A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas Samyr Burached Tiago Reis

2 O que são as DST’s? As doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas pela sigla DSTs, são doenças transmitidas, principalmente, através de relações sexuais com uma pessoa infectada.

3 Transmissão Sem o uso de métodos de barreira, como a camisinha e o preservativo feminino. O contágio por DSTs também pode ocorrer de mãe para filho, durante a gravidez ou parto, através do compartilhamento de seringas ou devido a uma transfusão de sangue infectado.

4 Principais doenças sexualmente transmissíveis:

5 Sífilis - Transmitida pela bactéria Treponema pallidum, é uma doença com evolução crônica (lenta) com surgimento de um cancro duro (lesão) nos órgãos genitais e posterior aparecimento de lesões espalhadas pelo corpo. Quando generalizada, causa complicações cardiovasculares e nervosas, desencadeando nas mulheres o aborto ou o parto prematuro. Gonorréia - O contágio pela bactéria Neisseria gonorrheae, provoca a inflamação da uretra (canal urinário), pode alastrar-se para outros órgãos causando complicações como: artrite, meningite e problemas cardíacos. Tricomona – Causada pelo protozoário do gênero Trichomonas Donne, atinge, principalmente, o aparelho digestivo e genital, causando inflamação do canal vaginal, nas mulheres, e da uretra nos homens. Clamídia - O contágio pela bactéria Chlamydia trachomatis provoca inflamação dos canais genitais e urinários. Nas mulheres, pode ocasionar a formação de abscessos (obstruções com dilatação), infertilidade e dores pélvicas. Nos homens pode provocar esterilidade. AIDS – Síndrome da imunodeficiência humana (HIV), transmitida por um retrovírus que destrói as células de defesa (linfócito T), resultando na baixa imunidade do organismo que fica suscetível a outras infecções. Dentre os sintomas iniciais destaca-se: fadiga, febre, distúrbios do sistema nervosos central, inchaço crônico dos gânglios linfáticos e o surgimento de vesículas avermelhadas na derme.

6

7 DSTs na Década de 80 Durante a década de 80, impulsionado pelos movimentos da revolução sexual que ocorreu durante a década de 60 muitos jovens foram influenciados a ver o sexo com mais liberdade. Assim o sexo passou a ser mais “livre" e menos controlado, em conseqüência, o número de pessoas infectas por doenças sexualmente transmissíveis subiu. A AIDS, foi descoberta durante a década de 80, porém surgiu muitos anos antes no inicio do século XX na África. A AIDS, causada pelo virus HIV, vem do sistema imunológico de certas espécies de macacos como o chimpanzé. E a partir do século XX ela foi passada para os humanos. Em 1981 ela foi detectada nos EUA pela primeira vez e depois disso o número de infectados começou a aumentar. Com as DSTs soltas, um grande número de pessoas foram infectadas. Nos anos 80, a AIDS no inicio afetou principalmente pessoas homossexuais. Fato que gerou preconceito por parte da sociedade e para muitos na época um portador da aids significava ser homossexual. No Brasil temos 2 grandes exemplos de artistas aidéticos; Renato Russo e Cazuza. Ambos se infectaram através de relações sexuais com homens durante a década de 80. E pelo fato da AIDS, uma das principais DSTs do mundo ser fatal os dois morreram.

8 DSTs nos dias de hoje O Centers for Disease Control (CDC) estima que pelo menos 15.3 milhões de NOVOS CASOS DE DST são relatados a cada ano nos Estados Unidos (além dos mais de 67 milhões de pessoas que atualmente têm algum tipo de DST). Um grande número desses casos está entre adolescentes e jovens adultos com menos de 25 anos de idade. A AIDS, é considerada a mais temida pelo fato de até hoje ninguém ter descoberto uma cura.


Carregar ppt "Trabalho de Português Doenças sexualmente transmissíveis que mais atingem os jovens hoje x década de 80 Julia Dantas Lucca Tokarski Manuella Freitas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google