A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIAFEM COMO SOLICITAR OS RELATÓRIOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA ADJUNTA DO TESOURO E CONTABILIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIAFEM COMO SOLICITAR OS RELATÓRIOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA ADJUNTA DO TESOURO E CONTABILIDADE."— Transcrição da apresentação:

1

2 SIAFEM COMO SOLICITAR OS RELATÓRIOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA ADJUNTA DO TESOURO E CONTABILIDADE CENTRAL DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DO SIAFEM-CAU 1 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan Apresentação: José Ribamar Coordenação: Francisco Erinaldo

3 Tipos de Relatórios Os relatórios que são extraídos do sistema Siafem para compor a Prestação de Contas Anual e/ou de Fim de Gestão são divididos em 11 tipos diferentes. São eles: 2 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

4 1.Comparativo da Despesa Autorizada com Empenhada – Anexo11(siarel 2B) – opção: 02; 2.Demonstrativo da Execução da Despesa por Programa de Trabalho (siarel B9) – opção: 09; 3.Demonstrativo da Execução da Despesa por Fonte de Recursos (siarel F3) – opção: 10; 4.Despesa Segundo as Categorias Econômicas – Anexo2(siarel N3) – opção: 11; 5. Demonstrativo da Despesa por Órgãos e Funções – Anexo9 (siarel F7) – opção: 12; 6.Demonstrativo da Execução da Despesa por Função, Projeto e Fonte (siarel P3) – opção: 14; 3 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

5 7.Demonstrativo da Despesa por Funções, Sub-funções e Programas, Conforme o Vínculo com os Recursos – Anexo8 (siarel PC) – opção: 15; 8.Balanços Sintéticos ou DS: Balanço Financeiro, Balanço Patrimonial e Variação Patrimonial (RELATODS) – opção: DS; 9.Balancete (SIARELAO) – opção: AO; 10.Restos a Pagar não Processados (siarel18)– opção: 18; 11.Restos a Pagar Processados (siarel19) – opção: 19; NOTA: O relatório da opção 11 (Categorias Econômicas – Anexo2) deve ser solicitado mês a mês, isto é: 01 (jan), 02 (fev), 03 (mar), 04 (abr), 05 (mai), 06 (jun), 07 (jul), 08 (ago), 09 (set), 10 (out), 11 (nov) e 12 (dez). 4 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

6 __ SIAFEM2013-GESTOR ( ATIVIDADES DO GESTOR ) ___________________________ USUARIO: ERINALDO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHAO - AMBIENTE DE PRODUCAO 2013 - BANCO 43 MARQUE COM 'X' A OPCAO DESEJADA E TECLE 'ENTER' ( _ ) ADMINISTRA ADMINISTRA COMANDO ==> >SOLREL ___________________________________________________ PF1=AJUDA PF3=SAIDA Solicitando Relatórios no sistema Siafem A solicitação de relatórios no Siafem é feita da seguinte forma: Entra-se com o comando >SOLREL; 5 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

7 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO INFORME O CODIGO DO RELATORIO CODIGO : 02 PF3=SAI PF12=RETORNA Preenche-se o campo com o código de cada tipo de relatório a ser pedido; 6 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

8 Na tela de solicitação de relatórios os campos devem ser preenchidos com: Ano do Relatório, Mês de Referência e o número da Unidade Gestora; __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO RELATORIO 02 - Execucao da Desp. 'Credito/Empenhado/Realizado'. Parametros Ano do Relatorio : 2015 Mes Referencia : 12 Diretas........... : _ Indiretas......... : _ ou por Unidade.......... : XXXXXX PF3=SAI PF12=RETORNA 7 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

9 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO RELATORIO 2B - Execucao da Desp. 'Credito/Empenhado/Realizado'. Parametros Ano do Relatorio : 2015 Mes Referencia : 12 Diretas........... : _ Indiretas......... : _ ou por Unidade.......... : XXXXXX CONFIRMA SOLICITACAO : _ (C - CONFIRMA, A - ALTERA, N - NAO CONFIRMA) PF3=SAI PF12=RETORNA Tecla-se Enter e depois põe-se no campo seguinte C-confirma se os dados inseridos estiverem corretos. Caso contrário, A-altera ou N- não confirma. 8 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

