A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULA DIGITAL E PLANO DE AULA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"— Transcrição da apresentação:

1 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA
Equipe responsável pela produção Nome do(a) Educopedista produtor(a) da aula: Petronilha Alice Nome do(a) Educopedista revisor(a) da aula: Luciana Coordenador de disciplina: Maria Poyares Coordenador Pedagógico: Anderson Souto Disciplina Ano Aula número Língua Portuguesa 5 Tema da Aula Digital Antigamente, era assim que se falava...

2 Atividade 1: Relembrando
Vamos relembrar o que você aprendeu na última aula? Na aula anterior, você estudou Sugestões de leitura: a sinopse de livros Sinopse - um texto EXPOSITIVO que apresenta de forma resumida o conteúdo de um objeto cultural, geralmente com a intenção de antecipar o que é a obra. Quem resume deve exprimir, em estilo objetivo, os elementos essenciais da obra. Por isso não cabem, numa sinopse, comentários ou julgamentos ao que está sendo condensado. Clique na figura abaixo que traz uma sinopse do filme “O Hobbit” por J. R. R. Tolkien e aponte as características do gênero sinopse presente nesse texto. Escreva a resposta em seu caderno. Fonte das imagens: Disponível em: Acesso em: 09 janeiro. 2013, 17:53. Fonte do texto: Disponível em: Acesso em 01 janeiro .2013, 14:33. SS Fonte: Sinopse do Livro

3 Atividade 2: Apresentação inicial
Nesta aula, você vai aprender a variação da língua através do tempo. Ao final da aula, você estará pronto para: Compreender a presença da variação histórica na língua portuguesa através de poemas, letras de música e narrativas ficcionais curtas (contos e/ou crônicas), reconhecendo como, com o tempo, a língua vai apresentando continuação e mudança. Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em: 17 jul, :12:43 Fonte: ideias da xanó Bons estudos!

4 Atividade 3: Pergunta-desafio
Observe o anúncio da década de 30 abaixo. Veja como a palavra “boca” está escrita. Fonte: Richar Lima Arquitetura Fonte do anúncio: Disponível em: Acessado em: 17 fevereiro Você seria capaz de descobrir que tipo de variante linguística é usada na grafia da palavra “bocca” no anúncio acima?

5 Agora, responda em seu caderno:
Atividade 4: Por que isso é importante? Clicando na figura abaixo, você vai ler o texto “Antigamente”, de Carlos Drummond de Andrade. Fonte da figura: Disponível em: . Acessado em: 07 janeiro. 2013, 20:27. Fonte do Texto: Disponível em: Fonte: Carros Antigos Agora, responda em seu caderno: Esse texto está recheado de características da variante linguística de tempo. Qual seria a importância desse tipo de discurso em nossas vidas? Vamos, nesta aula, conhecer mais sobre a variação linguística no tempo.

6 SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe? São várias as diferenças linguísticas das diversas regiões e das diferentes camadas sociais do Brasil. Todas, porém, fazem parte de nossa realidade e são compreensíveis por seus falantes. Como exemplo disso, pode-se verificar as variantes linguísticas para as palavras “tangerina” e “mandioca”. Considerando essas informações acerca das variações linguísticas da língua portuguesa, assinale a opção correta. a) As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira. b) São corretas apenas as formas mandioca e tangerina, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta. c) O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena do nordeste do País. d) Quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa.

7 Atividade 5: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
a) Resposta correta - As palavras tangerina, mexerica e bergamota são sinônimas, assim como mandioca e macaxeira. b) Resposta incorreta - São corretas apenas as formas mandioca e tangerina, uma vez que são palavras mais bem aceitas na língua culta. c) Resposta incorreta - O uso da palavra macaxeira não é correto, pois faz parte da língua indígena do nordeste do País. d) Resposta incorreta - Quando um falante usa o termo macaxeira, em vez de mandioca, demonstra pertencer a uma classe social baixa.

