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LIDERANÇA Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, fazendo com que elas se empenhem voluntariamente em objetivos. É a realização de objetivos com.

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2 LIDERANÇA

3 Liderar é a capacidade de influenciar pessoas, fazendo com que elas se empenhem voluntariamente em objetivos. É a realização de objetivos com e através de pessoas.

4 Líder é aquele que... Tem a visão abrangente de longo prazo Atua em equipe, promove sinergia e criatividade.

5 O líder faz com que o grupo se envolva e se comprometa com o seu plano de trabalho Estabelece metas válidas Aceita responsabilidades Apóia e assiste os subordinados Toma decisões Facilita a comunicação Implementa melhorias

6 Líderes carismáticos Autoconfiança Têm completa confiança em seu julgamento e capacidade Visão Uma meta idealizada propõe um melhor futuro do que a situação atual. Quanto maior a disparidade entre essa meta idealizada e a situação atual, mais provável que os seguidores atribuirão visão extraordinária ao líder Capacidade de Articular a Visão Eles são capazes de esclarecer e expressar a visão em termos que sejam compreendidos por outros. Essa articulação demonstra um entendimento das necessidades dos seguidores e, conseqüentemente, age como força motivadora

7 Fortes convicções sobre a visão Líderes carismáticos são percebidos como fortemente comprometidos e dispostos a assumir altos riscos pessoais, incorrer em altos custos e fazer auto-sacrifícios para atingir a visão Comportamento fora do comum Aqueles com carisma têm comportamentos que são percebidos como novos, fora do convencional e contrários às normas. Quando têm sucesso, esses comportamentos evocam surpresas e admiração nos seguidores

8 Percebidos como agentes de mudança Líderes carismáticos são percebidos mais como agentes de mudança radical do que como remediadores da situação atual Sensibilidade ao ambiente Esse líderes são capazes de fazer avaliações realistas das restrições do ambiente e dos recursos necessários para trazer a mudança

9 Liderança Visionária A habilidade de criar e articular uma visão realista e atraente do futuro para uma organização ou unidade organizacional que melhore o presente. Quais habilidades o líder visionário exibe? A habilidade de explicar a visão aos outros. A habilidade de expressar a visão, não apenas verbalmente, mas através de comportamentos de liderança. A habilidade de estender a visão aos diferentes contextos de liderança.

10 Questões Contemporâneas em Liderança Líderes efetivos de equipes tendem a desempenhar quatro papéis: eles agem como ligações Eles agem com solucionadores de problemas eles gerenciam conflitos eles desenvolvem os membros da equipe A delegação de poder não é o sempre o estilo preferível de liderança A cultura nacional é uma variável importante na escolha de um estilo de liderança. A liderança não é isenta de valores

11 A capacidade intelectual de uma liderança tem papel fundamental para o sucesso e realização das metas e do propósito da empresa Comunicar-se de modo íntegro, possuir intuição e habilidade de lidar com os sinais de comunicação não verbais Para gerar comprometimento com os planos traçados, é necessário que as pessoas participem ativamente do processo de definição de plano Questões Contemporâneas em Liderança

12 Gênero: Homens e mulheres lideram de forma diferente? Em geral, as mulheres recorrem a estilos democráticos Os homens se sentem confortáveis com estilos diretivos. Liderar pelo empowerment Dar responsabilidade ao funcionários pelo que eles fazem.

13 Questões Contemporâneas em Liderança Liderança de equipes Muitos líderes não estão equipados para lidar com a mudança para equipes Novas habilidades, tais como a paciência de partilhar informações, confiar em outros, abrir mão de autoridade e saber quando intervir são fundamentais. Líderes de equipes são pontes, solucionadores de problemas e gerentes de conflitos

14 Sobre a Ação dos Seguidores Todas as organizações têm muito mais seguidores do que líderes. Portanto, seguidores ineficazes podem ser uma desvantagem maior do que líderes ineficazes. Quais qualidades seguidores efetivos devem ter? Eles se auto-gerenciam bem São comprometidos com um objetivo exterior a eles Eles desenvolvem suas competências e focam seus esforços para o máximo impacto Eles são corajosos, honestos e credíveis.