10 Observação 01: A solicitação de relatórios do tipo DS e AO é feita de uma maneira um pouco diferente das demais. Dentro da opção DS ou AO, além dos campos de Ano do Relatório, Mês de Referência (“DEZ” e “013”) e o número da Unidade Gestora deve-se preencher também os espaços de Tipo de Balanço e Gestão. Observação 02: No caso do campo Tipo de Balanço coloca- se 01 para solicitar o Balanço Financeiro, 02 para pedir o Balanço Patrimonial e 03 para a solicitação da Variação Patrimonial. Veja a seguir estes procedimentos: 9 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

11 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO INFORME O CODIGO DO RELATORIO CODIGO : DS PF3=SAI PF12=RETORNA Para solicitar os Balanços preenche-se o campo com o código do tipo de relatório, neste caso o DS; 10 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

12 Solicitação do Balanço Financeiro > opção: DS> campo Tipo de Balanço 01. __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) _____ SOLICITACAO EM 01/08/2013 AS 16:09 USUARIO: ERINALDO RELATORIO DS - Balanco Sintetico. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 TIPO DE BALANCO (1A4) : 1 MES REFERENCIA : dez TIPO DE ADMINIS.(1A7) : _ ORGAO : _____ GESTAO : XXXXX UNID. GESTORA : XXXXXX SUBORGAO : ____ OBS.: SOLICITACOES P/ TODOS(AS) OS TIPOS ADM.(T), ORGAOS, GESTOES, UG'S E SUBORGAOS, PREENCHER COM 9. PF3=SAI PF12=RETORNA 11 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

13 Solicitação do Balanço Patrimonial > opção: DS> campo Tipo de Balanço 02. __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) _____ SOLICITACAO EM 01/08/2013 AS 16:09 USUARIO: ERINALDO RELATORIO DS - Balanco Sintetico. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 TIPO DE BALANCO (1A4) : 2 MES REFERENCIA : dez TIPO DE ADMINIS.(1A7) : _ ORGAO : _____ GESTAO : XXXXX UNID. GESTORA : XXXXXX SUBORGAO : ____ OBS.: SOLICITACOES P/ TODOS(AS) OS TIPOS ADM.(T), ORGAOS, GESTOES, UG'S E SUBORGAOS, PREENCHER COM 9. PF3=SAI PF12=RETORNA 12 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

14 Solicitação do Variação Patrimonial > opção: DS> campo Tipo de Balanço 03. __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) _____ SOLICITACAO EM 01/08/2013 AS 16:09 USUARIO: ERINALDO RELATORIO DS - Balanco Sintetico. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 TIPO DE BALANCO (1A4) : 3 MES REFERENCIA : dez TIPO DE ADMINIS.(1A7) : _ ORGAO : _____ GESTAO : XXXXX UNID. GESTORA : XXXXXX SUBORGAO : ____ OBS.: SOLICITACOES P/ TODOS(AS) OS TIPOS ADM.(T), ORGAOS, GESTOES, UG'S E SUBORGAOS, PREENCHER COM 9. PF3=SAI PF12=RETORNA 13 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

15 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ______ SOLICITACAO EM 01/08/2013 AS 16:09 USUARIO: ERINALDO RELATORIO DS - Balanco Sintetico. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 TIPO DE BALANCO (1A4) : 3 MES REFERENCIA : 013 TIPO DE ADMINIS.(1A7) : _ ORGAO : _____ GESTAO : XXXXX UNID. GESTORA : XXXXXX SUBORGAO : ______ OBS.: SOLICITACOES P/ TODOS(AS) OS TIPOS ADM.(T), ORGAOS, GESTOES, UG'S E CONFIRMA SOLICITACAO : (C - CONFIRMA, A - ALTERA, N - NAO CONFIRMA) PF3=SAI PF12=RETORNA Após preencherem-se todos os dados tecla-se Enter e depois põe-se no campo seguinte C-confirma se os dados inseridos estiverem corretos. Caso contrário, A-altera ou N-não confirma. 14 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

