A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico"— Transcrição da apresentação:

1 Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico
Normas para Desenho Técnico Profª Ana Carolina

2 Normas Técnicas 1- HISTÓRICO
Desde suas origens o homem comunica-se através de grafismos e desenhos, onde o homem representava não apenas o mundo que o cercava, mas também as suas sensações: alegrias, medos, danças, etc. A comunicação através do desenho, foi evoluindo, dando origem a duas formas de desenho: um é o desenho artístico, que pretende comunicar idéias e sensações, estimulando a imaginação do espectador; e o outro é o desenho técnico, que tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo do possível, em formas e dimensões.

3 Normas Técnicas 2 - DESENHO TÉCNICO
É a linguagem gráfica em que se expressa e registra as idéias e dados para a construção de objetos, edificações, estruturas e etc... É caracterizado pela sua normatização e a ferramenta mais importante num projeto, por ser o meio de comunicação entre quem projeta e quem fabrica. Nele constam todas as informações referentes ao projeto.

4 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS
3. NORMAS BRASILEIRAS DE DESENHO TÉCNICO Padronizam e normatizam os elementos que envolvem o desenho técnico. Em todo território nacional o desenvolvimento de um desenho sempre seguirá as mesmas diretrizes. ABNT ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS

5 Normas Técnicas A representação gráfica do desenho em si corresponde a uma norma internacional (sob a supervisão da ISO – International Organization for Standardization). Porém, geralmente, cada país costuma ter suas próprias normas, adaptadas por diversos motivos. No Brasil, as normas são aprovadas e editadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), fundada em 1940 e registradas pelo INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras - NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

6 Normas Técnicas

7 Normas Técnicas

8 Normas Técnicas 3.1 PRINCIPAIS NORMAS
NBR Representação de projetos de arquitetura – Norma Geral; NBR – Princípios gerais de representação em desenho técnico; NBR – Folhas de Desenho; NBR – Dobramento de cópias; NBR-8402 – Escrita; NBR-8403 – Tipos de linha; NBR-8196 – Escalas; NBR – Cotagem;

9 Normas Técnicas NBR-10068 – Folhas de Desenho
As Normas Brasileiras estabelecem a adoção dos formatos da série A. Todos esses formatos têm dimensões múltiplas daquelas de uma folha de sulfite A4 (297 mm X 210 mm) Exemplos:1 - Duas folhas A4 formam uma folha A3; - Duas folhas A3, formam uma A2 e assim por diante ... A3 A4

10 Normas Técnicas A0 A Margem esquerda sempre será 2,5mm

11 s formatos na relação Normas Técnicas .

12 s formatos na relação Normas Técnicas .

13 Normas Técnicas NBR-13142 – Dobramento de cópias
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR – Dobramento de cópias As cópias dos projetos podem ser arquivadas dobradas, ocupando menor espaço e sendo mais fácil seu manejo. O formato final deve ser o A4, para arquivamento. A Norma mostra uma seqüência de dobramento, para os tamanhos-padrão de papel.

14 s formatos na relação Normas Técnicas .

15 s formatos na relação Normas Técnicas . Efetua-se o dobramento a partir do lado direito em dobras verticais de 185mm.

16 s formatos na relação Normas Técnicas .

17 s formatos na relação Normas Técnicas .

18 Normas Técnicas NBR-8402 – Escrita
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR-8402 – Escrita As características mais importantes para a graficação das letras são LEGIBILIDADE e CONSISTÊNCIA, tanto em estilo quanto em espaçamento. Para o desenho técnico as letras e algarísmos utilizadas são sempre tipo Bastão ou tipo técnica, que podem ser verticais ou inclinadas, de tamanho adequado ao desenho

19 Normas Técnicas Desenho manual de letras:
s formatos na relação Normas Técnicas . Desenho manual de letras: 1 – Escolher uma altura h para as letras maiúsculas; 2– Dividir a altura em 3 partes iguais, trace linhas e acrescente 1/3 para baixo para perna ou haste para cima.

20 Normas Técnicas as letras maiúsculas ocupam a altura h.
s formatos na relação Normas Técnicas . as letras maiúsculas ocupam a altura h. as letras minúsculas ocupam 2/3h.

21 s formatos na relação Normas Técnicas . A maioria das letras podem ser desenhadas a partir da construção de uma oval com lagura de 2/3h.

