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Ministrante Vinicius Yara Nabeshima

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Apresentação em tema: "Ministrante Vinicius Yara Nabeshima"— Transcrição da apresentação:

1 Ministrante Vinicius Yara Nabeshima
COMO FALAR BEM EM APRESENTAÇÕES DE TCC, MONOGRAFIA E SEMINÁRIOS ACADÊMICOS Ministrante Vinicius Yara Nabeshima

2 Conteúdo O que é TCC, monografia e seminário; Estrutura da apresentação: início, desenvolvimento e conclusão; Técnicas para iniciar a apresentação; Como apresentar o tema central; A importância da conclusão; Aprenda a controlar a ansiedade; Técnicas para falar com clareza; Como elaborar apresentações em PowerPoint.

3 Apresentação TCC: um fantasma que assombra grande parte dos alunos da graduação. Dificuldade em apresentações vem desde o ensino formal obrigatório. “99% das pessoas tem medo de falar em público” – Alkíndar de Oliveira.

4 TCC: Trabalho de conclusão de curso

5 TCC: Trabalho de conclusão de curso
Avaliação final dos graduandos. Formato: varia entre os diversos cursos e entre diferentes instituições. Apresentação de um projeto perante uma banca examinadora – 3 a 5 professores. Não há expectativa de originalidade. O trabalho deve ser uma compilação (e não uma cópia) de outros ensaios.

6 Monografia: monos + graphein
Monografia: escrever a respeito de um único assunto. Tema específico e rigorosa metodologia. Lato: trabalho científico de primeira mão. Stricto: dissertação de mestrado ou tese de doutorado, esta última, original.

7 Monografia Graduação: “A importância da psicoterapia corporal e da acupuntura como tratamento de pacientes com fibromialgia”. Pós-graduação: “Como você é introvertido, Charlie Brown! Uma análise da vida e obra de Charles Schulz baseado nas atitudes dos tipos psicológicos”.

8 Seminário Reunião na qual “semeiam-se” ideias. Exposição de ideias
Discussão Conclusão Orador: deve conhecer bem o assunto que está sendo exposto.

9 Orador que não conhece bem o assunto

10 Para falar bem em público
Ansiedade e nervosismo: elementos importantes na apresentação? "Até agora, quando ele vai falar em público, ele treme, fica preocupado, ansioso". Fátima Sampaio Moreira, sobre seu marido, Cid Moreira - locutor e apresentador há mais de 60 anos. Todos temos a capacidade de fazer uma boa apresentação, como qualquer pessoa.

11 Marco Nanini – extrovertido na tela e introvertido na vida pessoal.

12 Controle o medo de falar em público
1. Conheça e domine o tema a ser falado. 2. Suba ao palco "como se fosse" um bom orador. 3. Olhe nos olhos dos ouvintes.

13 Apresentação pessoal Nome. Formação acadêmica. Profissão.
Expectativas em relação ao curso. Interesse pessoal: diga algo que goste de fazer e por qual motivo. Ao se apresentar, tente aplicar os itens para controlar o medo de falar em público.

14 ELABORAÇÃO DO TCC Escolha um tema de uma área que você goste muito.
Ex: uma área em que você deseja atuar profissionalmente. Se você gostar do tema, escrever e apresentar o TCC será uma tarefa mais fácil.

15 Escolha do assunto do TCC
Escolha temas atuais. ??? Ex: pesquisa sobre segurança no Android. Atualmente esta é uma grande preocupação dos usuários de smartphones e tablet. É um assunto que contribuirá bastante e que pode atrair o interesse de muitas pessoas.

16 Escolhendo o Orientador
Se puder, escolha um orientador que entenda do assunto de seu TCC. Se você já tiver uma boa relação com o orientador, tudo se tornará bem mais fácil. O orientador estará com você na sua apresentação e em todas as fases do seu trabalho.

