A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5. Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5. Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC."— Transcrição da apresentação:

1 5

2 Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC

3

4 Tema: Era Vargas / Política trabalhista; Questão do ENEC

5

6 Tema: Constituições Brasileiras; Questão do Esquenta ENEM “A cidadania moderna — ou seja, a integração das pessoas no governo, via participação política; na sociedade, via direitos individuais; e no patrimônio coletivo, via justiça social — continua sendo aspiração de quase todos os países, sobretudo, os que se colocam dentro da tradição ocidental (...) Simplificando muito, pode-se dizer que o processo histórico de formação da cidadania, no Ocidente, seguiu dois caminhos, um de baixo para cima, pela iniciativa, dos cidadãos, outro de cima para baixo, por iniciativa do Estado e de grupos dominantes.” CARVALHO, J. Murilo de. Cidadania, Estadania e Apatia. In. Jornal do Brasil. 24 jun. 2001. p.8. As Constituições estabelecidas ao longo da história do Brasil colaboraram para a gradativa construção da cidadania no País. Um entrave nesse processo foi o(a)

7 a) adoção do voto aberto na primeira Constituição republicana. b) proibição do voto do analfabeto no período monárquico através da Constituição. c) exclusão da participação eleitoral da mulher e dos analfabetos até a Constituição vigente. d) estabelecimento do voto indireto para presidente na Constituição conhecida como Polaca. e) compilação das leis trabalhistas através da criação da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).

8 Tema : Revolução Francesa; Questão Esquenta ENEM

9 Essa charge é obra de um artista francês anônimo, produzida no século XVIII, tematizando o contexto da Revolução Francesa. Nessa cena, a composição das personagens e de outros símbolos evoca a a)pressão sobre o Terceiro Estado para o pagamento de mais impostos, traduzida pelo homem que se encontra esmagado pela pedra. b)superioridade do Primeiro Estado em relação ao Segundo, expressa por meio da posição ocupada pelas personagens na gravura. c)promessa dos jacobinos em punir a desigualdade entre os Estados, simbolizada pela vestimenta das personagens. d)permanência, após a Revolução, dos privilégios do clero e da nobreza, retratados nos dois sujeitos que se encontram sobre a pedra. e)posição privilegiada do Exército na Era Napoleônica, representada pelo soldado posicionado em cima da pedra.

10 Tema: Segunda Guerra Mundial, Questão Enec

11

12 Tema: Guerra Fria; Questão Esquenta ENEM Trecho de um discurso do presidente Harry Truman, 1947 : Creio que os EUA devem apoiar os povos livres que resistem à tentativa de servidão por minorias armadas ou a pressões externas. Creio que devemos ajudar os povos livres a forjarem seus destinos com suas próprias mãos... Os povos livres do mundo olham para nós esperando apoio na manutenção da sua liberdade. Se fracassarmos na nossa missão de liderança, talvez ponhamos em perigo a segurança de nossa própria nação.

13 Nesse discurso, o presidente dos EUA defendeu o(a) a) tese denominada “teoria do dominó”, que justificava a intervenção dos EUA em qualquer região ameaçada pelo comunismo. b) criação do Estado independente de Israel contra as pretensões nacionalistas árabes do presidente egípcio Gamal Abdel Nasser. c) doutrina Pan-Americana, que pregava a não intervenção de nações europeias nos negócios latino-americanos. d) julgamento das lideranças nazistas envolvidas em crimes de guerra por um tribunal internacional formado por EUA, URSS e Inglaterra. e) tese conhecida como política do “grande porrete”, cujo objetivo era garantir os interesses econômicos estadunidenses na América.


Carregar ppt "5. Tema: Escravidão / Independência do Brasil ; Questão ENEC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google