15 Treinamento Gerentes efetivos vêm sendo, crescentemente, descritos como treinadores, mais do que como chefes. Há três qualidades gerais que os gerentes devem ter se querem ajudar seus funcionários a melhorarem seus desempenhos Habilidade de analisar maneiras de melhorar o desempenho do funcionário e suas habilidades Habilidade de criar um clima de apoio Capacidade de influenciar os funcionários para mudar seus comportamentos.

16 Coach

17 Perfil do Líder Moderno A palavra líder vem do inglês e significa guia Na presença de mudanças, o líder, procura adequar seu estilo de liderança, os seus liderados e a empresa (redefinição do seu negócio ou missão, estratégias e valores básicos)

18 Perfil do Líder Moderno Trabalha efetivamente em equipe, não estimulam a divisão; Estimula os liderados, dá e recebe feedback Tem segurança psicológica

19 Perfil do Líder Moderno Competências básicas indispensáveis ao perfil do líder nas organizações: Autoconhecimento Automotivação Comunicação / Empatia Sociabilidade Ousadia e Flexibilidade

20 Gestão por Excelência Tratam-se de competências que são fundamentais para-se tornar um líder de excelência, na busca de eficácia em sua performance, bem como na performance da sua equipe. Atuação estratégica Iniciativa Compromisso com resultados Relacionamento Interpessoal Coerência Ética Competência técnica

21 Algumas características do chefe(líder antigo) Autoritários, inacessíveis e distantes; Emocionalmente descontrolados; Donos da verdade; Inseguros, por isso não conseguem ouvir; Falta de qualidade e criatividade

22 Poder

23 Capacidade de influenciar outras pessoas da organização com o objetivo de alcançar resultados definidos pelos que o detêm.

24 Autoridade Força para a obtenção de resultados desejados. Propriedades identificadoras da autoridade: A autoridade é investida em posições organizacionais A autoridade é aceita pelos subordinados A autoridade flui para baixo na hierarquia vertical

25 Não requer compatibilidade com as metas Foca na intimidação Maximiza a importância da influência lateral para cima O poder foca as táticas para alcançar a concordância Requer congruência com as metas Foca a influência para baixo Minimiza a importância da influência lateral para cima A pesquisa foca as respostas PoderLiderança

26 Fontes do Poder Pessoal Poder legítimo autoridade atribuída pela empresa ao cargo formal que um gerente ocupa Emana do direito que a pessoa tem, considerando sua posição e as responsabilidades de seu cargo, de esperar que você concorde com pedidos legítimos

27 Poder de Premiação capacidade de conferir recompensas a outras pessoas Emana da capacidade da pessoa de dar benefícios ou recompensas especiais para os outros, e você acha que é vantajoso trocar favores com ela

28 Poder coercitivo Autoridade de punir ou recomendar punições Emana do medo, ou seja, a pessoa pode tornar as coisas mais difíceis para os outros.

29 Poder de conhecimento ou de competência deriva do maior conhecimento ou capacitação de uma pessoa para executar as atividades em andamento. Emana da capacidade, ou seja, a pessoa tem experiência e conhecimento para merecer respeito e você acata suas avaliações.

30 Poder de referência deriva das características pessoais que fazem as pessoas admirarem o gerente ou se identificarem. Emana da afeição pela pessoa e você acha agradável fazer as coisas para ela.

31 Uso de Táticas de Poder Quando gerentes influenciam superiores Quando gerentes influenciam subordinados Razão Coalizão Amizade Negociação Asserção Autoridade Maior Razão Asserção Amizade Coalizão Negociação Autoridade Maior Sanções Mais Popular Menos Popular

32 Empowerment É o compartilhamento do poder, é a delegação de poder ou autoridade a subordinados. Significa delegar mais poder a outros da organização para que eles possam agir mais livremente para realizar suas atribuições.

33 Motivos para Adotar o Empowerment Como um imperativo estratégico com a finalidade de melhorar os produtos ou serviços. Porque outras empresas da mesma atividade comercial o estão fazendo (imitação). Criar uma única organização com capacidade superior de desempenho (ao delegar o gerente obtém compromisso e criatividade em retorno).

