A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional
Uma Estratégia de Educação Permanente e Desenvolvimento da Qualidade

2 PEP - MODELO GAP CAPP PDP TREINAMENTO EM SERVIÇO
Auto-aprendizagem reflexiva mentorada Desenvolvimento profissional CAPP GAP MÓDULOS DE CAPACITAÇÃO Desenvolvimento de uma base comum de conhecimentos Educação médica continuada TREINAMENTO EM SERVIÇO Desenvolvimento de competências clínicas básicas Desenvolvimento de consultores internos

3 O ciclo da aprendizagem a partir da experiência
Aplicar Refletir Aprender Schön , 1983

4 O Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional é…
uma reflexão crítica contínua e sistemática de um grupo de profissionais sobre a sua própria performance, com o objetivo de alcançar uma melhora contínua no cuidado do paciente...

5 ...envolvendo definição de critérios e padrões, avaliação de performance, e implementação de mudanças.

6 CAPP: significados Estratégia educacional para melhorar o cuidado do paciente Forma de reduzir a variação de condutas interprofissional Instrumento para mudar a performance Estímulo para a auto-aprendizagem..

7 CAPP: características centrais
Processo de reflexão crítica sistemática em grupos de profissionais trabalhando numa determinada área que: encontram-se regularmente durante seu horário de trabalho; discutem aspectos auto-selecionados de problemas de sua própria prática, com o apoio de um facilitador/supervisor; identificam lacunas de conhecimentos e habilidades e problemas organizacionais; geram atividades educacionais e sugestões para melhoria de sua prática e implementam mudanças..

8 CAPP: Vantagens Pode ser uma atividade motivadora para profissionais de saúde em atenção primária Ajuda a quebrar o isolamento profissional Induz ao envolvimento e compromisso mútuo Produz mudanças duradouras na performance

9 CAPP: Passos 1. Escolha do tópico: “O que queremos rever”?
2. Seleção de critérios e metas: “O que queremos alcançar?” 3. Avaliação da prática atual: “Como estamos fazendo em relação aos critérios?” 4. Planejamento das mudanças: “O que devemos mudar?” Repetindo o ciclo 5. Avaliação das mudanças: “Obtivemos sucesso em melhorar o cuidado dos nossos pacientes?” (Grol & Lawrence, 1995)

10 Planejamento das mudanças
Avaliação da prática 3 Planejamento das mudanças 4 Seleção de critérios 2 5 Avaliação das mudanças 1 Escolha do tópico

11 Escolha do tópico: O que queremos rever?
identificar problemas relevantes na prática diária definir método de priorização e seleção dos problemas definir precisamente os tópicos, limitando-os aos aspectos importantes.

12 Escolha do tópico: O que queremos rever?
Processos de cuidados clínicos, diagnósticos, prescrições, comunicação com o paciente..

13 2. Seleção de critérios e metas: O que queremos alcançar?
Explicitação de performance ou resultados desejáveis Definir os critérios para a performance desejável consenso de standards e linhas diretivas Acordo sobre objetivos a atingir para melhorar a prática naquele tópico (metas específicas) Seleção de indicadores para avaliar o tópico

14 3. Avaliação da prática: Como estamos em relação aos critérios
Determinação da performance atual dos membros do grupo Selecionar e desenvolver instrumentos para coletar e analisar dados Coletar dados sobre a performance atual Métodos: observação direta da prática, exame de prontuários, gravação em vídeo e áudio de consultas, uso de pacientes simulados, e outros.

15 3. Avaliação da prática: Como estamos em relação aos critérios?’
Analisar os dados: comparação da performance atual com os standards definidos comparar a performance com: padrões, tendências, comparar a prática de um membro do grupo com a de outro membro Identificação de lacunas de conhecimento, de práticas inadequadas ou adequadas..

16 4. Planejamento da mudança: O que devemos mudar?
Discrepância entre a performance atual e os standards: estímulo para a mudança Seleção de mudanças viáveis Plano do grupo para implementação das mudanças: as intervenções educacionais Suporte mútuo..

17 5. Avaliação das mudanças: Obtivemos sucesso em melhorar o cuidado dos nossos pacientes?”
Reavaliação da performance Identificação de problemas e barreiras para a implementação das mudanças Novo plano de mudança, novas intervenções e atividades ou escolha de um novo tópico para revisão.

18 CAPP: métodos Consenso sobre linhas diretivas/protocolos
Análise de casos Análise de incidente crítico Observação direta da prática Observação da consulta através de áudio/vídeo

19 Passos do CAPP O que queremos rever/mudar? Obtivemos sucesso
em melhorar o cuidado aos nossos pacientes? O que queremos alcançar? O que devemos mudar? Como estamos em relação aos critérios?

20 Obrigado!


Carregar ppt "Ciclo de Aperfeiçoamento da Prática Profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google