A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Projeto de Pesquisa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Projeto de Pesquisa."— Transcrição da apresentação:

1 O Projeto de Pesquisa

2 Elementos do projeto de pesquisa
Apresentação; Problema; Hipóteses; Objetivos; Justificativa; Referencial Teórico; Elementos instrumentais (Metodologia); Etapas; Referências

3 O Projeto de Pesquisa Para chegar a esses elementos o pesquisador necessita vivenciar um experiência problematizadora. Além de suas experiências pessoais, ele pode colher elementos de suas leituras, dos cursos, debates etc., enfim, de toda e qualquer contribuição do contexto acadêmico, profissional e cultural em que vive.

4 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Título: Deve expressar o mais fielmente possível o conteúdo do trabalho; Apresentação: expõe-se sinteticamente como se chegou ao tema de investigação. Atenção! Esse é o único momento em que o pesquisador pode apresentar motivos pessoais para realização da pesquisa; Problematização: retomando o que foi colocado na apresentação, procura-se expor o problema, ou seja, como o tema será problematizado, qual a questão a ser solucionada. Devem ser feitas perguntas que serão respondidas com a realização da pesquisa.

5 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Hipóteses: certezas a que se quer chegar com a realização da pesquisa. As hipóteses devem ser as soluções propostas para o problema (estando as mesmas certas ou erradas!). Sentenças afirmativas! Objetivos: fim a que o trabalho pretende atingir. Os objetivos devem ser divididos em Geral e Específicos. O Geral, define o que se vai procurar; os Específicos, ajudam a delimitar e especificar a busca.

6 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Justificativa: Este é o porquê da pesquisa. Adianta-se a contribuição que se espera dar com os resultados da pesquisa, justificando, assim, a relevância e a importância de sua realização, mediante o desenvolvimento do Projeto. Deve-se referir a estudos anteriores já realizados, para se assinalar suas eventuais limitações ou a necessidade de se continuar a pesquisá-lo, bem como as contribuições que o seu trabalho dará, justificando-o dessa maneira.

7 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Quadro Teórico (Fundamentação Teórica): exposição dos referenciais teórico-metodológicos, ou seja, os instrumentos em se apóia para a condução do trabalho investigativo e o raciocínio. Trata-se de esclarecer as várias categorias que serão utilizadas para dar conta dos fenômenos a serem abordados e explicados.

8 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Fontes, procedimentos e etapas (Metodologia): é o “como fazer?”. Enunciam-se as fontes (empíricas, documentais, bibliográficas) com que o pesquisador conta para a realização da pesquisa e os procedimentos metodológicos e técnicos que usará, deixando bem claro como é que vai proceder. Indique as etapas do processo de investigação, atentando para o fato de que os resultados de cada uma dessas etapas é que constituirão as partes do relatório final do trabalho, ou seja, os capítulos.

9 Estrutura do Projeto de Pesquisa
Cronograma: indicação das etapas do projeto, distribuídas no tempo disponível para realização do trabalho, inclusive a produção do relatório final. Referências: De acordo com as normas da ABNT, assinale os textos básicos a serem utilizados no desenvolvimento da pesquisa. Essa Bibliografia tenderá a crescer até o final da pesquisa.


Carregar ppt "O Projeto de Pesquisa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google