22 Normas Técnicas são exceções:
s formatos na relação Normas Técnicas . são exceções: O espaçamento entre letras é de 1/7 a 2/7h. O espaçamento entre palavras e linhas é 4/7h.

23 Normas Técnicas NBR-8403 – Tipos de linha
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR-8403 – Tipos de linha As linhas são os principais elementos do desenho arquitetônico. Além de definirem o formato, dimensão e posicionamento das paredes, portas, janelas, pilares, vigas, objetos e etc, Deverão estar perfeitamente representadas dentro do desenho, de forma regular, legível (visíveis) e devem possuir contraste umas com as outras.

24 Normas Técnicas 1. Linha - Espessura Linha grossa (lapiseira 07 ou 09)
s formatos na relação Normas Técnicas . 1. Linha - Espessura Linha grossa (lapiseira 07 ou 09) Linha média (lapiseira 05) (metade da anterior ) Linha fina (lapiseira 03) (metade da anterior)

25 Normas Técnicas 2 - Tipos de linha Linhas gerais:
s formatos na relação Normas Técnicas . 2 - Tipos de linha Linhas gerais: (linhas base todo desenho – lapiseira 03). Linhas principais: (linhas paredes – lapiseira 09) Linhas auxiliares: (de cotas, ladrilhos, desenível piso – lapiseira 03) Linhas invisíveis: (partes invisíveis – lapiseira 03)

26 Linhas de interrupções:
s formatos na relação Normas Técnicas . 2 - Tipos de linha Linhas de eixo: (linha de eixo de simetria – lapiseira 03) Linha de seções: (lapiseirsa 05) Linhas de interrupções: (lapiseira 05)

27 Normas Técnicas Linha tracejada (lapiseira 05)
s formatos na relação Normas Técnicas . Linha tracejada (lapiseira 05) Linha grossa (lapiseira 09) Linha média (lapiseira 05) Linha fina (lapiseira 03) Linha média (lapiseira 05) Linha fina (lapiseira 03) Linha fina (lapiseira 03) Linha média (lapiseira 05)

28 Normas Técnicas Linha média (lapiseira 09) Linha média (lapiseira 03)
s formatos na relação Normas Técnicas . Linha média (lapiseira 09) Linha média (lapiseira 03) Linha média (lapiseira 03) Linha média (lapiseira 05) Linha média (lapiseira 09)

29 Normas Técnicas Linha média (lapiseira 09) Linha média (lapiseira 03)
s formatos na relação Normas Técnicas . Linha média (lapiseira 09) Linha média (lapiseira 03) Linha média (lapiseira 05) Linha média (lapiseira 09)

30 Normas Técnicas NBR-8196 – Escalas
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR-8196 – Escalas Escala gráfica é a relação entre as dimensões representadas no desenho e as dimensões reais do objeto. Desenho Real

31 Normas Técnicas NBR-8196 – Escalas
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR-8196 – Escalas A necessidade do emprego de uma escala na representação gráfica surgiu da impossibilidade de representarmos, em muitos casos, em tamanho real certos objetos, cujas dimensões não permitem o uso dos tamanhos de papel recomendados pelas Normas Técnicas. Ex.: Você não pode desenhar um casa no tamanho real em uma folha de papel então usamos a escala para reduzir o objeto para que possamos desenhá-lo proporcional ao real.

32 Normas Técnicas Tipos de escalas:
s formatos na relação Normas Técnicas . Tipos de escalas: Nem sempre será possível representar os objetos em sua verdadeira grandeza,dependendo do nível de detalhamento que se deseja representar, são adotadas diferentes escalas. As escalas são classificadas em dois tipos: Natural Escalas Numéricas Redução Ampliação

33 Normas Técnicas Escala natural
s formatos na relação Normas Técnicas . Escala natural É a escala onde a representação do objeto é feita em sua verdadeira grandeza, ou seja, uma unidade do desenho corresponde a uma unidade do objeto. : Desenho Real

34 Normas Técnicas Escala de ampliação
s formatos na relação Normas Técnicas . Escala de ampliação É a escala onde a representação do objeto é maior que sua verdadeira grandeza, ou seja, X unidade do desenho corresponde a uma uma unidade do objeto. X : Desenho Real

35 Normas Técnicas Escala de redução
s formatos na relação Normas Técnicas . Escala de redução É a escala onde a representação do objeto é menor que sua verdadeira grandeza. : X Desenho Real Em arquitetura normalmente empregam-se as escalas de redução, uma vez que as medidas reais geralmente são grande. Para detalhamento usamos a escala de ampliação.

