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Sistemas Operacionais Multimídia. Sistemas de Arquivos Multimídia Duas abordagens para tratar mídias contínuas em sistemas de arquivos: –1a.: organização.

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1 Sistemas Operacionais Multimídia

2 Sistemas de Arquivos Multimídia Duas abordagens para tratar mídias contínuas em sistemas de arquivos: –1a.: organização dos arquivos em disco com em sistemas convencionais suporte de tempo-real através de algoritmos de escalonamento de disco especial buffer suficiente para evitar jitter –2a.: organização de arquivos de áudio e vídeo em disco é otimizado

3 Dispositivos de Armazenamento O sub-sistema de armazenamento é um dos componentes mais importantes de qualquer sistema de informação Em geral, o armazenamento é feito em discos, que são caracterizados de 2 formas: –Como a informação é armazenada: re-writable, write-once, read-only (CD-ROM) –Método de gravação: principais diferenças tempo de acesso (disco magnético ~10ms, CD ~200ms) capacidade de trilha (magnético: densidade variável; CD: mesma densidade em todas as trilhas do disco)

4 Estrutura de Arquivo Em sistemas de arquivos convencionais, o principal objetivo da organização de arquivo é fazer uso eficiente da capacidade de armazenamento Em sistemas multimídia, o principal objetivo é recuperar dados de forma constante e baseada em tempo

5 Estrutura de Arquivo (cont.) Para atingir os objetivos de sistemas de arquivos multimídia deve-se –ter buffer suficiente para cada stream de dados os buffers devem ser grandes o suficiente para amenizar o jitter, mas.... –grande atraso inicial –aplicar algoritmos de escalonamento de disco, otimizados para armazenamento e recuperação de dados em tempo-real

6 Localização de arquivos em disco O tamanho grande dos arquivos de mídias contínuas e a recuperação normalmente sequancial (por causa da natureza das operações mais comuns sobre mídias contínuas - play, pause, fast forward, etc.) è são razões para otimização do layout de discos –mídia contínua deve ser armazenada em em grandes blocos de dados contíguos no disco –arquivos que são prováveis de serem recuperados juntos devem ser agrupados juntos no disco –este layout de disco reduz os requisitos de buffer e os tempos de busca

7 Tratamento de mídias contínuas (cont.) Para servir aos requisitos de continuidade, leitura antecipada e buffering de um determinado número de blocos devem existir

8 Algoritmos de escalonamento de discos Sistemas sem layout de disco otimizado para o tratamento de mídias contínuas dependem muito mais de algoritmos de escalonamento de discos eficientes e confiáveis No caso de armazenamento contíguo, o escalonamento só é necessário para tratar de streams múltiplos e concorrentes

9 Escalonamento de discos (cont.) Principal objetivo em sistemas multimídia: atender os deadlines de tarefas de tempo- crítico Também importante: manter os requisitos de espaço em buffer baixos Além de servir a streams concorrentes, pedidos aperiódicos devem ser escalonados sem grandes atrasos/prejuízos

10 Algoritmo: SCAN-Earliest Deadline First A otimização de busca do algoritmo SCAN combinada com as garantias de tempo-real do algoritmo EDF EDF: o pedido com o deadline mais próximo é servido primeiro Entre pedidos com o mesmo deadline, o primeiro de acordo com a direção do scan é servido primeiro

11 Algoritmo: Estratégia Mista Objetivos: –Maximizar a eficiência da transferência minimizando o tempo de busca e latência (algoritmo shortest seek - o processo com o bloco de dados mais próximo é servido primeiro) –Atender requisitos de processos com espaço de buffer limitado (algoritmo balanced strategy - escolhe o processo com a menor quantidade de dados em buffer porque isto pode significar que o processo está acabando os seus dados)

12 Para quaisquer estratégias de escalonamento de disco, a eficiência depende do design de todo o sistema de arquivos, do layout de disco, do grau de tolerância de dealines e da aplicação

13 Estruturação de Dados Multimídia Strand: sequência imutável de frames de vídeo ou amostras de áudio, ou ambos, gravados continuamente Strands que juntos formam um entidade lógica de informação (ex.: vídeo e áudio de um filme) são ligados por sincronização para formar um rope multimídia

14 Estruturação (cont.) Para cada media strand em um rope, o strand ID, a taxa de gravação e a granularidade de armazenamento são armazenados Operações de edição em ropes apenas manipulam ponteiros para strands Strands não referenciados por qualquer rope podem ser deletados

15 Operações de Manipulação de Ropes RECORD [media] [requestID, mmRopeID] PLAY [mmRopeID, interval, media] requestID STOP [requestID] INSERT [baseRope, position, media, withRope, withInterval] REPLACE [baseRope, media, baseInterval, withRope, withInterval] SUBSTRING [baseRope, media, interval] CONCATENATE [mmRopeID1, mmRopeID2] DELETE [baseRope, media, interval]

16 Sistema de Armazenamento Duas camadas: –Rope server: comunica-se com as aplicações, permite a manipulação de ropes e se comunica com o storage manager (camada de baixo) para gravar e tocar multimedia strands provê a abstração rope para a aplicação –Storage manager: responsável pela manipulação de strands em disco para assegurar gravação e playback contínuos

17 Operações de Manipulação de Strands PlayStrandSequence RecordStrand StopStrand: termina um PlayStrandSequence ou RecordStrand DeleteStrand

18 Outras considerações de sistemas operacionais Comunicação entre processos e sincronização Gerência de memória Gerência de dispositivo

19 Gerência de Memória Paginação: dados usados menos frequentemente são trocados (swapped) entre as memórias principal e secundária Não se deve retirar dados de mídias contínuas da memória principal - page faults afetam o desempenho de aplicações multimídia (tempo-real) seriamente

20 Gerência de Memória (cont.) A alternativa: a real implementação se dá em dispositivos externos e hardware dedicado A gerência de memória, neste caso, tem apenas uma função de switching para controlar um componente externo

21 Gerência de Dispositivo O gerenciamento de dispositivo permite integrar todos os componentes de hardware O dispositivo físico é representado por um device driver (abstração - as caracterísiticas físicas do dispositivo são escondidas)

22 Gerência de Dispositivo (cont.) Ex: –para mudar a posição de uma câmera, a aplicação especifica coordenadas a direção pode ser para esquerda, para direita, para cima, para baixo pode haver diferentes velocidades –é tarefa do driver da câmera realizar o mapeamento de coordenadas para o posicionamento


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