A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8
Psicologia e Saúde Pública Profa. Lédice L. Oliveira

2 Bibliografia Ucker P, Campio CM, Lúcia MM, Nunes T. Psicologia da Saúde e Psicologia Positiva: Perspectivas e Desafios. Psicologia Ciência e Profissão, 2007, 27(4),

3 Psicologia da Saúde Visa a prevenção
Visa o tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades Contribui para a análise e a melhora do sistema dos serviços de saúde e para a elaboração de uma política sanítária

4 Psicologia da Saúde É interdisciplinar, com a finalidade de realizar estudos relacionados à promoção, prevenção e tratamento da saúde do indivíduo e da população p/a melhoria da qualidade de vida (atenção primária, secundária e terciária); Objetiva: Compreender e avaliar a interação existente entre o estado de bem-estar físico e os diferentes fatores biológicos, psicológicos e sociais; Buscar entender como as teorias e os métodos de pesquisa podem ser aplicados p/ potencializar a promoção da saúde e o tratamento de doenças.

5 Psicologia Positiva Espiritualidade otimismo criatividade Bem-estar
Imagem corporal Qualidade de vida

6 A Psicologia Positiva transcende o sistema de saúde vigente!!
Propõe estimular o desenvolvimento das forças positivas inerentes à pessoa e sugere o investimento em intervenções nesse enfoque.

7 No contexto das práticas de saúde, a influência de aspectos religiosos na cura e tratamento de doenças tem sido foco de pesquisas, como forma de enfrentamento destacada para lidar com situações de adversidade, como a situação de enfermidade. É importante a escuta dos aspectos religiosos bem como dos demais aspectos do desenvolvimento humano no contexto do atendimento psicológico.

8 A análise estatística revela que existe uma correlação altamente significativa entre espiritualidade e saúde geral, o que demonstra que essa variável pode contribuir para a promoção de saúde e a prevenção de doença.

9 Estresse x Enfrentamento
Coping: Refere-se a adaptação psicossocial do ser humano diante da adversidade, influenciada pelas exigências situacionais, limitações, recursos disponíveis e fatores pessoais relacionados ao significado que a pessoa atribui ao contexto. As crenças espirituais e religiosas (coping religioso) podem auxiliar na descoberta de significado na experiência da doença e no manejo do estresse: Conforto das emoções e dos sentimentos; Força, controle; Suporte emocional e senso de perseverança; Encontro de significado e aceitação da doença; Redução da culpa.

10 Estresse x Enfrentamento
Resiliência: Capacidade individual para se recuperar psicologicamente frente às adversidades, tendo como características a flexibilidade e a versatilidade, e advém do significado que a pessoa atribui aos eventos da vida, da capacidade afetiva, e, ainda, da presença de projeto de vida, e tem enfoque positivo no desenvolvimento Então a resiliência se relaciona à espiritualidade a medida q. também contribui p/ o aprendizado e o crescimento por meio da adversidade!! A Psicologia Positiva enfatiza q. a religiosidade/espiritualidade são um dos aspectos formadores da resiliência e contribuem p/ melhoria da Q.V. por que enfatizam os aspectos (+) do desenvolvimento humano.

11 Na prática ... Torna-se fundamental o entendimento dos aspectos individuais e ambientais, capacidade de resiliência do indivíduo, sua rede de apoio social, enfatizando os aspectos sadios do desenvolvimento humano (emoções positivas), objetivando ressignificar a doença frente à situação de adversidade.


Carregar ppt "PSICOLOGIA DA SAÚDE E PSICOLOGIA POSITIVA Semana 8"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google