadores fazem as citações? Quais foram as referências lidas? Como os pesquisadores se referem às idéias de outros autores? Como o texto é organizado? Em quais partes do texto não há referência nenhuma, ou seja, está escrito com as palavras dos pesquisadores?

4 O que pode fazer? Pode: comentar sobre as idéias do autor
unir uma idéia com a outra introduzir as idéias do autor com suas próprias palavras Citar literal a idéia do autor (com páginas) Explicar as idéias dos outros autores...etc.

5 Começando a escrever... Com base no Plano de ação passa-se a redigir o texto! Primeiro: um rascunho Revisão do todo Leitura de outras pessoas Série de normas científicas = ABNT

6 INTRODUÇÃO TEÓRICA Luna (1989) afirma que o referencial teórico consiste em "um filtro" através do qual o pesquisador "enxerga a realidade, sugerindo perguntas e indicando possibilidades" (p.32) CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA da temática e do trabalho realizado

7 Revisão da literatura Alguns objetivos:
Determinação do "estado da arte": descrever o estado atual de uma dada área de pesquisa: o que já se sabe, quais as lacunas, entraves teóricos, etc. Revisão teórica: definição de conceitos utilizados na pesquisa, por exemplo: adolescência, representação social, aprendizagem, inteligência, etc. Dar identidade á nomenclatura que está sendo estudada.. Revisão da pesquisa empírica: como SEU problema de pesquisa vem sendo pesquisado, especialmente do ponto de vista metodológico. Fornecer dados resultantes de outras pesquisas já realizadas. Revisão histórica: Extremamente importantes. Recuperação da evolução de um conceito o temática.

8 INTRODUÇÃO TEÓRICA Embasamento teórico para DISCUSSÃO-ANÁLISE dos dados Texto Resgate histórico da temática Aspectos importantes de serem discutidos acerca da temática (pesquisas atuais, por ex.) Eixos norteadores...

9 Regras Gerais de apresentação de pesquisas e trabalhos acadêmicos
Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

10 Regras gerais de apresentação
Princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos: pesquisas, monografias, TCC, teses, dissertações. Estrutura ABNT Definições Regras gerais de apresentação

11 Elementos pré-textuais: elementos que antecedem o texto e ajudam na identificação e utilização do trabalho Elementos pós-textuais: elementos que completam o trabalho Elementos textuais: parte do documento em que o conteúdo é exposto Tabela: elemento demonstrativo de síntese que constitui unidade autônoma (auto-explicativa) Apêndice: texto ou documento elaborado pelo autor Anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor

12 Pré-texto (sem número de página!)
CAPA FOLHA DE ROSTO DEDICATÓRIA (opcional) AGRADECIMENTOS (opcional) EPÍGRAFE (opcional) RESUMO SUMÁRIO/ ÍNDICE

13 Capa Nome da instituição nome do autor Título do trabalho
Subtítulo (se houver) local (cidade) ano de entrega

14 NOME DO(S) AUTOR(ES) DA PESQUISA
FACULDADE DE JAGUARIÚNA PSICOLOGIA NOME DO(S) AUTOR(ES) DA PESQUISA (Letra 14 em negrito) TITULO DO TRABALHO: subtítulo se houver (Letra 14) (Letra 12) JAGUARIÚNA 200-

15 Folha de rosto Nome do autor Título principal Subtítulo: se houver
Número de volumes Natureza e objetivo; Instituição; área de concentração Nome do orientador Local (cidade). Ano da entrega

16 NOME DO(S) AUTOR(ES) DA MONOGRAFIA
FACULDADE DE JAGUARIÚNA CURSO DE PSICOLOGIA NOME DO(S) AUTOR(ES) DA MONOGRAFIA (Letra 14 em negrito) TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo se houver (Letra 14) (Letra 12) Natureza e Objetivos Jaguariúna 200-

17 Pesquisa apresentada na disciplina Pesquisa em Psicologia II sob a orientação da Profa. Ms. Paula Saretta, como requisito parcial de conclusão do curso de Pesquisa em Psicologia da Faculdade de Jaguariúna

18 Texto em espaço 1,5 ou duplo
Espaço do texto Texto em espaço 1,5 ou duplo Citações de + de 3 linhas Notas de rodapé Referências (final do texto) Espaço Simples

19 Regras gerais de apresentação Formato
Papel branco Formato A4 Letra cor preta Usar apenas um lado das folhas Fonte tamanho 12 para texto e menor para citação maior de três linhas (10 ou 11)

20 Regras gerais de apresentação Margens
Esquerda 3 cm Superior 3 cm Direita cm Inferior 2 cm

21 Citação Indireta Direta
texto baseado na obra do autor consultado (com suas palavras) Direta transcrição literal de parte da obra do autor consultado

22 Direta Especificar no texto: autor, ano, página (SEMPRE!)
Até 3 linhas usar aspas duplas no meio do texto... Com mais de 3 linhas destacar com recuo de 4 cm da margem esquerda, usar letra menor (11) e sem utilizar aspas

23 Citação Indireta É a expressão da idéia contida na fonte citada, sem ser uma transcrição literal do autor, dispensando o uso de aspas duplas e da página.