8 SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Leia o texto a seguir para responder à questão. 2) Considerando­se a variedade linguística que se pretendeu reproduzir nessa frase, é correto afirmar que a expressão proveniente de variedade diversa é: a) “dar um rolê de bike”. b) “lapidar o estilo”. c) “a bordo de um skate”. d) “curtir o sol tropical”. Fonte: Capão Web Você pode dar um rolê de bike, lapidar o estilo a bordo de um skate, curtir o sol tropical, levar sua gata pra surfar. Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em 06 de fevereiro 2013.

9 Atividade 6: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
a) Resposta incorreta, pois em “dar um rolê de bike” contém gíria. b) Resposta correta, pois em “lapidar o estilo” não contém gíria. c) Resposta incorreta, pois em “a bordo de um skate” contém gíria. d) Resposta incorreta, pois em “curtir o sol tropical” contém gíria.

10 SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. SE VOCÊ NÃO CONSEGUIR RESPONDER A ESSA PERGUNTA, NÃO SE PREOCUPE, AO FINAL DESTA AULA ELA PARECERÁ BASTANTE FÁCIL. Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe? Leia o texto abaixo para responder à questão. À pampa, truta? A gíria é o elemento mais intercambiável entre as tribos. Ela se dissemina rapidamente e acaba se incorporando ao vocabulário de todas elas. (Revista Ana Maria, 22 de maio 2005) 3) A partir do texto apresentado, assinale o que for correto ( ) As gírias são expressões que marcam a língua coloquial, ou seja, é uma variante mais espontânea, utilizada nas relações informais entre os falantes. ( ) O emprego intensivo de gírias entre os falantes faz com que essa variedade linguística se propague rapidamente. ( ) O autor do texto expõe sobre um processo linguístico que sofre influência de inúmeros fatores entre eles: a relação entre falantes e ouvintes. ( ) “À pampa, truta” são expressões resultantes de variação linguística, empregadas entre falantes, marcadas por uma época e o grupo social de que fazem parte. ( ) O vocábulo “tribos” está empregado em um sentido denotativo, isto é, real. A sequência correta é: V – F – V – V V – V – V – F F – V – F – V V – V – F – V

11 Atividade 7: Educoquiz 1 – O que você já sabe?
a) Resposta incorreta. A quarta afirmação é a única que está FALSA, pois segundo as características do discurso. b) Resposta correta. A quarta afirmação é a única que está FALSA, pois segundo as características do discurso. c) Resposta incorreta. A terceira quarta é a única que está FALSA, pois segundo as características do discurso. d) Resposta incorreta. A quarta afirmação é a única que está FALSA, pois segundo as características do discurso.

12 Atividade 8: Momento de reflexão
A língua não é usada de modo homogêneo por todos os seus falantes. O uso de uma língua varia de época para época, de região para região, de classe social para classe social, e assim por diante. Nem individualmente podemos afirmar que o uso seja uniforme. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma só forma da língua. Fonte: Rafael Neves Caricaturas Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013. Fonte do texto: Disponível em: Acesso em 10 janeiro 2013. Clique na caricatura acima e faça leitura da letra da música e observe a linguagem usada. É possível perceber as marcas da mudança de época para época?

13 Fonte: Misterio das Letras
Atividade 9: Hoje não falamos com a mesma linguagem que falávamos ontem. Vossancé? → Vossancê? → Vossê? → Vossa mercê? → Vossemecê → Vosmecê → Você → Cê → VC Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em: 10 janeiro 2013. Fonte: Misterio das Letras A variação diacrônica ocorre através do tempo. São as pessoas do mesmo grupo social ou da mesma região mudando a maneira de falar com o decorrer dos anos. Essas mudanças nunca são bruscas, havendo geralmente um período de transição entre um estádio e outro.