36 Normas Técnicas Condições básicas na escolha da escala
s formatos na relação Normas Técnicas . Condições básicas na escolha da escala O tamanho do objeto a representar As dimensões do papel disponível A clareza e a precisão do desenho

37 Normas Técnicas Nomenclatura de escalas: Forma de proporção:
s formatos na relação Normas Técnicas . Nomenclatura de escalas: Forma de proporção: 1/100 – um pra cem 1/50 – um pra cinquenta 1/20 – um pra vinte Forma ordinária: 1:100 – um pra cem 1:50 – um pra cinquenta 1:20 – um pra vinte

38 s formatos na relação Normas Técnicas . A norma NBR 8196 da ABNT recomenda, para o desenho técnico, a utilização das seguintes escalas: Categoria Escalas Recomenandadas Escala de Redução : : :75 1: : :20 Escala de Ampliação : : :1

39 D = medida gráfica (medida do desenho)
s formatos na relação Normas Técnicas . A escala gráfica é dada pela expressão: D = K O D = medida gráfica (medida do desenho) O = medida real (medida do objeto) K = escala ( escala utilizada)

40 Normas Técnicas NBR 10126 - Dimensionamento ou Cotagem
s formatos na relação Normas Técnicas . NBR Dimensionamento ou Cotagem O desenho técnico, além de representar, dentro de uma escala, deve conter informações sobre as dimensões do objeto representado, através de medidas que são dadas através da COTAGEM. A COTA é o número que corresponde a medida do desenho, que são constituídas de linha de auxiliar ou de chamada ou de extensão, linha de cota, limites e o valor numérico em uma determinada unidade de medida.

41 s formatos na relação Normas Técnicas .

42 s formatos na relação Normas Técnicas . COTA

43 Normas Técnicas 15º 1 cm SETA FECHADA 3 cm 15º SETA ABERTA 45º
s formatos na relação Normas Técnicas . 15º 1 cm SETA FECHADA 3 cm 15º SETA ABERTA 45º TRAÇO A 45º

44 s formatos na relação Normas Técnicas . PONTO

45 s formatos na relação Normas Técnicas .

46 Normas Técnicas Dimensionamento
s formatos na relação Normas Técnicas . Dimensionamento 1 – As cotas devem ser colocadas uma única vez em uma das vista que compõe o desenho, ou seja, evitar repetir cotas. 2 – Cotar no local que representa mais claramente o elemento que está sendo cotado. 3 – Evitar a colocação de cotas às linhas tracejadas. 4 – Não devem existir cotas além das necessárias para definir as medidas do objeto. 5 - Todas as cotas de um desenho ou conjunto de um mesmo desenho devem ter os valores expressos em uma mesma unidade de medida. 6 - A indicação dos limites da linha de cota deve ter o mesmo tamanho num mesmo desenho. 7 - Somente uma forma de indicação dos limites da linha de cota deve ser usada num mesmo desenho.

47 s formatos na relação Normas Técnicas . 8 - Somente uma forma de indicação dos limites da linha de cota deve ser usada num mesmo desenho. 9 - As cotas devem ser localizadas acima e perpendicilar às suas linhas de cotas e preferencialmente no centro. 10 - As cotas devem ser escritas de modo que possam ser lidas da base e/ou do lado direito do desenho. 11 – As linhas de cota paralelas devem ser espaçadas igualmente. 12 - Colocar linhas de cotas de preferencia fora do desenho. 13 - As linhas de cota são desenhadas paralelas à direção da medida. 14 – A altura dos algarismos é unifore dentro do mesmo desenho. 15 – Tanto as linhas auxiliares, como as linhas de cotas, são linhas contínuas e finas. 16 – As linhas auxiliares devem ultrapassar levemente as linhas de cota. 17- Evitar o cruzamento de linha da cota com qualquer outra linha

48 s formatos na relação Normas Técnicas .

49 s formatos na relação Normas Técnicas . As cotas de menor valor devem ficar por dentro das cotas de maior valor, para evitar o cruzamento de linha de cotas com as linhas auxiliares.

50 Normas Técnicas Sempre que possível devem ser colocadas alinhadas.
s formatos na relação Normas Técnicas . Sempre que possível devem ser colocadas alinhadas.

51 s formatos na relação Normas Técnicas .

52 s formatos na relação Normas Técnicas .


Carregar ppt "Meios de Expressão e Representação I Introdução ao Desenho Técnico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google