A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional"— Transcrição da apresentação:

1 Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional
Catálogo Hemisférico de Cursos de Capacitação em Segurança Pública: Proposta Metodológica Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional

2 Objetivo geral Incentivar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e ferramentas práticas entre múltiplos atores governamentais e não governamentais bem como contribuir para esse intercâmbio. Promover o fortalecimento da formação técnica dos recursos humanos dedicados à área de segurança pública.

3 Objetivos específicos
Oferecer, num único lugar, de fácil acesso e consulta, toda a informação relevante sobre os cursos de capacitação que estejam sendo ministrados na região em temas relacionados com a segurança pública. Identificar e mapear as organizações governamentais e não governamentais, as organizações da sociedade civil e os centros acadêmicos que ofereçam cursos de capacitação em segurança pública. Identificar as diferentes áreas de estudo que os cursos de capacitação focalizem bem como os vazios temáticos em matéria de capacitação. Aproveitar ao máximo os recursos de conhecimento e aprendizagem que existam atualmente na região. Desenvolver conteúdo para a Rede de Informação e Conhecimento em Segurança Pública.

4 Base conceitual Por curso de capacitação entendem-se programas educativos de curto prazo que possibilitem ao participante adquirir, aumentar ou aprofundar seus conhecimentos, desenvolver habilidades técnicas e incorporar ferramentas práticas para exercer com mais competência sua atividade profissional. A resolução AG/RES 2866 dispõe que o catálogo de cursos de capacitação seja estruturado com base nos pilares do processo MISPA. Gestão da Segurança Pública Prevenção da Criminalidade, da Violência e da Insegurança Gestão Policial Participação Cidadã e Comunitária Cooperação Internacional No entanto, esses pilares são amplos e cada um deles, por si só, abrange múltiplos temas. Por esse motivo, o DPS propõe sugerir as categorias temáticas de interesse para a primeira rodada de coleta. Essa delimitação será conduzida com base nas prioridades e demandas identificadas.

5 Base metodológica Propõem-se os passos abaixo.
Busca e identificação inicial via Internet. Elaboração de um questionário para a coleta de informação sobre cursos de capacitação. Envio do questionário para a coleta de informação sobre cursos de capacitação. Acompanhamento. Carregamento, processamento e validação (controle de qualidade da informação). Análise.

6 Produtos Banco de dados Georreferenciação Catálogo impresso
Relatório com base na análise das respostas recebidas Criação de um aplicativo para telefones móveis inteligentes

7 Base Operacional O DPS busca trabalhar com um Estado membro que, de maneira voluntária, se ofereça para com ele desenvolver, em conjunto, o banco de dados. Espera-se que o Estado membro agregue capacidade tecnológica e recursos humanos. Uma vez desenvolvido, o banco de dados será exportado aos servidores da OEA. Para que a etapa de manutenção e atualização seja sustentável, propõe-se que a responsabilidade se alterne a cada dois anos entre os Estados membros. O Estado membro que, a cada dois anos, esteja encarregado da manutenção e da atualização, receberá um nome de usuário e uma senha de acesso com direitos de administrador. Será elaborado um manual de procedimentos para padronizar essa função e manter certa consistência e coerência entre os administradores. A alternância entre os Estados membros se faria de maneira voluntária e no âmbito da Comissão de Segurança Hemisférica. A informação dos cursos será atualizada anualmente, para o que o próprio banco de dados oferecerá um formulário online. Também se espera que se possam agregar novas categorias temáticas com base em interesses, demandas e necessidades que sejam gradualmente identificadas. Além do formulário online para o carregamento da informação, rodadas sucessivas de aplicação do questionário poderiam ser replicadas.

8 Plano de Trabalho Outubro
Quinta-feira, 8: apresentação da proposta metodológica à Comissão de Segurança Hemisférica. Terça-feira, 13; sexta-feira, 16: definição das categorias temáticas segundo as prioridades que o Departamento de Segurança Pública defina e o trabalho que esteja sendo realizado. Segunda-feira, 19; sexta-feira, 23: elaboração de cartas (espanhol, francês, inglês e português) aos Representantes Permanentes junto à OEA e às instituições governamentais e não governamentais identificadas. Segunda-feira, 26; sexta-feira, 30: prova piloto e ajustes no questionário. Novembro Definição do Estado membro que, de maneira voluntária, trabalhará com o DSP no desenvolvimento do banco de dados. Segunda-feira, 2: envio de carta, guia e questionário. Informar que o prazo de entrega é sexta-feira, 27 de novembro. Segunda-feira, 9; quinta-feira, 26: execução de ações de acompanhamento, inclusive chamadas telefônicas e s de alerta, entre outras. Segunda-feira, 30: realização de um balanço da entrega e envio de mensagem de agradecimento às instituições que tenham respondido. Dezembro Segunda-feira, 30; sexta-feira, 11: carregamento, processamento e análise da informação. Segunda-feira, 14; sexta-feira, 18: elaboração dos três capítulos introdutórios do catálogo e de um relatório com os principais resultados.


Carregar ppt "Paulina Duarte Secretaria de Segurança Multidimensional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google