14 Clique na figura e assista ao vídeo.
Atividade 10: As línguas variam e o português segue a regra É inegável as diferenças que existem dentro de uma mesma comunidade de fala. A partir de um ponto qualquer vão se assinalando diferenças à medida que se avança no espaço geográfico. Da mesma forma se constatam diferenças dentro de uma mesma área geográfica, resultantes das diferenças sociológicas tais como educação do indivíduo, sua profissão, grupos com os quais convive, enfim, sua identidade. Tudo isso pode interferir e operar como modelador à fala de alguém. Clique na figura e assista ao vídeo. Fonte da figura: Disponível em: Acessado em 10 janeiro 2013. Fonte do vídeo: Disponível em: Acessado em 10 janeiro 2013. Fonte : Zellacoração

15 Atividade 11: Arcaísmo gírio
Na língua falada, de natureza mutável por excelência, as gírias são o exemplo mais contundente da fugacidade do tempo. Se no registro escrito as convenções da norma culta garantem certa regularidade da expressão ao longo das épocas, na fala alguns sentidos e expressões surgem e desaparecem em questão de anos ou meses. Na maioria dos casos, as gírias se aproveitam de vocábulos já existentes para adicionar-lhes sentidos novos, em geral metafóricos, como em "broto" ou "brotinho", sinônimo de alguém jovem e bonito. Na botânica, de onde a palavra foi emprestada, "broto" designa os estágios iniciais de desenvolvimento de uma planta. Clique na figura abaixo e descubra o que é gíria e quando elas surgiram. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 fevereiro 2013. Fonte do vídeo: Disponível em: Acessado em 22 fevereiro 2013. Você já leu ou ouviu algum texto ou anuncio com gírias antigas? Liste alguns exemplos e compare em sala de aula. Fonte: Jornal da Gíria

16 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Observe a imagem, para responder à pergunta. Fonte: Papel e Lápis Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 janeiro 1) A palavras Hygiene e Antiseptiza não são mais escritas assim. Como são escritas atualmente? a) Higienne e Antisepsia. b) Higiene e Antissepisia. c) Higiene e Antissepsia. d) Hygiene e Antissepsia.

17 Atividade 12: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
a) Resposta incorreta. A primeira palavra não se escreve com duas letras “n”, e a segunda palavra é escrita com duas letras “s”. b) Resposta incorreta. A segunda palavra é escrita com a letra “p” é muda. c) Resposta correta. Higiene e Antissepsia, segundo o dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. d) Resposta incorreta. A primeira palavra não é escrita com “y”.

18 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Clique na figura e observe o vídeo abaixo sobre a origem da palavra “Bárbaro” e responda. Fonte: D3System 2) O termo "bárbaro" sempre esteve associado a "cruel", "desumano", "grosseiro", mas a partir dos anos 60, ganhou um outro sentido, como na frase “Essa música é bárbara”. Esse sentido que ela adquiriu corresponde a: a) "ótimo", "muito bonito“. b) “feio”, “deselegante”. c) “cafona”, “brega”. d) “grosseira”, “bruta”. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 janeiro 2013. Fonte do vídeo: Disponível em: Anova cessado em 22 janeiro 2013.

19 Atividade 13: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
a) Resposta correta - "ótimo", "muito bonito“, pois a palavra “bárbaro”, por se tratar de uma gíria, acaba recebendo camuflagem no seu sentido verdadeiro, ficando restrita apenas ao grupo que a domina. b) Resposta incorreta - “feio”, “deselegante”. pois a palavra “bárbaro”, por se tratar de uma gíria, acaba recebendo camuflagem no seu sentido verdadeiro, ficando restrita apenas ao grupo que a domina. c) Resposta incorreta - “cafona”, “brega”. pois a palavra “bárbaro”, por se tratar de uma gíria, acaba recebendo camuflagem no seu sentido verdadeiro, ficando restrita apenas ao grupo que a domina. d) Resposta incorreta - “grosseira”, “bruta”. pois a palavra “bárbaro”, por se tratar de uma gíria, acaba recebendo camuflagem no seu sentido verdadeiro, ficando restrita apenas ao grupo que a domina.

