A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE PERSONALIDADE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE PERSONALIDADE"— Transcrição da apresentação:

1

2 TIPOS DE PERSONALIDADE

3 conceito Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam os padrões de pensar, sentir e agir, ou seja, a individualidade pessoal e social de alguém. A formação da personalidade é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo.

4 grande variedade de comportamentos;
formas diversas de ver o mundo; as pessoas são únicas; muito em comum entre si; Teste MBTI

5 A definição tende a ser ampla e acaba por incluir habilidades, atitudes, crenças, emoções, desejos, o modo de comportar- se.

6 Duas vertentes Tabula Rasa - John Locke
Hereditariedade - base biológica e modelagem de comportamento.

7 As diferentes teorias são diferentes recortes de um mesmo homem, que pensa, sente, age, se autoconhece e se transforma. Não há uma teoria que englobe todos os conhecimentos acumulados nesta área de estudo e supere esta diversidade.

8 Carl Jung o comportamento humano não é aleatório;
pode ser medido, previsto e classificado através dos tipos de personalidade; dois tipos de atitude, a extroversão e introversão; toda a atividade mental consciente pode ser classificada em quatro funções mentais; duas funções perceptivas (Sensação e Intuição) e duas funções julgadoras (Pensamento e Sentimento).

9 as diferenças de comportamento, que nos parecem tão óbvias, são o resultado de preferências individuais na utilização das diversas funções e atitudes mentais básicas;

10 Todos os tipos de personalidades são igualmente valiosos;
com aspectos inerentes positivos e negativos Não existem tipos melhores ou piores, mais inteligentes ou menos inteligentes, mais saudáveis ou doentes. O conceito de tipo de personalidade, ou simplesmente tipo, tem sido usado rotineiramente nos negócios por gerentes para motivar os seus empregados, para desenvolver equipes de trabalho mais produtivas e melhorar a comunicação.

11 EXTROVERTIDOS OU INTROVERTIDOS

12 A primeira classificação dos tipos de personalidade é quanto a maneira com que interagimos com o mundo, relativo a esse quesito podemos ser: Extrovertidos ( E ) ou Introvertidos ( I )

13 Extrovertidos ( E ): Quem tem este tipo de personalidade são pessoas extremamente sociáveis e que gostam de conversar e interagir com outras pessoas. Não tem medo de expor suas opiniões e são muito comunicativos. Concentram a sua energia no mundo real. Introvertidos ( I ): Em geral são pessoas que se sentem melhor sozinhas, são menos sociáveis e interagem com menos pessoas. Em geral, não se abrem facilmente. Concentram a sua energia no mundo dos pensamentos.

14 SENSORIAIS OU INTUITIVOS

15 A segunda classificação dos tipos de personalidade é relativa a maneira com que observamos e absorvemos as informações do mundo, relativo a este critério podemos ser: Sensoriais ( S ) ou Intuitivos ( N )

16 Sensoriais ( S ): Corresponde ao tipo de personalidade mais materialista, obtém a informação através da observação de fatos e detalhes concretos. São pessoas realistas e práticas. Intuitivos ( N ): São as pessoas que tem um perfil mais imaginativo, ao invés de obter a informação através de fatos concretos, preferem observar e tirar as conclusões finais a partir dos seus próprios pensamentos e crenças. São as pessoas mais criativas e complexas.

17 PENSADORES OU SENTIMENTAIS

18 A terceira classificação dos tipos de personalidade diz respeito aos modo com que julgamos as ações das outras pessoas e também o modo com que tomamos decisões. Relativo a este critério podemos ser: Pensadores ( T ) ou Sentimentais ( F )

19 Pensadores ( T ): Tomam as decisões e julgam as pessoas sempre com base na lógica, em geral pesando os prós e contras da situação, são objetivos e justos, raramente deixam os sentimentos influenciarem em suas decisões. Valorizam a lógica, a justiça e a igualdade entre as pessoas. Sentimentais ( F ): Pessoas com este tipo de personalidade julgam as pessoas e tomam as suas decisões guiados pelos seus instintos e também pelos sentimentos ( decidem com base no que estiverem se sentindo no momento ). Valorizam a harmonia, a empatia não seguem regras rígidas, aceitam bem as exceções.

20 JULGADORES OU PERCEPTIVOS

21 A quarta classificação dos tipos de personalidade tem relação com o modo com que preferimos viver, se preferimos agir de forma espontânea ou se preferimos pensar bem antes de agir. Relativo a este critérios podemos ser: Julgadores ( J ) ou Perceptivos ( P )

22 Julgadores ( J ): Quem tem o tipo de personalidade julgador fica satisfeito depois que as decisões foram tomadas, toma decisões rapidamente, fica angustiado de deixar os problemas se acumularem. Em geral não pensa muito antes de agir, prefere se arrepender. Perceptivos ( P ): Ficam mais satisfeitos em tomar decisões bem pensadas e mais acertadas, demoram para agir. Os perceptivos ficam angustiados se tem que tomar uma decisão rapidamente. Em geral pensam bastante antes de agir, pois tem medo de se arrepender.

23 RESUMO

24

25

26

27 Todos nós adotamos padrões de comportamento;
personalidade pode-se dizer que é a soma total de como o indivíduo interage e reage em relação aos demais.

28 Necessidades do ser humano
1) De relacionamento (p/ assegurar o cuidado mútuo, a compreensão) 2) De transcendência ( capacidade de raciocinar, imaginar, criar, - p/ superar sua natureza animal, instintiva) 3) De Segurança (solidariedade, fraternidade) 4) De Identidade ( desenvolver seu potencial) 5) De orientação (p/ pautar sua conduta)

29


Carregar ppt "TIPOS DE PERSONALIDADE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google