Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O objetivo e a Justificativa do estudo
2
Retomando as Etapas do projeto já estudadas em classe:
Introdução. O que será estudado? Dentro de que contexto este estudo se dará? Que conhecimentos essenciais devo apresentar para o entendimento desse problema? (o que pesquisar? onde? Fontes científicas? Como organizar o conhecimento levantado? Como resenhar e fichar os textos básicos? Delimitação do Problema- explicita se esta indagação possui significância teórica ou clínica? De que forma ela pode ser melhor estudada? Estão a disposição os recursos adequados para a condução do estudo? A Justificativa e aproximação com o tema em estudo – Para que fazer? Por que fazer esse estudo? Porque o interesse? O objetivo – Qual a ação investigada desse conjunto? Retomando as Etapas do projeto já estudadas em classe:
3
Justificativas e aproximação com o Estudo.
Afinal de contas, por que esta pesquisa é importante? Por que ela deve ser realizada? O que me aproximou do tema?
4
O que é relevante na JUSTIFICATIVA?
A justificativa é a hora de se “vender o peixe", de mostrar o valor do seu estudo frente aos objetivos propostos. O que é relevante na JUSTIFICATIVA?
5
Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: ex. entre os autores lidos na revisão bibliográfica, a abordagem que pretendemos não foi ainda realizada; ou não teve a profundidade necessária. Justificativas e aproximação com o Estudo.
6
Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: ex. trará uma nova compreensão sobre um determinado assunto na área profissional. questiona um princípio, preceito científico, ético-profissional ainda não explorado; Justificativas e aproximação com o Estudo.
7
Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras; etc... tem relevância social significativa apontando para a nossa evolução profissional; Justificativas e aproximação com o Estudo.
8
Justificativas e aproximação com o Estudo.
A pesquisa é importante porque: Apresenta relevância operativa em face as contribuições para: O desenvolvimento de modelos teóricos; Mudanças no currículo e novas modalidades de atuação nas diversas áreas de trabalhos; Melhoria das condições de trabalho; Reconhecimento de novas áreas e domínios na profissão... Justificativas e aproximação com o Estudo.
9
Justificativas e aproximação com o Estudo.
Qual é meu interesse e qual a relação do tema com os pesquisadores: Tem relevância pessoal em face de: Experiências passadas com o tema no trato com grupos de pessoas, familiares, amigos queridos que marcaram nossa trajetória de vida. Estudo especial em outra disciplina; Traz uma nova leitura sobre a prática assistencial, a tecnologia envolvida, a vida das enfermeiras;etc... Justificativas e aproximação com o Estudo.
10
Neste item é necessário mostrar o que o estudo procura investigar – o objetivo é a ação do objeto aspirado pelo pesquisador. Se a questão fosse sobre o tema – Imagem social das enfermeiras até o sec. XX. Que leitura se terá? Objetivos.
11
Ex: Problema emergente
Se a questão fosse sobre o tema – Qual é a Imagem social reconhecida das enfermeiras até o sec. XX ? Ex: Problema emergente
12
O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
Da religião; Das condicionantes de Gênero e da Mulher: Na imagem maternal e na docilidade no trabalho – no ideal materno; O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
13
O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
Na imagem religiosa – na atenção angelical (anjo branco que marcou a profissão até a década de 80); que reverte-se no ideal messiânico esperado, das horas extras gratuitas, das injeções nos vizinhos e parentes; Na obediência cega, surda e muda; Subserviência ao trabalho médico ou ao de outros profissionais masculinos; Da mulher inspiração sexual masculina – O anjo e a “Diaba”; A mulher do médico – a serviço técnico e pessoal/ sexual; por outras vertentes ainda não muito bem investigadas pela(o)s autora(o)s de enfermagem. O sentido da Imagem pode ter sofrido influências:
14
O objetivo somente pode ser traçado a partir de um conhecimento expresso sobre o objeto (anteriormente levantado) e por isto: não basta sabedoria e a experiência- devemos fundamentar o conhecimento través de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Ou seja, só podemos problematizar e delimitar uma questão de estudo ou questões que possa(m) direcionar uma pesquisa a partir do conhecimento que já possuímos (vulgar, empírico, científico, ético) sobre determinado tema, Objetivos.
15
Diretrizes da pesquisa
Fundamentação do conhecimento – uso de fontes bibliográficas que tratam do foco de análise pretendido na pesquisa. Conhecimento anterior, vivência anterior do problema de estudo Diretrizes da pesquisa Objetivos.
17
Exercício prático de hoje:
Primeiro: Recoloque o título – autores – uma pequena explicação sobre o que é que vocês pretendem estudar; qual é o objeto desse estudo e qual é a sua questão de pesquisa. “TENTANDO DEFINIR O NOME DO FILHO” Construir com seus pares justificativas preliminares, porém convincentes sobre o significado desse tema. Usando sua capacidade criativa, imaginativa, apresente duas a três parágrafos com boa redação falando da importância e relevância social ou operacional (para a profissão ou para o melhor desempenho profissional e ou da atenção a saúde) do seu tema. “VENDENDO O PEIXE” A seguir faça a melhor redação de mais dois parágrafos sobre como esse tema lhe INQUIETOU? que aspectos desse assunto vem mexendo ou inquietando seu dia-a-dia? como você se relaciona com esse objeto de estudo? que experiências lhes levaram a definir-se ou se envolver com ele? “EMBALANDO O FILHOTE” Exercício prático de hoje:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.