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Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.

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1 Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO - UNEMAT Autor(a)‏ CURSO: LICENCIATURA EM MATEMÁTICA INTRODUÇÃO Esse projeto pretende pesquisar as alterações ocorridas e narradas pelos professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental durante a execução do projeto GESTAR II, bem como colaborar com a construção de conhecimentos na área de Educação Matemática e ao mesmo tempo oportunizar situações problemas que possibilitem à aprendizagem e ao ensino dessa disciplina, para tal os mesmos indicarão tópicos a serem aprofundados após o encerramento do projeto visando subsidiar práticas ‘inovadoras’ a serem vivenciadas com os alunos problematizando aprendizagens significativas do conhecimento matemático, fazendo frente à mecanização de procedimentos e aos baixos desempenhos em Matemática. O QUE PRETENDEMOS? Acompanhar de forma investigativa o projeto GESTAR II em desenvolvimento nos municípios de Barra de Bugres e Rondonópolis e implantar Ciclos de Conferências através das quais buscaremos subsidiar o professor para que haja a continuidade das ações do projeto GESTAR II decorrido as ações do programa para que o mesmo não caia no esquecimento tão comumente observado com projetos de formação já vivenciados e acompanhados por esse grupo de pesquisadores. Esse projeto pretende pesquisar as alterações ocorridas CICLO DE CONFERÊNCIAS METODOLOGIA Ocorrerá em dois locais: Barra do Bugres/Rondonópolis em encontros envolvendo os professores de Matemática nas duas cidades com os mesmos palestrantes, oportunizando uma partilha de conhecimentos e experiências em formação de professores de Matemática tanto em projetos pontuais como em pesquisas em desenvolvimento. Os eventos ocorrerão no 1º e 2º semestres de 2010 em Barra do Bugres e Rondonópolis. CONSIDERAÇÕES FINAIS Essa proposta se apresenta como uma possibilidade de avaliar os impactos do GESTAR II na formação dos professores de Matemática, considerando que o investimento dos governos federal, estadual e municipais são significativamente grandes e se um programa dessa envergadura não tiver um acompanhamento e ações de continuidade poderá cair muito em breve no esquecimento como já aconteceu com o projeto GESTAR. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF. (1999). BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL Referenciais para a formação de professores. Brasília: MEC/SEF. (1999). BRITO, M. R. F. (1996). Um estudo sobre as atitudes em relação à matemática em estudantes de 1º e 2º graus. Tese de Livre-docência. Faculdade de Educação – UNICAMP. ESTRATÉGIAS DE AÇÃO Utilizaremos a “Investigação-formação” metodologia utilizada e destacada em Candau (2003). - Identificação do professores participantes - Desenvolver questionários e entrevistas para verificação dos impactos e reflexões a respeito da efetivação das propostas contidas no programa de formação continuada GESTAR II - Elaborar seqüência didático-pedagógica envolvendo temas transversais no ensino de matemática procurando adéqua-lás ao currículo em rede. - Execução das seqüências didáticas com os professores cursistas durante a semana ou quinzena de planejamento de ações pedagógicas para o ano letivo de Acompanhar a prática pedagógica dos professores que participaram da formação durante a execução das propostas em sala de aula - Refletir coletivamente (formadores e professores participantes) - Elaborar a escrita do texto final referente as nossas interpretações, reflexões e conclusões do projeto; - Produzir um caderno envolvendo situações didáticas abordando as temáticas mais presentes nas aulas acompanhadas. OBJETIVO GERAL Investigar os impactos que o programa de formação continuada GESTAR II proporcionou aos professores de Matemática, que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, durante a sua execução no ano letivo de 2009, bem como, apresentar uma seqüência de temas que podem ser desenvolvidos por meio de projetos interdisciplinares, procurando dar continuidade ao trabalho inicialmente proposto por este programa de formação continuada. A CONTRIBUIÇÃO DE UMA PROPOSTA DE CURRÍCULO A PARTIR DE SITUAÇÕES-PROBLEMA DA REALIDADE SOCIOCULTURAL PARA O PROCESSO FORMATIVO DE PROFESSORES


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