A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O objetivo e a Justificativa do estudo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O objetivo e a Justificativa do estudo"— Transcrição da apresentação:

1 O objetivo e a Justificativa do estudo

2 Retomando as Etapas do projeto já estudadas em classe:
Introdução. O que será estudado? Dentro de que contexto este estudo se dará? Que conhecimentos essenciais devo apresentar para o entendimento desse problema? (o que pesquisar? onde? Fontes científicas? Como organizar o conhecimento levantado? Como resenhar e fichar os textos básicos? Delimitação do Problema- explicita se esta indagação possui significância teórica ou clínica? De que forma ela pode ser melhor estudada? Estão a disposição os recursos adequados para a condução do estudo? A Justificativa e aproximação com o tema em estudo – Para que fazer? Por que fazer esse estudo? Porque o interesse? O objetivo – Qual a ação investigada desse conjunto? Retomando as Etapas do projeto já estudadas em classe:

3 Justificativas e aproximação com o Estudo.
Afinal de contas, por que esta pesquisa é importante? Por que ela deve ser realizada? O que me aproximou do tema?

4 O que é relevante na JUSTIFICATIVA?
A justificativa é a hora de se “vender o peixe", de mostrar o valor do seu estudo frente aos objetivos propostos. O que é relevante na JUSTIFICATIVA?

5 Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: ex. entre os autores lidos na revisão bibliográfica, a abordagem que pretendemos não foi ainda realizada; ou não teve a profundidade necessária. Justificativas e aproximação com o Estudo.

6 Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: ex. trará uma nova compreensão sobre um determinado assunto na área profissional. questiona um princípio, preceito científico, ético-profissional ainda não explorado; Justificativas e aproximação com o Estudo.

7 Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras; etc... tem relevância social significativa apontando para a nossa evolução profissional; Justificativas e aproximação com o Estudo.

8 Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: Apresenta relevância operativa em face as contribuições para: O desenvolvimento de modelos teóricos; Mudanças no currículo e novas modalidades de atuação nas diversas áreas de trabalhos; Melhoria das condições de trabalho; Reconhecimento de novas áreas e domínios na profissão... Justificativas e aproximação com o Estudo.

9 Justificativas e aproximação com o Estudo.
Qual é meu interesse e qual a relação do tema com os pesquisadores: Tem relevância pessoal em face de: Experiências passadas com o tema no trato com grupos de pessoas, familiares, amigos queridos que marcaram nossa trajetória de vida. Estudo especial em outra disciplina; Traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras;etc... Justificativas e aproximação com o Estudo.

10 Neste item é necessário mostrar o que o estudo procura investigar – o objetivo é a ação do objeto aspirado pelo pesquisador. Se a questão fosse sobre o tema – Imagem social das enfermeiras até o sec. XX. Que leitura se terá? Objetivos.

11 Ex: Problema emergente
Se a questão fosse sobre o tema – Qual é a Imagem social reconhecida das enfermeiras até o sec. XX ? Ex: Problema emergente

12 O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
Da religião; Das condicionantes de Gênero e da Mulher: Na imagem maternal e na docilidade no trabalho – no ideal materno; O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:

13 O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
Na imagem religiosa – na atenção angelical (anjo branco que marcou a profissão até a década de 80); que reverte-se no ideal messiânico esperado, das horas extras gratuitas, das injeções nos vizinhos e parentes; Na obediência cega, surda e muda; Subserviência ao trabalho médico ou ao de outros profissionais masculinos; Da mulher inspiração sexual masculina – O anjo e a “Diaba”; A mulher do médico – a serviço técnico e pessoal/ sexual; por outras vertentes ainda não muito bem investigadas pela(o)s autora(o)s de enfermagem. O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:

14 O objetivo somente pode ser traçado a partir de um conhecimento expresso sobre o objeto (anteriormente levantado) e por isto: não basta sabedoria e a experiência- devemos fundamentar o conhecimento través de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Ou seja, só podemos problematizar e delimitar uma questão de estudo ou questões que possa(m) direcionar uma pesquisa a partir do conhecimento que já possuímos (vulgar, empírico, científico, ético) sobre determinado tema, Objetivos.

15 Diretrizes da pesquisa
Fundamentação do conhecimento – uso de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Conhecimento anterior, vivência anterior do problema de estudo Diretrizes da pesquisa Objetivos.

16

17 Exercício prático de hoje:
Primeiro: Recoloque o título – autores – uma pequena explicação sobre o que é que vocês pretendem estudar; qual é o objeto desse estudo e qual é a sua questão de pesquisa. “TENTANDO DEFINIR O NOME DO FILHO” Construir com seus pares justificativas preliminares, porém convincentes sobre o significado desse tema. Usando sua capacidade criativa, imaginativa, apresente duas a três parágrafos com boa redação falando da importância e relevância social ou operacional (para a profissão ou para o melhor desempenho profissional e ou da atenção a saúde) do seu tema. “VENDENDO O PEIXE” A seguir faça a melhor redação de mais dois parágrafos sobre como esse tema lhe INQUIETOU? que aspectos desse assunto vem mexendo ou inquietando seu dia-a-dia? como você se relaciona com esse objeto de estudo? que experiências lhes levaram a definir-se ou se envolver com ele? “EMBALANDO O FILHOTE” Exercício prático de hoje:


Carregar ppt "O objetivo e a Justificativa do estudo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google