A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil. Aula 11.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil. Aula 11."— Transcrição da apresentação:

1 Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil. Aula 11

2 Globalização Se dá em um processo contínuo e que se fez quando o homem descobriu meios de expandir suas fronteiras, seja: quando buscaram novas rotas de navegação; quando guerreavam, invadindo novas terras, levando cultura, costumes, idiomas, moeda, etc; quando instalaram empresas estrangeiras em determinados países, trazendo pessoas, capital, tecnologia e muito mais; quando se faz comércio internacional; quando se envia capital para outro país; quando se estuda em universidades estrangeiras;

3 Globalização quando se assiste a TV estrangeira, ou telefona, ou envia , ou entra em sites estrangeiros. Tudo isso é incremento para a globalização. Entretanto, para acabar com a globalização teria de destruir todas as invenções de transportes, comunicações e armamentos e o mais drástico, limitar as atividades humanas, pois é algo natural do ser humano, transferir experiências. Assim, podemos dizer que a globalização é um conjunto de ações naturais ao homem, pacífica ou não, para transferir experiências culturais, sociais, lingüística e econômica em um processo continuo de integração de diferentes gerações, regiões e religiões.

4 Integração Processo de união de países com propósitos econômicos visando o desenvolvimento do país-membro participante.

5 a globalização é perceptível quando ocorre: A formação dos blocos comerciais.

6 Bloco Comercial É um tipo de integração para formação de acordos bilaterais ou multilaterais, entre países unidos por interesses semelhantes. Esses acordos podem ser feitos em diversas etapas.

7 Etapas para formação do bloco comercial 1º etapa - zonas de livre comércio É a formação, na qual, os países concordam em reduzir as barreiras alfandegárias para as importações de mercadorias produzidas dentro da área formada pelos países-membros. 2º etapa - União Aduaneira É a união comercial que tem o acordo formado pela redução das barreiras alfandegárias para as importações de mercadorias produzidas dentro da área formada pelos países-membros, juntamente, a uma tarifa comum em relação a produtos importados de países fora da área de formação.

8 Etapas para formação do bloco comercial 3º etapa - Mercado Comum É a união comercial que tem o acordo formado na União Aduaneira e a liberação das restrições determinada aos fatores de produção, como capital e trabalho. 4º etapa - União Econômica É a junção do que ficou estabelecido no Mercado Comum e a busca de conformidade das políticas econômicas nacionais.

9 Etapas para formação do bloco comercial 5º etapa - Integração econômica total. Nessa etapa, os países componentes do bloco concordam com estabelecido na União Econômica e adote uma política monetária comum, o que possibilita a criação de um Banco Central do bloco e uma moeda única.

10 Principais Blocos Econômicos Mercosul (Mercado Comum do Sul); União Européia; Aladi (Associação Latino-Americana de Integração), Nafta (Livre Comércio da América do Norte); Apec (Associação de Cooperação Econômica Ásia- Pacífico); Alca (Associação de Livre Comércio das Américas). Entretanto, existem cerca de 250 blocos econômicos registrados na Organização Mundial do Comércio (OMC), ocorre que desses poucos tem destaque econômico.

11 Formação de Blocos Econômicos

12 Referência Keedy, Samir. ABC do Comércio Exterior. Cap 03. Globalização... Aula_12 – Lista de exercícios da apostila da questão 80 á 129.


Carregar ppt "Globalização, integração, Blocos Econômicos e Acordos do Brasil. Aula 11."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google