A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Produção de Peixes em Tanque-rede

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Produção de Peixes em Tanque-rede"— Transcrição da apresentação:

1 Produção de Peixes em Tanque-rede
Rondon Yamane Zootecnista São Gabriel da Cachoeira 2013

2 Introdução Região Amazônica: diversas condições favoráveis ao desenvolvimento da produção de peixes em tanque-rede: Considerável disponibilidade de recursos hídricos; Custo da terra e da água relativamente baixo; Clima tropical que propicia energia solar abundante; Temperatura adequada, durante o ano todo; Presença de espécies com potencial para cultivo; Inexistência de necessidade de concorrer com espaço físico destinado à agropecuária; Possibilidade de o cultivo se constituir em atividade complementar.

3 Região Norte: O Estado do Amazonas é o maior produtor da região:
Introdução Região Norte: 6,6% da produção nacional O Estado do Amazonas é o maior produtor da região: produção estimada de 1,8% da produção nacional A produção em tanque-rede ainda é a menos difundida; Maior potencial para crescimento; Possibilita o aproveitamento dos recursos hídricos já disponíveis.

4 Criação de peixes em Tanque-rede:
Introdução Criação de peixes em Tanque-rede: Um sistema de criação de peixes no qual se emprega: alta densidade de estocagem; altas taxas de renovação de água; os peixes são cultivados em tanques revestidos com telas; se alimentam de ração completa e balanceada.

5 Introdução Este sistema vem viabilizando a produção de peixes em áreas que seriam impossíveis de serem exploradas pela piscicultura convencional.

6 Vantagens do Sistema 1) menor variação dos parâmetros físico-químicos da água durante a criação; 2) maior facilidade de retirada dos peixes para venda (despesca); 3) menor investimento inicial (60 a 70% menor do que viveiros escavados); 4) facilidade de movimentação ou transferência dos peixes; 5) intensificação da produção;

7 Vantagens do Sistema 6) facilidade de observação dos peixes;
Introdução Vantagens do Sistema 6) facilidade de observação dos peixes; 7) redução do manuseio dos peixes; 8) diminuição dos custos com tratamentos de doenças; 9) utilização dos recursos hídricos já disponíveis; 10) possibilidade de uma rápida expansão na capacidade de produção; 11) não requer energia elétrica para bombeamento;

8 Vantagens do Sistema 12) Aproveita o transporte fluvial não sendo necessário a abertura de estradas ou ramais; 13) maior proteção contra predadores naturais; 14) a possibilidade de deslocar todos os tanques para outros locais de criação e; 15) a atividade é compatível com a cultura do ribeirinho.

9 Ainda assim, esse sistema apresenta algumas desvantagens, como:
1) necessidade de fluxo constante de água através das redes; 2) dependência total de arraçoamento; 3) risco de rompimento da tela da gaiola e perda da produção; 4) possibilidade de introdução de doenças e/ou peixes no ambiente, prejudicando a população natural; e 5) facilidade de roubo.

10 Tanque-rede ou gaiola? A denominação tanque-rede é empregada para tanques que se comportam como uma rede na hora da despesca, ou seja, utilizam-se redes flexíveis na sua construção. Já as gaiolas são confeccionadas com material rígido.

11

12

13

14

15

16 Qual é o mais usado? Normalmente há uma maior preferência dos produtores em optar por tanques-rede, visto suas facilidades de transporte, confecção e despesca dos peixes, mesmo não apresentando diferenças no manejo empregado durante a criação.

17 Os materiais que podem ser utilizados para a confecção dos tanques-rede ou das gaiolas podem ser os mais diversos como, por exemplo, telas em aço inoxidável, em arame galvanizado recobertas com PVC, plásticas ou de multifilamento sem nó, podendo também ser feitos com ripas de madeira.

18 Qualquer que seja o material escolhido para a confecção dos tanques, estes deverão apresentar boa resistência ao esforço mecânico e à corrosão, resistência mínima a passagem de água, ser leve e de baixo custo, ser de fácil aquisição e ainda ser fácil de ser consertado ou reparado.

19 Escolha do local para instalação dos tanques-rede
Qualidade do ambiente onde os tanques estão instalados; Taxa de renovação de água no interior dos tanques; A qualidade do alimento utilizado; A quantidade e espécie dos alevinos e; As características de cada espécie a ser criada.

20 Qualidade do ambiente onde os tanques estão instalados

21 Os efeitos negativos da má qualidade da água somados aos efeitos do adensamento poderão acarretar em danos irreparáveis a produção, podendo levar a morte de todos os peixes.

22 No ambiente natural os peixes tem condições de procurar locais que apresentem melhores condições para o seu crescimento e desenvolvimento, como locais que apresentem uma melhor qualidade de água, o que não é possível quando os peixes estão alocados em tanques-rede.

23 Dessa maneira, os locais escolhidos para a implantação dos tanques-rede devem apresentar água de qualidade boa a excelente durante todo o ciclo produtivo. É importante lembrar que, na maioria dos casos, as correções da qualidade da água são impossíveis, portanto, não se esqueça: escolha bem o local onde os tanques serão instalados!