34 Elementos do Empowerment Delegar poder aos funcionários significa dar-lhes: Informações sobre o desempenho da empresa. Conhecimento e habilidade para contribuir para as metas da empresa através de programas de treinamento. Poder para tomar decisões importantes, para influenciar os procedimentos de trabalho e a direção da organização e equipes de trabalho autogerenciadas. Os funcionários são recompensados segundo o desempenho da empresa.

35 ...de que fatores como o excesso de normas, pequena variedade de tarefas, isolamento numa localidade remota, prêmios por resultados rotineiros, em vez de premiação por inovação e falta de oportunidade de participação em forças- tarefa reduzem o poder. Pela análise desses fatores nas organizações, podem ser identificadas as mudanças necessárias para o empowerment

36 O poder é uma via de duas mãos Poucos empregados gostam de não ter poder nos seus trabalhos e organizações As pessoas respondem diferentemente às várias fontes de poder Empregados trabalhando sob gerentes coercitivos têm menos probabilidade de estarem comprometidos E maior probabilidade de resistir ao gerente O poder de especialista é o que mais fortemente e consistentemente se relaciona com o desempenho efetivo dos empregados

37 Feedback

38 Importância do Feedback Potencializa talentos Promove desenvolvimento profissional Desenvolve vinculo e reconhecimento Facilita o auto-conhecimento

39 O bom ouvinte Não interrompa Solicite esclarecimento Verifique o entendimento do outro Exercite a empatia Atenção à comunicação não verbal Olho no olho

40 Novas regras para o sucesso Forneça e solicite feedback freqüentemente Valorize as conquistas Desenvolva o senso de propriedade Flagre e celebre as pessoas fazendo a coisa certa.

41 RECONHEÇA A NECESSIDADE DE FEEDBACK FORNEÇA TANTO FEEDBACK POSITIVO COMO DE MELHORIA PROCURE ANTES COMPREENDER O CONTEXTO SAIBA QUANDO E COMO FORNECER FEEDBACK SAIBA TAMBEM COMO RECEBÊ-LO

42 Como fornecer feedback SEJA DESCRITIVO A PARTIR DO SEU SENTIMENTO NÃO ROTULE NÃO FAÇA JULGAMENTOS NÃO EXAGERE FALE EM SEU PRÓPRIO NOME EXPRESSE A QUESTÃO COMO UMA DECLARAÇÃO E NÃO COMO UMA PERGUNTA LIMITE SEU FEEDBACK AO QUE VOCÊ TEM CERTEZA SEJA DESCRITIVO A PARTIR DO SEU SENTIMENTO NÃO ROTULE NÃO FAÇA JULGAMENTOS NÃO EXAGERE FALE EM SEU PRÓPRIO NOME EXPRESSE A QUESTÃO COMO UMA DECLARAÇÃO E NÃO COMO UMA PERGUNTA LIMITE SEU FEEDBACK AO QUE VOCÊ TEM CERTEZA

43 Como receber feedback RESPIRE OUÇA CUIDADOSAMENTE FAÇA PERGUNTAS PARA MELHOR CLAREZA RECONHEÇA OS PONTOS POSITIVOS ORGANIZE COM CALMA O QUE VOCÊ OUVIU NÃO SE JUSTIFIQUE

44 Dinâmica do feedback Dimensão da ética – O conteúdo pode ser verdadeiro ou falso. Não existe meia verdade. Dimensão da motivação – Quais os motivos que estão por trás da mensagem? O receptor precisa interpretar a mensagem como intenção de afetividade e de crescimento. Se, ao contrário, o receptor perceber intenção destrutiva, a tendência é rejeitar o feedback, por mais pertinente que seja.

45 Feedback não é julgamento. O julgamento causa divisão e separação; O bom feedback é expressado sob a forma de sentimento, ato e suas conseqüências; O feedback expressado através do sentimento causa empatia e aproximação; coloque-se no lugar de quem está recebendo.


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