17 Escolha do Parceiro Cuidado: é provável que você se estresse com o seu trabalho e, por consequência, com o seu parceiro. Reflita ao escolher um amigo como parceiro. O tema do TCC é de interesse de ambos? Escolha alguém que tenha a mesma vontade, esforço, interesse e disposição do que você.

18 Escolha do Parceiro Leia tudo o que o seu parceiro escrever!
Caso: "Algômetro de Fischer"

19 Elaborando o TCC Pesquise o assunto com antecedência de pelo menos um ano. Não deixe para correr em cima da hora! Pesquise por outros TCC, leia artigos, livros, revistas, anais, jornais, sites confiáveis. Participe de palestras, congressos, workshops, simpósios. Pesquise sites no Google, blogs diversos, fóruns da internet e grupos nas redes sociais.

20 Aula 2/3 – 24/07 Técnicas de apresentação.
Cumprimentos S.O.S. Gesticulação Postura corporal Apresentações pessoais e filmagem. Exibição, auto-análise e avaliação do grupo.

21 Técnicas de apresentação

22 Cumprimentos É importante criar empatia.
Demonstre educação e respeito, cumprimentando a todos. “Bom dia. Meu nome é João”. “Olá, pessoal. Boa tarde. Eu sou a Maria”.

23 Simulação de Processo Seletivo
S.O.S.: O socorro da comunicação verbal S de Sentir: Fale com o sentimento! O de Olhar: Olhe nos olhos das pessoas! S de Sorrir: sorria sempre! (ou quase sempre)

24 Simulação de Processo Seletivo
O Olhar Não olhe para o chão, para o teto e nem para o horizonte. Olhe nos olhos das pessoas. Não fuja! Com o tempo, a fluência das palavras será melhor.

25 Simulação de Processo Seletivo
A Voz Não fale muito baixo, e nem muito alto. Não fale muito depressa e nem muito devagar. Dê entonação às palavras mais importantes. Coloque emoção na sua fala!

26 Comunicação verbal Cuidado com erros de vocabulário:
Gerundismos: “Vou estar falando...”, “vou tá passando...” Gírias: “tá ligado”, “mano”. Cacoetes: “né”, “tá”, “hmm”. Erros de pronúncia: “vamo” “pobrema”.

27 Técnicas básicas para falar bem em público
Gesticulação e postura corporal “O Corpo Fala”

28 Técnicas básicas para falar bem em público
Gesticulação e postura corporal Mãos Erros mais comuns: Apertar as mãos. Mãos no bolso. Segurar as mãos atrás.

29 Técnicas básicas para falar bem em público
Gesticulação e postura corporal Pode segurar as mãos na frente? Pode segurar algum objeto? Pode gesticular freneticamente? Não. Esses atos demonstram nervosismo, insegurança e falta de preparo.

30 Técnicas básicas para falar bem em público
Postura elegante Pernas um pouco afastadas. Pés alinhados e na linha dos ombros. Dobre levemente os joelhos para “destravar” as pernas.

31 Técnicas básicas para falar bem em público
Postura elegante Braço e antebraço devem formar um ângulo de 90º. As mãos devem ficar livres para gesticular de acordo com o tema central.

32 Apresentações pessoais e filmagem
(itens no próximo slide). Exibição, auto-análise e avaliação.

33 Apresentação pessoal Nome. Formação acadêmica. Profissão.
Expectativas em relação ao curso. Interesse pessoal: diga algo que goste de fazer e por qual motivo. Ao se apresentar, tente aplicar os itens para controlar o medo de falar em público.

34 Aula 3/3 – 25/07 Introdução, desenvolvimento e conclusão de apresentações. Técnicas para elaboração de apresentações em PowerPoint. Exibições e auto-análise das apresentações de ontem.