16 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO INFORME O CODIGO DO RELATORIO CODIGO : AO PF3=SAI PF12=RETORNA Para solicitar o Balancete preenche-se o campo com o código do tipo de relatório, neste caso o AO ; 15 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

17 16 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan Solicitação do Balancete Mês DEZ (12): __ SIAFEM2014-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 28/01/2015 AS 16:15 USUARIO: ERINALDO RELATORIO AO - Balancete Detalhado por UG / Gestao. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 UNID. GESTORA : XXXXXX GESTAO : XXXXX MES REFERENCIA : 12 OBS.: P/EMITIR TODOS UG'S '999999', P/TODOS GESTAO '99999'. PF3=SAI PF12=RETORNA

18 17 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan Solicitação do Balancete Mês 013: __ SIAFEM2014-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 28/01/2015 AS 16:15 USUARIO: ERINALDO RELATORIO AO - Balancete Detalhado por UG / Gestao. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 UNID. GESTORA : XXXXXX GESTAO : XXXXX MES REFERENCIA : 013 PF3=SAI PF12=RETORNA

19 __ SIAFEM2013-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) ____ SOLICITACAO EM 31/07/2013 AS 17:21 USUARIO: ERINALDO INFORME O CODIGO DO RELATORIO CODIGO : 18 ou 19 PF3=SAI PF12=RETORNA Para solicitar os Restos a Pagar preenche-se o campo com o código do tipo de relatório, 18 ou19, conforme o caso; 18 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan

20 19 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan Solicitação dos Restos a Pagar não Processados (siarel 18) – opção: 18 __ SIAFEM2014-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) __ SOLICITACAO EM 28/01/2015 AS 16:15 USUARIO: ERINALDO RELATORIO 18 - Restos a Pagar nao Processados por UG e Mes. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 UNIDADE GESTORA : XXXXXX MES REFERENCIA : 12 PF3=SAI PF12=RETORNA

21 20 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan Solicitação dos Restos a Pagar Processados (siarel 19) – opção: 19 __ SIAFEM2014-GESTOR,ADMINISTRA,SOLREL ( SOLICITACAO DE RELATORIO ) __ SOLICITACAO EM 28/01/2015 AS 16:15 USUARIO: ERINALDO RELATORIO 19 - Restos a Pagar Processados por UG e Mes. PARAMETROS ANO DO RELATORIO : 2015 UNID. GESTORA : XXXXXX MES REFERENCIA : 12 PF3=SAI PF12=RETORNA

22 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan 21 Procedimentos para a emissão dos Relatórios na Internet: Utilizando-se do Navegador Mozilla Firefox > Entrar na página csiafem.seati.ma.gov.br; Inserir o nome de USUÁRIO; Inserir a SENHA e teclar ENTER. Veja a seguir estes procedimentos:

23 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan 22

24 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan 23 Uma vez aberta a página com os relatórios de sua UG Marque o quadradinho superior no lado esquerdo da palavra Tipo para selecionar todos os relatórios; Depois click no botão de Download (azul) para baixar os arquivos. Vá à pasta de Download de seu computador e abra os arquivos com o programa de PDF Adobe Reader.

25 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan 24 Suporte para dúvidas sobre:  Conteúdo dos relatórios: Valores zerados, erro na data dos relatórios, etc: Contatar Ana Zita (TI Contadoria) telefone 3218-2192;  Problemas com a emissão dos relatórios na internet (Csiafem): contatar Pinho/Seati - telefones 3218-2137/ 3218-2144;  Demais dúvidas, contatar Ribamar e/ou Erinaldo – Cau (aguardamos novo telefone, o qual será comunicado oportunamente).

26 OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO! 25 Por Francisco Erinaldo de Oliveira – CAU/Contadoria/Seplan


Carregar ppt "SIAFEM COMO SOLICITAR OS RELATÓRIOS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SECRETARIA ADJUNTA DO TESOURO E CONTABILIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google