24 Exemplos no texto... Essas reformas reclamam uma transformação substancial nos fundamentos e na prática da formação no ensino. Propõe-se uma nova dinâmica de formação e de concepção da natureza do trabalho docente, mobilizando pesquisas a partir de um grande número de correntes, enfoques ou teorias oriundos das ciências sociais e humanas (BORGES e TARDIF, 2001).

25 Exemplos no texto... Um dos aspectos que caracterizam os estudos sobre a constituição do trabalho docente é a valorização da história individual e profissional do docente, utilizando uma abordagem teórico-metodológica que dá voz ao professor; sendo compreendido como um profissional que adquire e desenvolve conhecimentos a partir da prática e no confronto com as condições da profissão.

26 Exemplos no texto... O saber do professor é compreendido, segundo Tardif (2002a), “(...) na interface entre o individual e o social" (p. 16).

27 Exemplos no texto... Devemos, entretanto, cuidar para que o ensino de Psicologia, buscando formar profissionais que vão atuar nas escolas, não se assemelhe ao apontado por Alarcão (2006) quando faz referência aos supervisores de estágio docente que orientam seus alunos acerca da dinâmica escolar: (…) aparecem aos olhos dos professores como distantes, de contactos difíceis, estabelecendo com os professores uma relação artificial de tipo ritualista que provoca nos professores sentimentos de tensão, inibição e inferioridade. (p. 18)

28 Exemplos no texto... Esses questionamentos, apesar de pouco discutidos, têm gerado mal-estar nas Faculdades de Educação. Tardif (2002b) explica que as reformas e a epistemologia da prática profissional que lhe serve de fundamento pressionam os cursos de formação a rever as tradições universitárias e disciplinares e valorizar a prática profissional.

29 REFERENCIAS Somente no final do texto...
SADALLA, A. M. F. A.; LAROCCA, P. Autoscopia: um procedimento de pesquisa e de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p , set./dez SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995. TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. WISNIVESKY, M. Psicologia e Formação Docente: Indícios de uma Relação f. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

30 Pós-texto (depois do texto)

31 Começando a escrever... Com base no Plano de ação passa-se a redigir o texto! Primeiro: um rascunho Revisão do todo Leitura de outras pessoas Série de normas científicas...

32 Os processos de construção dos dados ou das informações
Pesquisa qualitativa e quantitativa

33 Pesquisas em Psicologia
NATUREZA Relação com o tratamento que é dado às informações/dados coletados/construídos Procedimento de coleta dos dados Qualitativa Quantitativa TIPOS DE PESQUISAS Pesquisa de campo Pesquisa bibliográfica Pesquisa experimental Pesquisa-ação Pesquisa etnográfica ...

34 Qualitativo X Quantitativo
Mais importante é que o pesquisador: mantenha-se coerente em suas escolhas de pesquisa saiba explicitar sua opção metodológica e todo procedimento desenvolvido na construção/ coleta de suas informações/ dados consiga identificar, descrever e analisar seus dados de modo coerente com sua Introdução teórica

35 Pesquisa qualitativa nas ciências sociais
Diferentes significados Sujeito que está sendo pesquisado: intencional interativo motivado adota uma postura Pesquisa= comunicação entre pesquisador e pesquisado sujeito pesquisado é ativo

36 Pesquisas qualitativas
Não se baseia no critério numérico Não se legitima pela quantidade de sujeitos a serem investigados, mas pela qualidade de sua expressão! Busca-se interpretações dos sentidos, das crenças, das opiniões dos participantes

37 Sujeito pesquisado Sujeito: realiza construções também!
não é uma relação linear PERGUNTA-RESPOSTA Perguntas devem ser cuidadas, bem elaboradas, bem conduzidas... Isso é elemento imprescindível para qualidade da informação produzida na pesquisa Pesquisas qualitativas- são considerados até dados de momentos informais Pesquisa tem que ter sentido para participantes

38 Estratégias de investigação qualitativa
Estudos de caso Observações participantes Investigações documentais Entrevistas (mais comumente utilizadas) Histórias de vida ou estudos biográficos Grupos de discussão Grupos focais ...

39 Pesquisas quantitativas
Relação com número de participantes Amostragem parte da população estudada que seja representativa do todo resultados possam ser generalizados para todo São buscados índices, medidas, descrições Porcentagens (%) Relações numéricas que sejam significativas

40 Estratégias de investigação quantitativa
Definição de Perfil populacional Análise estatística Medir opiniões Mediar atitudes e comportamentos Observação sistemática Questionários (mais comumente utilizados) Entrevista dirigida ou fechada


Carregar ppt "Pesquisa II 2º Bimestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google