35 Técnicas básicas para falar bem em público
1. Introdução A introdução é importante para captar a atenção do ouvinte. Sugestão: Conte uma história

36 Técnicas básicas para falar bem em público
1. Introdução Se for contar uma história, o apresentador não pode começar dizendo: “Vou contar uma história para vocês...” Deve começar a contar a história sem anunciá-la, pois a intenção é captar a atenção do público. A história deve fazer sentido em relação ao assunto principal.

37 Técnicas básicas para falar bem em público
1. Introdução Faça algum comentário para “quebrar o gelo”. Refira-se à ocasião ou circunstância: “Quero dizer que é um prazer estar aqui para esta palestra, e poder falar para pessoas tão importantes”.

38 Técnicas básicas para falar bem em público
2. Desenvolvimento / Assunto Central Exponha o seu conhecimento. Dê a sua opinião. Argumente. Conte histórias para reforçar o seu argumento.

39 Técnicas básicas para falar bem em público
2. Desenvolvimento / Assunto Central Converse com o público! Seja claro, fale de forma simples. Evite repetições. Seja objetivo.

40 Técnicas básicas para falar bem em público
2. Desenvolvimento / Assunto Central Cuidado com erros de vocabulário: Gerundismos: “Vou estar falando...”, “vou tá passando...” Gírias: “tá ligado”, “mano”. Cacoetes: “né”, “tá”, “hmm”. Erros de pronúncia: “vamo” “pobrema”.

41 Técnicas básicas para falar bem em público
3. Conclusão Recapitule o assunto central de forma objetiva. Ex: Enfatizo a importância da educação para ser um bom recepcionista. Evite: “É isso”; “Isso é tudo o que eu tinha a dizer”. Finalize com firmeza e segurança.

42 Power Point Dicas importantes
Processo Seletivo 2011

43 Power Point Projete um item por vez.
Pois se você projetar todos os itens de uma vez... ...enquanto você estiver projetando o primeiro item... ... boa parte do público estará lendo o último item!

44 Power Point Não projete a lâmina antes do tempo. Evite pular lâminas.
Preocupe-se com o seu posicionamento.

45 Power Point Evite as frases:
“Se eu tivesse mais tempo poderia me aprofundar nesses itens...” “Este item poderia levar o dia inteiro se fosse para falar com profundidade...” “Pessoal, me desculpem mas eu não sou orador nem apresentador...”

46 Power Point Cuidados na formatação dos slides.
Cores: deve haver contraste entre a cor de fundo e a cor do slide. Sugestão: fonte escura e fundo claro. Tamanho da letra: evite tamanhos pequenos. Sugestão: para Arial, tamanho 30.

47 Power Point Evite textos longos (evite fazer como o texto abaixo).
Lembre-se: as lâminas são o ponto de apoio de sua fala, e não o contrário. Isto é, na lâmina deve constar os itens básicos e não o texto completo, pois este - o texto – deve corresponder à sua fala. Em outras palavras, como regra é preciso evitar inserir textos longos nas lâminas. Atenção: como não há regra sem exceção, às vezes existem textos que precisam ser apresentados de forma completa. Por exemplo, o depoimento de um autor que ratifica sua fala. Quando os depoimentos ou os textos forem necessários e são longos, distribua-os em mais de uma lâmina, com letras de bom tamanho. É comum, e inadequado, o orador inserir textos longos - com letras pequenas -  em uma só lâmina. Evite este procedimento. Acredite nisto: muita informação desinforma. Hoje o público agradece não pela quantidade de informações que passamos a ele, mas, sim, pelas que  deixamos de passar.

48 Power Point Coloque título.
Dê vida à lâmina. Mas não faça de sua apresentação um show pirotécnico.

49 Exibição, auto-análise e avaliação das apresentações realizadas ontem.

50 Simulação de Processo Seletivo
Vídeo de apoio “Meu Primeiro Emprego - Parte 4 - Curso para se expressar melhor em publico”

51 Obrigado pela presença de todos!
Vinícius Yara Nabeshima


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