24

25 Temperatura 26 30

26

27 Renovação de água no interior dos tanques

28 Formato dos tanques

29 Alimentação Os peixes confinados em tanques ou gaiolas não têm a opção de “procurar” seus alimentos em outros locais, não sendo possível, por exemplo, se alimentar de outros organismos ou pequenos peixes e frutos encontrados nas margens dos viveiros ou barragens.

30 Portanto, a ração a ser utilizada na criação de peixes em tanque-rede deverá ser nutricionalmente completa, atendendo todas as exigências nutricionais dos peixes.

31 Tendo isso como pressuposto, pode-se entender porque em alguns casos os indicadores zootécnicos, como ganho de peso e conversão alimentar, não são os considerados ótimos, levando os possíveis investidores a não confiarem totalmente neste sistema no momento da realização dos seus investimentos.

32 Características da ração

33 Quantidade e qualidade da espécie a ser estocada
A maioria dos empreendimentos aqüícolas se concentra nos estados do sudeste e nordeste e as espécies mais utilizadas são: tilápia, carpa, pacu do pantanal, tambaqui, matrinxã e o bagre americano (catfish). Na região amazônica, o tambaqui e o matrinxã são os peixes que apresentam as melhores características para esse tipo de produção.

34 E qual deverá ser a espécie escolhida?
Boa aceitação e bom valor de mercado; Facilidade de produção de alevinos em cativeiro; Fácil adaptação à alimentação a base de ração; Boa tolerância às condições ambientais; Boa tolerância aos cultivos intensivos; Crescimento rápido e bom desenvolvimento produtivo; Boa tolerância a doenças e parasitoses.

35 Tamanho do alevinos Em geral, alevinos de maior porte (50g) toleram melhor o manuseio e o transporte e se adaptam mais rapidamente ao confinamento. Além disso, peixes com peso próximo de 50g já poderão ser estocados em telas com malha que varia de ¾ a 1” (polegada).

36 Quantidade de alevinos
Em sistemas intensivos os termos utilizados para definir a densidade de estocagem são diferentes dos empregados nos sistemas convencionais, por exemplo, não se diz peixes por hectare, e sim peixes por metro cúbico ou, ainda, kg de peixe por metro cúbico (m3).

37 E como saber quantos metros cúbicos cada tanque rede possui
E como saber quantos metros cúbicos cada tanque rede possui? A conta é bem simples, basta multiplicar:

38 largura x comprimento x altura = m3 tanque

39 Por exemplo, um tanque-rede de 2 m de largura, 2 m de comprimento e 1,5 m de altura, temos então:
2m x 2m x 1,5m = 6 m3

40 Em seguida, basta calcular quantos alevinos serão estocados em cada tanque. Tanques com pequeno volume (até 4m3), podem estocar mais peixes ou mais kg de peixe por tanque do que tanques com volumes maiores, isso porque a renovação de água em tanques de pequeno volume é mais rápida e o oxigênio é reposto com mais freqüência.

41 Em geral, se utiliza 100 kg de peixe/m3 em tanques de até 4 m3 e 80 kg de peixe/m3 em tanques de 6 m3 . Portanto, para o tanque de 2m x 2m x 1,5m (6 m3) serão criados, por ciclo, 480 kg de peixe, ou 480 peixes de 1kg.

42 Problemas comuns na produção de peixes em tanque-rede
O entupimento das telas pode acontecer pelo crescimento de algas ou pela deposição de resíduos, com fezes e restos de ração. Esse processo acontece, mas, pode ser acelerado em águas que apresentam temperatura elevada e grande quantidade de matéria orgânica e em tanques fabricados com malhas de tamanho pequeno.

43 Peixes indesejáveis A presença de peixes que habitam naturalmente o ambiente onde os tanques-rede estão instalados normalmente é indesejável, pois pode trazer prejuízos a produção, já que esses animais podem invadir os tanques e competir por alimento com os peixes da criação.

44 Peixes predadores, como as piranhas, também podem causar estresse nos peixes de cultivo pela “intimidação”, quando atacam o tanque em busca de alimento, além de cortar a malha dos tanques.

45 Animais predadores Alguns animais podem ser considerados predadores na produção de peixes em tanque rede, sendo os mais comuns os jacarés, cobras aquáticas e ariranhas, além de pássaros como os socós, arirambas, garças e tuiuiús. Esses animais podem assustar os peixes, fazendo com que não se alimentem e ainda destroem o material dos tanques facilitando a fuga dos peixes.

46 Roubos e vandalismo Os roubos de peixes pode ser comum na criação em tanque-rede pois esse tipo de criação facilita a captura. Isso pode ser evitado utilizando vigias ou cães de guarda e iluminação adequada. Também podem ser utilizados cadeados e correntes para fechar as coberturas do tanque-rede, dificultando o acesso aos peixes.

47

48

49


Carregar ppt "Produção de Peixes em Tanque-rede"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google