20 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Observe a imagem de um Jornal Baiano de 1934. Fonte: Ibahia Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 janeiro 3) As palavras annuncio e bomboneria constituem mudança da língua no seu aspecto: espacial. histórico. profissional. individual.

21 Atividade 14: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta - espacial. Não tem relação com espaço. Resposta correta - histórico. A língua varia no tempo, influenciada e influenciando os costumes, as relações sociais. Resposta incorreta - profissional. Não se relaciona ao profissional. Resposta incorreta - individual. Não é um assunto individual.

22 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Leia o fragmento da Carta de Pero Vaz de Caminha - ortografia original por Pero Vaz de Caminha: Snõr(Fragmento) posto que o capitam moor desta vossa frota e asy os outros capitaães screpuam a vossa alteza a noua do acha mento desta vossa terra noua que se ora neesta naue gaçom achou, nom leixarey tambem de dar disso minha comta a vossa alteza asy como eu milhor poder ajmda que pera o bem contar e falar o saiba pior que todos fazer, pero tome vossa alteza minha jnoramçia por boa comtade, a qual bem çerto crea que por afremosentar nem afear aja aquy de poer ma is ca aquilo que vy e me pareçeo. 4) Este tipo de texto enquadra-se em qual tipo de variação linguística? geográfica. social. histórica. cultural. Fonte: Wiksource Fonte do texto: Disponível em: Acessado em 22 fevereiro 2013.

23 Atividade 15: Educoquiz 2 – O que você aprendeu até aqui?
Resposta incorreta – geográfica. A variedade geográfica são os modos de falar nas diversas regiões do país. Resposta incorreta - social. A variedade social são as diversas formas que as pessoas utilizam para se comunicar. Resposta correta - histórica. A língua varia no tempo, influenciada e influenciando os costumes, as relações sociais. Resposta incorreta – cultural. É o mesmo que variação social.

24 Texto do português arcaico:
Atividade 16: Variedade histórica da língua nos poemas Variação histórica nos poemas refere-se aos estágios de desenvolvimento de uma língua ao longo da história. Observe o exemplo abaixo do poema em português arcaico. Texto do português arcaico: “Cantiga sua, partindo-se senhora, partem tam tristes meus olhos por vós, meu bem, que nunca tam tristes vistes outros nenhuns por ninguém.” (Cancioneiro Geral.) Você conseguiria transcrever o poema ao lado para o português de nossos dias? Fonte do texto: Disponível em: Acesso em: 11 janeiro 2013. Fonte : Ebah

25 Atividade 17: Variação histórica da língua na música
Como vimos até agora, a variação linguística histórica auxilia você a refletir sobre como palavras que eram usadas antigamente caíram em desuso no dias atuais. Clique na figura abaixo, leia e ouça a música “Saudosa Maloca”, interpretada por Adoniran Barbosa. Observe que a música utiliza palavras que caíram em desuso, como por exemplo : “PALACETE” E “MOÇO”. No contexto dos dias atuais, que palavras poderiam substitui-las? Escreva a resposta em seu caderno. Fonte da imagem: Disponível em: Acesso em: 11 janeiro 2013. Fonte da letra da música: Disponível em: Acesso em: 11 janeiro 2013. Fonte : Bertoniblog

26 Atividade 18: Variação linguística histórica no fazer literário
Para apresentarmos praticamente a questão da variação linguística no fazer literário, selecionamos o texto “Gíria”. Clique na figura abaixo e leia o texto: Fonte do texto: Disponível em: Fonte da imagem: Disponível em: Fonte: Dudalibrary Considerando que o discurso apontado pertence à figura da mesma etnia, comparem as formações discursivas. Apontem as características do discurso histórico presente nesse texto. Escreva a resposta em seu caderno.

