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Captação de Recursos Para Projetos Sociais. Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos,

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Apresentação em tema: "Captação de Recursos Para Projetos Sociais. Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos,"— Transcrição da apresentação:

1 Captação de Recursos Para Projetos Sociais

2 Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de recursos, de origem nacional ou internacional, advindos de fontes governamentais ou privadas. (Landim, 1999)

3 Fontes de Financiamento Indivíduos Empresas Fundações e ONGs (nacionais e internacionais) Agências Internacionais de Cooperação (USAID, CIDA, GTZ, PNUD) Recursos Públicos Governamentais Projetos de Geração de Renda Bancos Eventos

4 Existem muitos recursos faltam bons projetos.

5 O que são Projetos Sociais? Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, responsabilidades e avaliação. Projetos sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.

6 Requisitos para um Projeto Social Pessoas com vocação; Boa articulação Social e Política; Visibilidade e Sustentabilidade; Transparência

7 Projetos sociais: tendências e desafios Ênfase na ação local; Articulação entre esferas de governo: união, estados e municípios; Gestão em Rede; Execução de projetos ou programas.

8 Perfil do Gestor – Capacidades Compreensão dos contextos políticos, sociais e institucionais; Comunicação e negociação; Definir, delegar e cobrar responsabilidades; Agilidade de avaliação; Motivar pessoas, administrar conflitos e frustrações e capacidade de gerenciamento; Valorizar e promover a visibilidade do projeto e seus resultados.

9 Apoio e Fomento - Fundações e ONGs; - Financiadores; - Agências de Cooperação; - Bancos; Neste nível o projeto se relaciona com a captação de recursos financeiros e a articulação global de políticas. É importante perceber as condições de possíveis financiadores e as relações políticas decorrentes destes possíveis apoios.

10 Mediação e Articulação Importante haver um equilíbrio entre captação de recursos financeiros e articulação de parcerias em torno do projeto. Desta forma, as articulações em torno de políticas públicas tem sua importância relacionada com a construção de projetos em comum, o que implica nas definições em torno da missão de cada organização.

11 Elaboração do Projeto Formato e Etapas

12 UM BOM PROJETO DEVE : Ter começo, meio e fim; Ter começo, meio e fim; Ser claro, objetivo e conciso; Ser claro, objetivo e conciso; Ter a participação dos três setores (Público, Privado e 3º Setor); Ter a participação dos três setores (Público, Privado e 3º Setor); Ser auto-sustentável; Ser auto-sustentável; Ter objetivos quantificáveis; Ter objetivos quantificáveis; Ter orçamento real. Ter orçamento real.

13 Estrutura do Projeto Histórico da Instituição; Histórico da Instituição; Justificativa; Justificativa; Objetivo geral; Objetivo geral; Objetivo Específico; Objetivo Específico; Metodologia Metodologia Indicadores e Formas de Avaliação; Indicadores e Formas de Avaliação; Cronograma; Cronograma; Orçamento; Orçamento; Resumo; Resumo; Anexos com fotos. Anexos com fotos.

14 Quem é responsável pelo projeto? Entidade Proponente/Executora Dados da Entidade: Qualificação Identificação

15 Dados de Identificação: Nome Endereço completo Site e correio eletrônico Registro jurídico (CNPJ, etc)

16 Dados da Instituição Dados Cadastrais; Dados Cadastrais; Missão; Missão; Experiência; Experiência; Parceiros; Parceiros; Projetos; Projetos; Certificados; Certificados; Sucesso (resultados práticos). Sucesso (resultados práticos).

17 Dados de qualificação Pequeno histórico da Instituição Projetos que já realizou Projetos que realiza Entidades das quais recebe apoio Entidades parceiras

18 Justificativa Por que o projeto deve ser implementado? Demonstrar - relação do projeto com problemas sociais relevantes: importância; Destacar os benefícios que trará à população; Reforçar a missão da Instituição; Destacar o papel estratégico do projeto.

19 Objetivos (O que se quer transformar a partir do projeto) Geral (Justificativa) Específicos (Metas)

20 O acordo em torno dos objetivos e divisão de atribuições é essencial para a coesão do grupo que está viabilizando o projeto, pois o projeto será cobrado por seus resultados e a realização dos seus objetivos específicos.

21 Metodologia : Descrição técnica do como fazer; Metodologia : Descrição técnica do como fazer; Cronograma : Feito sobre cada atividade e não sobre o objetivo específico; Cronograma : Feito sobre cada atividade e não sobre o objetivo específico; Orçamento : Também determinado por cada atividade proposta. O custo do projeto será a somatório do custo das atividades. Orçamento : Também determinado por cada atividade proposta. O custo do projeto será a somatório do custo das atividades. Anexos : Plantas, currículos, fotos etc... Anexos : Plantas, currículos, fotos etc...

22 Metodologia Como este projeto será executado? Formas de pesquisa Público Alvo Parcerias Instrumentos de ação Materiais de trabalho

23 Sua função é provar que o projeto atingiu os objetivos em termos quantitativos e qualitativos. Sua função é provar que o projeto atingiu os objetivos em termos quantitativos e qualitativos. Indicadores e Formas de Avaliação

24 Avaliação Processo constante de revisão do projeto. Durante a elaboração da proposta. Durante a execução do projeto. Descrita na metodologia ou à parte.

25 Avaliação e Monitoramento Objetivo Geral Objetivo Geral - Impactos a longo prazo Objetivos Específicos Objetivos Específicos - Resultados concretos a curto prazoMonitoramento Objetivos Ações e resultados Metodologia Equipes e parcerias Recursos

26 Orçamento Deve ser objetivo em relação aos gastos; Indicar contrapartidas; Fontes de contribuição local são importantes; Quando possível, indicar possibilidades de sustentação própria; Citar outros apoios recebidos e outras fontes em negociação.

27 Resumo A primeira imagem do projeto Síntese Uma página, no começo da proposta. A problemática social A relevância da ação A credibilidade da organização Os objetivos do projeto Os recursos da contrapartida

28 Anexos São materiais de apoio ao projeto Folder da Instituição Cartas de apoio Mapas, Fotos, Tabelas, Gráficos... Dados estatísticos Breve currículo dos responsáveis Documentação legal

29 Desenvolvimento dos Projetos Etapa 1 – Idéia Etapa 2 – Elaboração Etapa 3 – Realização Etapa 4 – Conclusão Etapa 5 – Avaliação dos Resultados Um bom projeto se retroalimenta, prevendo continuidade

30 Importante Projeto é planejamento e planejamento é atividade coletiva; É preciso uma boa relação custo/beneficio; Financiador não é banco e sim PARCEIRO; Não estamos vendendo projetos, mas conquistando parceiros; Conquistar parceiros é ter SUCESSO.

31 Distribuir dinheiro é algo fácil e quase todos os homens têm este poder. Porém decidir a quem dar, quanto, quando, para que objetivo e como, não está dentro do poder de muitos e nem tampouco é tarefa fácil. Distribuir dinheiro é algo fácil e quase todos os homens têm este poder. Porém decidir a quem dar, quanto, quando, para que objetivo e como, não está dentro do poder de muitos e nem tampouco é tarefa fácil. ARISTÓTELES 384 a 322 a.C.

32 A captação de recursos não é função apenas do captador de recursos ou do presidente da organização. Deve ser uma atividade compreendida por todos os envolvidos no TRABALHO. (CRUZ;ESTRAVIZ,2000)


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