27 Atividade 19: Reflexão Conforme estudamos até o momento da aula, dado o dinamismo que a língua apresenta, a mesma sofre transformações ao longo do tempo. A língua padrão, como a variedade de maior prestígio social, e a língua não padrão, composta por aquelas variedades da língua que são diferentes da padrão e que são alvo de críticas severas quanto ao seu uso, em situações de formalidade. Trecho do texto do anúncio ao lado de 1926, “É quase impossível descrever esse bello e novo WILLYS_KNIGTH. A belleza do seu desenho e o radiador mais estreito e mais alto, emprestam ao conjucto essa apparencia aristocratica que encontra somente nos automóveis europeus de alto preço.” Fonte: Portal Maxicar Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013. Fonte do texto: Disponível em: . Acessado em: 10 janeiro 2013. O que está destoando no texto acima em termos de língua escrita? Ele poderia ser escrito de forma diferente?

28 Antigamente(Fragmento)
Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu? 1) As expressões mademoiselles, mimosas, prendadas constituem um recurso usado pelo autor para explorar a mudança da língua no seu aspecto espacial. histórico. profissional. individual. Antigamente(Fragmento) Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completam primaveras, em geral dezoito. Carlos Drummond de Andrade. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013, 11:45. Fonte do texto: Disponível em: Acessado em 11 janeiro.2013, 14:33.

29 Atividade 20: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Resposta incorreta - espacial. Não tem relação com espaço. Resposta correta - histórico. Possui relação com o tempo passado. Resposta incorreta - profissional. Não se relaciona ao profissional. Resposta incorreta - individual. Não é um assunto individual.

30 Atividade 21: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Os amigos F.V.S., 17 anos, M.J.S., 18 anos, e J.S., 20 anos, moradores de Bom Jesus, cidade paraibana na divisa com o Ceará, trabalham o dia inteiro nas roças de milho e feijão. “Não ganhamos salário, é ‘de meia’. Metade da produção fica para o dono da terra e metade para a gente.” (Folha de São Paulo, 1° jun. 2002) 2) Os jovens conversam com o repórter sobre sua relação de trabalho. Utilizam a expressão “é de meia” e, logo em seguida, explicam o que isso significa. Ao dar a explicação, eles a) alteram o sentido da expressão. b) consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar. c) dificultam a comunicação com o repórter. d) desrespeitam a formação profissional do repórter.

31 Atividade 21: Educoquiz 3 – O que mais você aprendeu?
a) Resposta incorreta - alteram o sentido da expressão. b) Resposta correta - consideram que o repórter talvez não conheça aquele modo de falar. c) Resposta incorreta - dificultam a comunicação com o repórter. d) Resposta incorreta - desrespeitam a formação profissional do repórter.

32 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Clique na figura e leia a letra da música “O Calhambeque”, de Roberto Carlos : 3) As expressões lambreta e carango constituem um recurso usado pelo autor para explorar a mudança da língua no seu aspecto histórico e poderiam ser substituídas nos dias de hoje por Cavalo e carroça. Magrela e calango. Lambuza e carrão. Magrela e carrão. Fonte: Auto Posto Fonte do texto: Disponível em: Acessado em 11 janeiro.2013. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 janeiro

33 Atividade 22: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Resposta incorreta - Cavalo e carroça. A expressão “lambreta” representava uma espécie de moto e a “carango” representava uma gíria para “carrão”. Resposta incorreta - Magrela e calango. A expressão “calango” representa uma espécie de lagarto do nordeste. Resposta incorreta - Lambuza e carrão. A expressão “lambuza” significa espalhar. Resposta correta - Magrela e carrão. A expressão “lambreta” representava uma espécie de moto e a expressão “carango” era uma gíria para “carrão”.

34 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Clique na figura e leia a letra da música “Parei na Contramão” de Roberto Carlos: 4) As expressões broto e xadrez constituem um recurso usado pelo autor para explorar a mudança da língua no seu aspecto histórico e qual seria o significado delas na gíria antiga Gatinha e Cadeia. Planta germinado e Cadeia. Gatinha e Jogo de Tabuleiro. Planta germinado e Jogo de Tabuleiro. Fonte:Artes e Artes Fonte do texto: Disponível em: Acessado em 11 janeiro.2013. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em 22 janeiro

35 Atividade 23: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Resposta correta, pois as gírias Broto e Xadrez são respectivamente equivalentes a gatinha e cadeia. Resposta incorreta, pois as gírias Broto e Xadrez são respectivamente equivalentes a gatinha e cadeia e não a Planta germinado e Cadeia. Resposta incorreta, pois as gírias Broto e Xadrez são respectivamente equivalentes a gatinha e cadeia e não a Gatinha e Jogo de Tabuleiro. Resposta incorreta, pois as gírias Broto e Xadrez são respectivamente equivalentes a gatinha e cadeia e não a Planta germinado e Jogo de Tabuleiro.

36 Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Clique na figura e leia o texto “Retardatário”, de Luís Fernando Veríssimo. 5) As expressões usadas no texto constituem um recurso usado pelo autor para explorar a mudança da língua no seu aspecto espacial. histórico. profissional. individual. Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013. Fonte do texto: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013.

37 Atividade 24: Educoquiz 3 - O que mais você aprendeu?
Resposta incorreta - espacial. Não tem relação com espaço. Resposta correta - histórico. A língua varia no tempo, influenciada e influenciando os costumes, as relações sociais. Resposta incorreta - profissional. Não se relaciona ao profissional. Resposta incorreta - individual. Não é um assunto individual.

38 Antigamente (fragmento)
Atividade 25: Você está sendo desafiado Analisemos, pois, o fragmento exposto: Antigamente (fragmento) “Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio." Carlos Drummond de Andrade Comparando-o à modernidade, percebemos um vocabulário antiquado. Fonte: edicoessm Fonte do texto: Disponível em:. Acessado em: 10 janeiro 2013, 11:45. Suponha que você tivesse colaborando na produção de um artigo sobre como as palavras antigas perderam espaço nos dias atuais. Reescreva o fragmento acima, mudando o significado da palavras antigas para o contexto atual.

39 Atividade 26: Construindo um resumo
Agora que você aprendeu sobre Antigamente, era assim que se falava... Escreva até 10 pontos principais estudados aqui. Para isso, utilize o seu caderno! Fonte da imagem: Disponível em: . Acessado em: 10 janeiro 2013, 11:45. Fonte: Can Stock Photo

40 Atividade 27: Educossíntese
Veja se você citou, em seu resumo, ao menos 5 dos 10 pontos apresentados abaixo. Se existirem alguns pontos diferentes, discuta com os seus colegas e verifique, também, as anotações deles. Existem marcas linguísticas que demonstram variações linguísticas que ocorreram através do tempo; Localizamos a variação histórica na música; Reconhecemos a variação histórica no fazer literário; As diferentes gerações apresentam diferenças na linguagem; A língua é dinâmica e está sempre em mudanças; A variação linguística histórica é percebida a partir de marcas léxico-semânticas, fonético-fonológicas e morfossintáticas; Identificamos o arcaísmo gírio; Identificamos que hoje não falamos como falávamos antigamente; Observamos textos com características de variação linguística de tempo; Identificamos que as línguas variam, e o português segue a regra.

41 Atividade 28: Na próxima aula...
Na próxima aula, você aprenderá sobre “Confissões de adolescente”: do diário ao blog compreendendo as marcas linguísticas presentes no gênero textual página de diário, relacionando-as também à forma virtual em que este gênero se apresenta atualmente, o blog, percebendo as condições de produção do texto, seu tom confessional e as esferas sociais em que circula Fonte da imagem: Disponível em: Acessado em: 10 janeiro 2013. Fonte: Sobratema Até a próxima aula!


Carregar ppt "AULA DIGITAL E PLANO DE AULA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google